01 julho 2015

5 maneiras de deixar a insônia bem longe

Em 01/07/2015 - De Reads Digest (Reprodução)
 
Por Raïtsa Leal
 
 
Todos sabemos que uma noite mal dormida – ou não dormida! – prejudica e muito nosso rendimento e o funcionamento do corpo no dia seguinte. O que muita gente não sabe, no entanto, é que a dificuldade para adormecer aumenta o risco de depressão, torna a pessoa mais sensível a dor, prejudica a concentração e a memória e aumenta o risco de acidentes de trânsito. Estudos indicam que a insônia pode ser um dos fatores responsáveis pela atual epidemia de obesidade, uma vez que desregula os hormônios que controlam o apetite e o metabolismo.

Para evitar esses transtornos, que tal tomar algumas providências?

Tenha hora certa para ir para cama. Deitar sempre no mesmo horário todas as noites e colocar o despertador para o mesmo horário pela manhã treina nosso metabolismo para adormecer na hora certa.

Crie o ambiente perfeito para dormir. Arrume a bagunça do seu quarto e leve as contas para a sala – quem consegue relaxar com as contas do mês na cabeceira? Mantenha o ambiente fresco e, se puder, invista em cores que propiciem o relaxamento.

Ouça música. Música tranquila é ótima para nos levar para os braços de Morfeu. Um estudo japonês concluiu que a qualidade do sono melhora em 45% em pessoas que ouvem música suave antes de dormir. Se achar que música pode distraí-lo, opte pelo ruído branco, como o som do ventilador ou o chiado de uma rádio com estática.

Exercite-se. A maioria dos pesquisadores acredita que o exercício reduz a insônia, em parte porque eleva a temperatura do corpo e também porque ajuda a diminuir os hormônios do estresse. Se você se exercita no fim da tarde, sua temperature cairá por volta da hora de dormir e isso costuma provocar o sono.

Limite o tempo na cama. Quanto mais tempo passado na cama tentando dormir, maior a probabilidade de não conseguir. Se você não dormir depois de 15 minutos deitado, vá para outro cômodo e faça algo tranquilo como ler ou bordar. Só volte para cama quando sentir sono suficiente.

Se nada disso funcionar, converse com um terapeuta sobre a terapia cognitivo-comportamental (TCC), que ajuda a aliviar a insônia, ensinando técnicas para superá-la e vencer a angústia que ela causa. Pode-se reduzir em 50% o risco de insônia com a prática de técnicas de relaxamento progressivo ao deitar.

Bons sonhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.