27 junho 2015

PM já realizou formatura do PROERD em 04 cidades do Bico

Em 25/06/2015 - 11h44m - de Bico 24h (Reprodução)

Redação




Com um número expressivo de 272.657 crianças e 2.961 pais atendidos até o ano de 2014, ao longo de treze anos de atuação no Tocantins, o PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência tem se tornado uma das principais ferramentas implantadas pela Polícia Militar do Tocantins, com o objetivo de prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência no estado. Já no ano de 2015, até o final do primeiro semestre mais 18.600 crianças terão recebido seu certificado de participação no programa.

O PROERD tem por referência, o projeto D. A. R. E. (Drug Abuse Resistance Education) criado em 1983 nos Estados Unidos. Hoje é desenvolvido em 58 países e desde 2002 está em todos os Estados do Brasil. No Estado do Tocantins o PROERD surgiu no ano de 2002, como iniciativa da Polícia Militar na prevenção às drogas e ações que gerem violência.

O programa de caráter preventivo social é desenvolvido na rede de ensino público e privado em quatro Currículos, sendo eles para: Educação Infantil (Jardim I e II) e séries iniciais do Ensino Fundamental (1º, 2º, 3º e 4º ano); 5º Ano (4ª série); 7º Ano (6ª série) e o Currículo para Pais. O Currículo Base é o do 5º Ano, pois é uma fase de muita curiosidade e abertura para novos conhecimentos e na sua grande maioria as crianças ainda não tiveram contato com as drogas. Conta com 103 instrutores habilitados, preparados para desenvolverem o trabalho de prevenção nas escolas e na comunidade envolvendo pais, professores e alunos. Já atende 48 municípios no Tocantins, funcionando em praticamente todas as Unidades Operacionais da PM.

“O PROERD é aplicado através do esforço cooperativo entre Polícia Militar, Escola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula, que inserem nas crianças e adolescentes a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania, mediante decisões certas e saudáveis, as quais implicam, com bastante ênfase, a resistência ás pressões cotidianas ao uso de drogas e a violência”, esclarece o Coordenador Estadual do PROERD – major PM Antônio Carlos Ferreira.

As cidades de Araguatins, Agustinópolis, Tocantinópolis e Aguiarnópolis já realizaram formatura do Proerd neste semestre.

A próxima solenidade de formatura do programa acontece na segunda-feira, 29, na cidade de Palmeiras do Tocantins, com certificação de 100 crianças.

O Comandante Geral da Polícia Militar – coronel Glauber de Oliveira Santos destaca que o PROERD é um grande orgulho para a Polícia Militar e também para o Tocantins. “nesses treze anos de atuação do programa do Tocantins temos certeza que contribuímos para que muitas crianças e adolescentes ficassem longe das drogas e da violência gerada por esse mal, que assola todo o Brasil. A Polícia Militar cumpre seu papel preventivo e colabora para uma sociedade mais consciente do mal que o uso de drogas pode causar. Parabenizo a todos os policiais militares e colaboradores que cooperam para que o PROERD seja esse sucesso”, finaliza Coronel Glauber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.