POLÍTICA
Em 03/06/2015 08h58 - De Ecos do Tocantins (Reprodução)
Em 03/06/2015 08h58 - De Ecos do Tocantins (Reprodução)
Kátia Abreu novamente é manchete nacional em razão das terras de Campos Lindos - TO
O vice-líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Nilson Leitão (MT), afirmou ao site do Canal Rural que a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, precisa dar explicações à sociedade em razão do lucro milionário que teria tido coma venda de 1.268 hectares no projeto Campos Lindos (TO). “O que ocorreu no Estado do Tocantins foi um absurdo, uma reforma agrária às avessas. Eu mesmo pretendo questionar a ministra”, avisou o deputado federal.
Sobre a Defensoria Pública Agrária do Tocantins, que, segundo apurou o Canal Rural, vai entrar com uma ação contra o Estado brasileiro na Corte Interamericana de Direitos Humanos, o parlamentar disse que é uma mancha na imagem do Brasil que não será fácil recuperar.
Nilson Leitão: “O que ocorreu no Estado do Tocantins foi um absurdo, uma reforma agrária às avessas" A suposta distribuição irregular de terras, que ganhou a mídia nacional novamente no final de semana, foi repercutido pelo Canal Rural com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). O vice-presidente da entidade, Willson Clementino, disse que ficou envergonhado ao saber dos detalhes do esquema que desapropriou produtores e beneficiou políticos e pessoas ligadas ao então governador José Wilson Siqueira Campos (PSDB).
Clementino classificou de absurda não só a desapropriação da área de 105 mil hectares, onde havia cerca de 40 produtores rurais com o título da terra, mas também o envolvimento da ministra Kátia Abreu na história. “A forma como foi feita essa desapropriação na época fere princípios legais. Se a Justiça não ajudar, está claro que com a mão do Estado não se resolverão estes problemas”, apontou Clementino.
O advogado Lúcio França, especialista em Direitos Humanos e membro do grupo Tortura Nunca Mais, afirmou ao Canal Rural que o caso de Campos Lindos mostra claramente diversas violações aos direitos, principalmente dos pequenos produtores. Entre os direitos violados, estão o direito à justiça.
Pelas redes sociais, o Canal Rural disse em seu site ter recebido mais denúncias de proprietários prejudicados pelo Projeto Agrícola Campos Lindos. Pelo menos 40 posseiros foram expulsos das terras e aguardam por justiça, conforme o site especializado em agronegócios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.