30 julho 2014

'The Economist' coloca Tocantins como um dos piores Estados para investimentos estrangeiros

Fonte: AF Notícias - Da Redação - 28/07/14 20h59
Divulgação
'The Economist' coloca Tocantins como um dos piores Estados para investimentos estrangeiro
'The Economist' coloca Tocantins como um dos piores Estados para investimentos estrangeiro
Revista Época desta semana divulgou os indicadores de pesquisa econômica da revista britânica The Economist. Pelo estudo, no quesito competitividade, o Tocantins é o 24º (dentre as 27 unidades da federação). Só ganha do Piauí, Maranhão e Amapá. No quesito ambiente econômico, onde se utiliza como critério crescimento do mercado, renda per capita e desigualdades, o Estado ocupa a 26ª pior posição em todo o país. A senadora Kátia Abreu (PMDB) lamentou o resultado.

O mesmo desempenho é registrado pela pesquisa do The Economist com relação à política para investimentos estrangeiros e incentivos fiscais onde o Tocantins se coloca na última posição. Ou seja, dentre os 27 Estados, está como o de pior colocação. O mesmo se dá quando a questão é a infraestrutura (qualidade da malha viária e de rede de telecomunicações) onde, conforme o estudo, o Tocantins está entre os sete piores do país, só ganha de Amapá e Maranhão.

“O Tocantins está sendo prejudicado, está deixando de receber investimentos por falta de uma política de governo, compromissada com o desenvolvimento da região”, disse nesta segunda a Senadora para quem o maior responsável é justamente o governo, cuja obrigação é oferecer infraestrutura e condições para que os empresários façam investimentos que geram empregos e movimentam a economia. Como o governo tem aplicado menos de 10% do orçamento em investimentos - diz a Senadora - a economia regional está estagnada, causando desempregos e, agora, se vê porque também os investidores estrangeiros da iniciativa privada não procuram o mercado tocantinense para desenvolver seus negócios, gerar riquezas e empregos. "É uma situação lamentável e não se vê qualquer iniciativa da administração pública para modificá-la",ressaltou a Senadora.

Segundo a parlamentar, os  pífios indicadores do Estado são uma clara demonstração de que não existe um projeto de desenvolvimento sustentado. “O governo deixou de se preocupar em levar desenvolvimento para dedicar-se a questões  menores distantes do interesse público”, salientou Kátia Abreu, segundo a qual a economia do Tocantins tem se mantido apenas com o esforço dos empresários, produtores e da população. “Temos uma boa logística, ferrovia Norte Sul, BR-153 e em breve a hidrovia do Tocantins, só falta mesmo visão política pública para transformar esse Estado de tanto potencial”, diz Kátia Abreu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.