Em 01/06/2015 - 19h52m - De Bico 24h (Reprodução)
Redação
Para qualificar profissionais com relação aos cuidados relativos à alimentação e nutrição, voltados à promoção e proteção da saúde, diagnóstico e tratamento da desnutrição, o Governo do Estado promove nesta terça-feira, 2, a partir das 8 horas, uma oficina sobre a Agenda para Intensificação da Atenção Nutricional à Desnutrição Infantil (Andi).
“Estamos apoiando os gestores e profissionais de Saúde dos municípios que aderiram à Andi para estruturação e qualificação da atenção nutricional às crianças com desnutrição”, explica o técnico da Área Estadual da Alimentação e Nutrição, Marcondes da Silva Santos.
Os profissionais terão conhecimento sobre vigilância alimentar e nutricional, suplementações com vitamina A e ferro, acompanhamento das condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família, investigação dos casos de desnutrição e atraso do desenvolvimento infantil, promoção da alimentação saudável, prevenção de carências de micronutrientes e planejamento municipal para implementação da Andi.
O evento acontece no auditório do DataSus, localizado no prédio do Ministério da Saúde, em frente ao Anexo I da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau)e será direcionado para os 06 municípios do Bico do Papagaio que compõem a agenda no Tocantins. Destes, dez possuem população indígena.
Participarão da oficina os municípios: Axixá do Tocantins, Esperantina, Luzinópolis, Praia Norte, Maurilândia e Tocantinópolis.
Sobre a agenda
A Agenda para Intensificação da Atenção Nutricional à Desnutrição Infantil foi instituída pelo Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, por meio da Portaria Nº 2.387, de 18 de outubro de 2012. O documento propõe a estruturação de ações de alimentação e nutrição para os municípios brasileiros com menos de 150 mil habitantes e com maior prevalência de desnutrição infantil.
A Agenda é um conjunto de ações articuladas a serem estabelecidas na Rede de Atenção à Saúde para garantir o adequado acompanhamento do crescimento e desenvolvimento na infância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.