02 fevereiro 2015

DEPUTADO OSIRES DAMASO É REELEITO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA COM 14 VOTOS

01/02/2015 09h23 - De Portal Benício / Da Redação

Com 14 dos 24 votos dos deputados estaduais a seu favor, Osires Damaso é reconduzido à presidência da Assembleia para o biênio 2015/2016. Ely Borges obteve apenas 10 votos.

O deputado Wilmar do Detran já havia adiantado que o número de votos que seriam direcionados à oposição poderia ser mais do que 13. Ou seja, o grupo tinha um deputado infiltrado na situação.

Durante todo o mês de janeiro o clima foi tenso durante as negociações para eleição da Mesa Diretora. O governo tentou interferir para eleger seu candidato, Ely Borges, que foi escolhido por critério de tempo de casa, caso houvesse um empate.

Entre os que votaram em Osires Damaso, estão deputados que foram eleitos com Marcelo Miranda. É o caso de Elenil da Penha que pertence ao PMDB,

Apesar de afirmar que não participava das negociações para composição do grupo, Eduardo Siqueira Campos deixava transparecer que era o mentor das negociações. O clima entre os deputados de oposição era tranquilo enquanto os deputados de situação demonstravam preocupação.

Cada chapa contém 7 candidatos. Os cargos são: 

Presidente

Primeiro vice-presidente

Segundo vice-presidente

Primeiro, segundo, terceiro e quarto secretários

O governador Marcelo Miranda (PMDB), esteve na Assembleia durante a sessão de posse e foi embora logo após a sessão. 

ACOMPANHE TUDO O QUE ACONTECEU NESTE DOMINGO DURANTE A POSSE DOS DEPUTADOS


Votação continua em ritmo lento. Deputados são chamados em ordem alfabética

No seu primeiro dia como deputado Nilton Franco (PMDB) assume presidência da Assembleia enquanto Osires Damaso faz uso da palavra.

A votação é iniciada com a deputada Amália Santana.


Ely Borges pede tempo de cinco minutos para fazer uso da palavra. O deputado aproveita para pedir voto para presidente. O grupo governista decidiu indicá-lo à presidente na noite deste sábado.

Ely explica que foi procurado por por um grupo de deputado para ser o candidato. Cita o valor do juramento e pela forma como as pessoas (deputados) fazem esse juramento.

Para assegurar os votos, o grupo de oposição colocou 4 deputados de primeiro mandato na chapa que tem Osires Damaso como presidente. São eles: Mauro Carlesse, Elenil da Penha, Junior Evangelista,e Olynto Neto

Nilton Franco faz a leitura das chapas que foram registradas e confirma Osires Damaso como candidato da oposição e Eli Borges como candidato do grupo governista.

O clima é de apreensão entre os deputados. O que vai acontecer daqui pra frente é uma icógnita.

Deputado Vilmar do Detran disse à nossa reportagem que o grupo oposicionista continua fechado e que ninguém vai abrir para votar no candidato do governo, Ely Borges (PROS). Ele acredita, inclusive, que Damaso poderá obter mais de 13 votos.

Sessão é reiniciada com a presença dos 24 deputados. Nilton Franco e Cleyton Cardoso assumem as primeiras e segunda secretarias respectivamente,

Confirmado registro de duas chapas até o momento. Os candidatos a presidentes são Osires Damaso (DEM) da Oposição e Ely Borges (PROS) da chapa governista.

Existe a expectativa de que pode haver a inscrição de uma terceira chapa, o que seria uma novidade nas articulações da eleição.

Deputado Nilton Franco com a família após diplomação

Os deputados aproveitam o tempo de 30 minutos entre a sessão de posse e a sessão que vai eleger a nova Mesa diretora da Câmara, para fazerem as últimas conversações e tentarem angariar votos.

Por enquanto a oposição garante que tem 13 votos contra 11 favoráveis ao governo. Por outro lado, os governistas acreditam que podem reverter a situação com um voto surpresa nestes últimos instantes. 


A segurança foi reforçada para garantir uma eleição tranquila. O clima por enquanto é tranquilo. Governistas têm dificuldades de conversar com deputados do grupo oposicionista.

Após o discurso de Ricardo Ayres (PSB), o deputado e presidente da Mesa, Osires Damaso faz agradecimentos e saúda os eleitos além das autoridades e familiares. Disse que faz de tudo para que até os adversários o respeite.

Em seguida comunica que ao final desta sessão abre espaço para o registro das chapas que vão concorrer cargos na Mesa Diretora. A sessão é encerrada e retorna dentro de 30 minutos, para eleição da Mesa.


Deputado Ricardo Ayres foi o escolhido para falar em nome de todos os deputados empossados na manhã desde domingo. Ele disse ter ficado orgulhoso pela representação. "Somos simples representantes do povo. Sempre devemos governar para o povo e pelo povo".

Termina o juramento dos 24 deputados que agora têm suas posses confirmadas pelo presidente Osires Damaso. A partir de agora a presidência da Mesa abrirá espaço para o registos das candidaturas à Mesa Diretora.

Não foi confirmado se haverá pronunciamento dos deputados. O deputado Valdemar Junior faz a leitura da Ata de Posse dos deputados.

O ex-prefeito de Pium e agora deputado estadual, Nilton Franco (PMDB) fez seu juramento de posse prometendo honrar os mais de 12 mil votos que obteve na eleição do dia 5 de outubro de 2014. O deputado também agredeceu a Deus e à sua família pela oportunidade. Nilton foi um dos mais aplaudidos até o momento.

Eduardo Siqueira faz seu juramento em nome de seu pai Siqueira Campos, sua mãe Aureny,e toda família.

"Quem se lembra do que nós prometemos?" ironiza o deputado José Bonifácio ao criticar os juramentos que são oferecidos a Deus, familiares e amigos. 

A postura do deputado ocorre em críticas ao clima que tomou conta do Estado nos últimos dias devido à postura de alguns deputados.

"Voto secreto dá oportunidade de trairagem" disse agora à pouco o deputado estadual José Bonifácio ao ser perguntado sobre a possibilidade do governo vencer a eleição da mesa.

Deputados continuam sendo chamados nominalmente.

Mesa Diretora faz chamada nominal para oficializar tomada de posse de cada deputado. Como resposta eles dizem: "Assim o prometo"


Governador Marcelo Miranda compõe a mesa de honra juntamente com a vice-governadora Claudia Lelis.


Deputado Ely Borges é o candidato do governo pelo critério de tempo de casa. Caso haja empate, o candidato com maior número de mandato assuma a presidência.

No entanto ele não confirmou que o governo tem maioria. Tudo vai depender da votação. Por enquanto os rumores dão conta que a oposição tem 13 votos.


O grupo de oposição liderado pelo deputado Eduardo Siqueira e Osires Damaso chegou ao plenário juntos como seus líderes haviam prometido. Últimas conversas de pé de orelha ainda acontece. O prefeito de Palmas, Carlos Amastha é um dos principais interlocutores governistas. Chegou a causar tumulto próximo à mesa diretora.

A sessão está atrasada cerca de 30 minutos. O plenário já está cheio de familiares dos deputados e autoridades.

Secretário Paulo Sidney disse que está esperançoso com o resultado da eleição


Após três dias refugiado com seu grupo, Osires Damaso (DEM) reaparece em plenário. A sessão ainda não iniciou e os dois grupos ainda estão reunidos. Deputado Toin Andrade e Zé Roberto (PT) também chegaram ao plenário


Prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PP) que acaba de chagar ao plenário disse à nossa reportagem que está confiante, mas que reconhece a dificuldade do governo exatamento porque ninguém ligado ao Palácio Araguaia conseguiu ter acesso aos deputados refugiados. Entenda como do grupo de Osires Damaso.

Alguns deputados já chegaram ao plenário da Câmara. A maioria dos presentes até o momento é famílias dos deputados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.