18 outubro 2014

Imperatriz tem chuva de granizo nesta sexta-feira

TEMPO

ALAN MILHOMEM / IMIRANTE IMPERATRIZ - 17/10/2014 às 18h50

O fenômeno foi percebido na região do grande Bacuri, onde a chuva foi mais forte.

Divulgação / Fernando Costa
IMPERATRIZ – Na tarde desta sexta-feira (17), durante uma chuva rápida em Imperatriz, para a surpresa de muitos moradores foi registrada queda de granizo na cidade. O internauta Fernando Costa filmou, com o celular, o momento da chuva de granizo no Parque Anhanguera. O fenômeno foi percebido na região do grande Bacuri, onde a chuva foi mais forte.
Segundo o geógrafo e professor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) José Deoclides, a queda de granizo acontece quando há alternâncias de temperaturas. O vapor que sobre para formar a chuva, passa por uma região na alta atmosfera com temperatura abaixo de 0 ºC e condensa, formando o granizo.
“O granizo se forma em grandes nuvens de tempestade, particularmente naquelas com correntes intensas, com muita água em estado líquido e onde tem uma camada de ar com temperatura abaixo de 0°C. O granizo começa como gotas de água e com a temperatura abaixo de zero, a água se condensa”, disse o geógrafo.
Ainda segundo o professor, geralmente as chuvas de granizo são acompanhadas com ventos fortes, o que pode causar prejuízos para a população como quebra de telhados. Em áreas de plantações também podem ocasionar grandes prejuízos. Na cidade não houve registros de danos em residêncidas.
“Nas regiões Norte e Nordeste essas chuvas não são tão comuns porque não tem essa alternância de temperaturas, geralmente, durante todo o ano as temperaturas são as mesmas. Além disso, as massas de ar do polo Sul chegam aqui sem forças. No Sul e Sudeste esse fenômeno é mais comum porque tem muita alternância de temperatura”, destaca José Deoclides.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.