18 fevereiro 2015

Católicos maranhenses se preparam para quaresma

As orientações passadas para os fies neste período em especial é a da esmola, oração e jejum

Em: 18/02/2015 19:28 Atualização: 18/02/2015 19:45 - De O Imparcial (Reprodução)

Lidya Lima
A quaresma é o período de 40 dias de preparação para maior festa da igreja católica, que é a Páscoa, uma celebração onde os fies acreditam que seja a renovação cristã. Alguns devotos creem que seja um período de penitencia, através do jejum e da abstinência, além de ser uma época para reconciliação e orações.

Maria da Conceição França tem 68 anos, católica, moradora do bairro Anjo da Guarda segue as tradições desde a infância, sobre tudo da quaresma. Segundo ela, período que prepara para celebrar a ressurreição de Cristo. 

“Eu fui criada dentro da igreja católica e meus filhos também. Seguimos a tradição cristã, principalmente a quaresma e a Páscoa. Tentamos reviver os momentos difíceis vividos por Jesus” diz Maria da Conceição. 

Assim como ela, outros devotos tentam seguir os rituais que precedem um dos maiores eventos cristãos: a Páscoa.

O padre Crisantônio Silva da Paróquia Nª Senhora da Penha localizado no bairro Anjo da Guarda disse que a quaresma é o momento ideal para se ter uma intimidade com Deus. “ A quaresma é um momento de recolhimento, de reflexão e purificação antes da páscoa. Este é um momento de profunda oração e avaliar a vida” falou o padre.

As orientações passadas para os fies neste período em especial é a da esmola, oração e jejum. Como a quaresma é o período de penitencia a cor roxa é a utilizada nos 40 dias e no período do natal, também usa-se a cor rosa para o 4º domingo da quaresma . As flores são retiradas da igreja, por elas representarem a alegria e este é o momento de vivenciar a dor de Jesus. Os católicos tem o costume de não comer carne vermelha na quarta-feira de cinza e na sexta-feira santa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.