Seduc fala em adesão de 35% à greve da Educação; Sintet garante que 80% das escolas pararam
Do PortalCT
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou nota no início da noite em que afirma que apenas 35% escolas paralisaram as atividades nesta segunda-feira, 8. Conforme a Seduc, a negociação com os servidores do setor está ocorrendo em conjunto com os demais segmentos do funcionalismo. A educação iniciou a greve na sexta-feira, 5.
Quanto às aulas perdidas a Seduc afirma na nota que serão repostas conforme calendário a ser elaborado por cada escola.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet), José Roque Santiago, garantiu ao CT, contudo, que 80% das escolas pararam as atividades nesta segunda. “'É mentira deles”, reagiu o sindicalista sobre a informação da Seduc de que apenas 35% das unidades paralisaram. “Temos dificuldades na região de Gurupi, mas até amanhã [terça-feira, 9] vamos parar 100%, o Bico [do Papagaio] está todo parado e Porto [Nacional] também está parado”, pontuou Santiago.
A pauta de reivindicação da categoria é extensa, sendo todos os pontos elencados prioridades para a classe. As reivindicações comportam: a concessão integral do índice de 8,34% da data-base na folha de maio; pagamento imediato das progressões de 2013, 2014 e a implantação das solicitadas em 2015; equiparação salarial do professor normalista (Prono) com o de educação básica (Proeb); reajuste de 13,01% com base no valor do aluno por ano, eleição de diretores de escola de forma direta; enquadramento do administrativo no Plano de Cargos e Carreiras e Remunerações (PCCR); além regularizar carga horária de pedagogos, comprometida com a municipalização das séries iniciais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.