02 novembro 2014

UFMA realiza curso do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio em Imperatriz-MA

31 de outubro de 2014 - De: Folha do Bico
pacto do ensino médio no CCSST 5
Na quarta-feira, 29, iniciaram-se as atividades referentes ao Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Em Imperatriz, o evento é sediado na Unidade Regional de Educação (URE) e tem como objetivo promover a formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos da rede de ensino médio público.  A programação vai até esta sexta-feira, 31, e conta com debates referentes ao sistema educacional e com propostas para uma nova abordagem do ensino médio na sala de aula.
O pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio é uma ação do governo federal em parceria com as secretarias estaduais de todo o Brasil. No Maranhão, a UFMA é a responsável pela coordenação do processo de formação, juntamente com a Secretaria Estadual de Educação. Na URE de Imperatriz as formadoras regionais do Ministério da Educação (MEC), Aurenir Terto e Leila Lopes Pereira, são as responsáveis pela capacitação de 55 orientadores de estudo.
A URE de Imperatriz é integrada por 14 municípios da região. Os representantes das escolas, participam de forma voluntária do processo de capacitação educacional. “O professor não é obrigado a participar desta formação. Mas temos um número bem expressivo nessa regional, mais de 1.300 professores aderiram ao pacto regional de Imperatriz e isso nos deixa muito feliz”, enfatiza Leila.
A formação destes docentes tem um prazo de dez meses divididos em duas etapas, conforme esclarece Aurenir. “A primeira parte tem um âmbito pedagógico maior, para que nós possamos entender todo o processo histórico e qual é o redesenho curricular que o estado está propondo. E a segunda etapa é por áreas de conhecimento, sendo cinco meses cada”, explicou.
O auxiliar técnico pedagógico da escola estadual Delahe Fiquene, no bairro Vila Lobão, Sebastião Lopes do Santos, ressalta a importância deste estudo. “Esses três dias que a gente vai passar aqui vão ser de grande valia para nós que estamos querendo mudar esta prática, o ensino médio está muito fora do contexto dos jovens de hoje”, afirma.
A capacitação é realizada no estado do Maranhão por 27 formadores regionais, responsáveis pela formação de mais de 700 professores que posteriormente capacitarão 14 mil profissionais da rede estadual de ensino.
A expectativa maior do pacto, segundo Aurenir, é que além desta valorização da formação continuada de docentes, o pacto sinaliza as diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio. “Trazer um redesenho curricular dentro das escolas com uma perspectiva da formação humana integral, que tem o trabalho como princípio educativo, e a pesquisa como princípio pedagógico, é um dos pilares deste estudo”, reitera a formadora. (ASCOM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.