30 junho 2015

Governo faz nova proposta a sindicato sobre Data-base

Em 30 de junho de 2015 - De Folha do Bico (Reprodução)

Resultado de imagem para Governo faz nova proposta a sindicato sobre Data-base

O governo do Estado propôs nesta terça-feira, 30, ao Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Sisepe) que o passivo gerado com o possível parcelamento da data-base seja pago em dez e não mais em 24 parcelas, como estava previsto na proposta inicial. Contudo, o governo não alterou a proposta que prevê parcelar o índice de 8,34% da revisão. O impasse levou a categoria a deflagrar greve no último dia 16. A paralisação das atividades continua em todo o Estado.

A proposta referente aos passivos surgiu em reunião realizada há pouco na Assembleia Legislativa com membros do sindicato, parlamentares, e os secretários estaduais Geferson Barros (Secad), Paulo Afonso Teixeira (Sefaz) e David Torres (Seplan).

O encontro ocorreu após a declaração do governador Marcelo Miranda (PMDB), dada na manhã de hoje, quando afirmou que autorizou sua equipe a renegociar o parcelamento dos passivos que seriam gerados com a possibilidade da data-base ser paga em uma parcela imediata e outra a partir de novembro. Porém, Marcelo Miranda frisou que o governo não pagará a revisão em parcela única, como querem os servidores do quadro geral.

Governador

Há pouco, em Gurupi, Marcelo Miranda voltou a falar do pagamento da data-base dos servidores após ser questionado pelo JTo. “Alguns destes sindicatos já aceitaram a proposta do governo. O que está faltando é a sensibilidade de alguns setores de entender que o Estado passa por um momento difícil”, disse o governador.

O governador também falou sobre a proposta do governo referente ao pagamento dos passivos e acrescentou: “Eu acredito que como os outros sindicatos já aceitaram, não temos mais o que falar. Está fechado neste sentido”.

Aneel aprova reajuste 5,88% nas tarifas de energia no TO

Em 30 de junho de 2015 - De Folha do Bico (Reprodução)
Resultado de imagem para Aneel aprova reajuste 5,88% nas tarifas de energia no TO

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 30, um reajuste médio de 5,88% nas tarifas da Energisa Tocantins. Para grandes consumidores, como indústrias, o aumento será de 6,52%, e para pequenos consumidores, como residenciais, a alta será de 5,64%. De acordo com o diretor-geral da agência, Romeu Rufino, o principal impacto do reajuste foi o pagamento da primeira parcela do empréstimo bilionário feito ao setor elétrico no ano passado.

As novas tarifas vigoram a partir de 4 de julho. A distribuidora atende 556 mil unidades consumidoras no Estado do Tocantins. A tarifa da Energisa Tocantins já havia subido 4,5% em fevereiro. Na época, a Aneel autorizou um reajuste extraordinário para todas as concessionárias, devido ao fim do aporte do Tesouro Nacional para os programas sociais do setor elétrico e ao aumento da tarifa de Itaipu.

(Jornal do Tocantins)

Energia Solar será discutida em seminário internacional

Em 29/06/2015 10h36 | Atualizado em: 29/06/2015 13h37 - De Portal O Norte (Reprodução)

Divulgação

Começa hoje e prossegue até o dia 1º de julho o I Seminário Internacional Palmas Solar, com participação de palestrantes especializados que integram instituições conceituadas do Brasil e do mundo. O evento acontece em Palmas.
O objetivo do evento é, entre outros, inserir Palmas no cenário mundial, como referência do uso eficiente de energia solar, tendo em vista a excelente condição natural da região.

Para discutir o tema, serão apresentadas experiências de energia solar desenvolvidas em outros países, como os Emirados Árabes, Alemanha e Espanha. No dia 29, a partir das 11 horas, a palestra “Cidades sustentáveis: o caso da cidade de Masdar” trará o panorama do uso de energia solar em Dubai, considerado referência mundial nesse tema.

Já no segundo dia, a partir das 14 horas, acontece a palestra “Estado da arte de tecnologia heliotérmica”, ministrada por Torsten Schwab, diretor da Agência Alemã de Cooperação Internacional (Giz na sigla original), que busca criar alternativas sustentáveis de geração de energia no Brasil.

O Seminário, que será realizado no Cuica, na Universidade Federal do Tocantins (UFT) contará, ainda, com mesa-redonda e exposições.

Nomes como Rodrigo Sauaia (ABSOLAR), Rafael Shayani (Universidade de Brasília-UNB), Carlos Mattar (Agência Nacional de Energia Elétrica- ANEEL), Mauro Passos (Instituto Ideal) e Luiz Masaru (Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas – IMPUP) também farão parte do evento. (Fonte: Portal Stylo)

Zeca Camargo diz que Cristiano Araújo não era um “grande ídolo”

 Em 29/06/2015 08h40 | Atualizado em: 29/06/2015 09h41 - De Portal O Norte (Reprodução)

Divulgação

O ex-apresentador do Vídeo Show Zeca Camargo questionou a legitimidade da comoção nacional pela morte do cantor Cristiano Araújo na última semana. Em análise para o Jornal das Dez da Globo News, ele criticou a música sertaneja e sugeriu que o goiano, morto em um acidente de carro, não era um “ídolo de verdade”,

Logo no início do bloco J10 em Crônica, a apresentadora começa dizendo que Cristiano não era conhecido “nos grandes centros”, mas que era capaz de arrastar multidões no “interior do País”. Zeca Camargo, por sua vez, assegura que muita gente “estranhou” a comoção pela morte de Cristiano Araújo

Entre as explicações para o suposto “estranhamento”, seria o tamanho do nosso território “cruzado” com nosso talento musical. Segundo o Zeca, “de uma hora para outra”, na última quarta-feira (29/6), fãs e “pessoas que não faziam ideia” de quem era Cristiano Araújo partiram para o “abraço coletivo”.

De acordo com o narrador, as pessoas precisam desse “abraço coletivo”, que vem em grandes funerais para expurgar dores como se tivessem capacidade purificadora. E cita as despedidas de Cazuza, Mamonas Assassinas, Lady Di, Michael Jackson e Ayrton Sena. “Mas como fomos capazes de nos deixar seduzir por uma figura relativamente desconhecida?”, questiona ele sobre Cristiano.

A resposta, segundo ele, está nos livros para colorir — caracterizados como os vilões do cenário pop, acusados de destacar “a pobreza da atual alma cultural brasileira”.

Zeca Camargo afirma que a morte de Cristiano e a cobertura de sua despedida pela mídia estão relacionadas justamente à ausência de fortes referências culturais de hoje em dia. Para ele, as pessoas criaram a ilusão da relevância do sertanejo. “Ao nos mostrarmos abalados com a ausência de Cristiano acreditamos estar de fato comovidos com a ausência de um grande ídolo e todos sabemos que não é bem assim”, critica.

O ex-apresentador do Vídeo Show aproveita para atacar, ainda, a música sertaneja que — mascarada sob a expressão “nossa canção popular”– é dominada, hoje, por revelações de uma música só, que “se entregam a uma alucinante agenda de shows para gerar um bom dinheiro antes que a faísca desse sucesso singular apague sem deixar uma chama duradoura”.

“E, nesse cenário, qualquer um pode, mesmo que por um dia, ser uma estrela maior. Teria sido esse o caso de Cristiano Araújo?”, questiona.



Ao final da análise, Zeca Camargo diz que o mais inquietante de tudo isso é que “nosso pop não precisa ser assim”. Segundo ele, nossa história musical e o passado recente mostram que temos tudo para “adorarmos ídolos de verdade” e para “chorar de verdade” a perda deles.

“Mas agora olhando em volta parece que não vemos nada disso. Não precisa ser assim. Precisamos sim de outro heroi. De mais herois, mas está todo mundo ocupado pitando jardins secretos”, arramata. (Fonte: Jornal Opção)

Sisutec abre inscrições de processo seletivo nesta segunda

Em 29/06/2015 08h04 | Atualizado em: 29/06/2015 08h35 - De Portal O Norte (Reprodução)

Divulgação

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) serão abertas nesta segunda-feira (29) e vão até sexta-feira (3 de julho). Podem se candidatar estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e obtiveram nota superior a 0 na redação. O edital foi publicado na edição de do dia (26) do Diário Oficial da União.

A divulgação dos resultados, em primeira chamada, está prevista para o dia 7 de julho. A segunda chamada deve sair no dia 14 de julho. As aulas dos cursos terão início entre os dias 3 e 31 de agosto de 2015, de acordo com o edital.

Por meio do Sisutec, instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos para participantes do Enem.

Terão prioridade no preenchimento das vagas os alunos de escolas públicas e os que estudaram na rede privada, na condição de bolsista integral.

Ao fazer a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso. Também deve definir se deseja concorrer às vagas da ampla concorrência, àquelas destinadas aos estudantes da rede pública ou bolsistas da rede privada, ou às vagas reservadas a negros, pardos e indígenas.

As vagas remanescentes não ocupadas após as chamadas regulares poderão ser preenchidas, mediante inscrição online, por estudantes que concluíram o ensino médio nos últimos três anos, ou seja entre 2012 e 2014, independentemente da data de emissão do certificado. O período de inscrição irá de 20 de julho a 2 de agosto.

A consulta às vagas do Sisutec 2015 e o site para inscrição estarão disponíveis em breve, segundo o MEC. (Fonte: Agencia Brasil)

MPE ingressa com 10 ações contra ex-presidentes do Igeprev pedindo bloqueio de R$ 263 milhões para ressarcir prejuízos

Fonte: AF Notícias - Da Redação - 29/06/15 10h27 (Reprodução)

Divulgação
Ex-presidentes do Igeprev respondem a 10 ações civis de ressarcimento de prejuízos 
 
O Ministério Público Estadual (MPE) ingressou, em 18 de junho, com 10 ações civis públicas de ressarcimento aos cofres públicos, referentes a aplicações irregulares de recursos do fundo de previdência vinculado ao Igeprev. As irregularidades e perdas definitivas para o Instituto somam R$ 263.648.310,47.

Cada ação ajuizada pelo Promotor de Justiça Miguel Batista de Siqueira Filho refere-se a uma aplicação diferente. Segundo consta nas ações, todas as 10 aplicações foram realizadas fora dos padrões estabelecidos em resolução conjunta do Banco Central e do Conselho Monetário Nacional, segundo a qual os investimentos feitos pelas previdências não podem ultrapassar 25% do patrimônio líquido do fundo destinatário das aplicações. Em diversos casos, o Igeprev era o único cotista dos fundos, com 100% de seu patrimônio líquido.

Também é comum nas ações do Ministério Público a afirmação de que as aplicações foram realizadas sem o credenciamento da instituição financeira (contrariando a Resolução no 3.922/2010/Igeprev), sem processo de avaliação prévia de riscos e sem o acompanhamento posterior dos ativos adquiridos.

São réus nas Ações os ex-presidentes do Igeprev, Gustavo Furtado Silbernagel (nove ações), Rogério Villas Boas Teixeira Carvalho (duas ações) e Lúcio Mascarenhas Martins (uma ação), além de Edson Santana de Matos, ex-superintendente de Gestão Administrativa do Instituto, que é réu nos dez processos.

Em agosto de 2015, a Secretaria Estadual da Segurança Pública encaminhou o relatório conclusivo da sindicância administrativa nº 01/2015, o qual apontou diversas irregularidades nos fundos, que causaram o prejuízo de R$ 1.176.842.671,64 (um bilhão, cento e setenta e seis milhões, oitocentos e quarenta e dois mil, seiscentos e setenta e um reais e sessenta e quatro centavos), aplicado em fundos sem liquidez e solidez.

Segundo o MPE, as 10 ações resumem-se a pedir o ressarcimento de dano ao erário. Ainda segundo o Ministério Público, as investigações na esfera da improbidade administrativa e criminal seguem paralelamente, inclusive podendo responsabilizar outras pessoas, além dos já denunciados.

Quadro das aplicações

Servidores aguardam manifestação do Governo

Fonte: AF Notícias - Da Redação - 28/06/15 21h07 (Reprodução)
 
Divulgação
 
 
Servidores públicos estão de greve desde o dia 16 de junho Em greve desde o último dia 16 de junho, os servidores públicos estaduais do Quadro Geral, Unitins, Adapec, Ruraltins, Naturatins e Administrativos da Secretaria da Fazenda aguardam posicionamento oficial do Governo sobre a contraproposta apresentada para o pagamento da data-base.

Na proposta apresentada pelo Sindicato dos Servidores Públicos (Sisepe), no último dia 23 de junho, prevê o pagamento do índice de 8,3407% da data-base, em parcela única, na folha de pagamento de julho, mas com recebimento em agosto. Quanto aos retroativos dos meses de maio e junho, a proposta é que sejam pagos em 04 parcelas iguais e consecutivos, entre os meses de janeiro a abril de 2016.

A data-base envolve todas as categorias de servidores públicos do Poder Executivo e venceu no dia 1º de maio. O benefício não é um aumento salarial; mas uma correção das perdas salariais decorrentes da inflação nos últimos 12 meses. O índice é apurado com base no INPC.

A proposta do Governo é dividir o índice de 8,3407% em duas vezes, pagando a primeira parcela imediatamente e a segunda, na folha de novembro. Mas, para os sindicalistas, essa proposta é inconstitucional, pois fere o princípio da isonomia, já que o o Governo do Estado concedeu data-base integral aos outros poderes.

Conforme o Sisepe-TO, a negociação avançou nos últimos dias, após os servidores realizarem diversas mobilizações na Assembleia Legislativa e no interior do Estado. Os servidores esperam que nesta segunda-feira, dia 29, a Comissão de Análise de Impacto de Pessoal sobre os Recursos Financeiros do Estado chame todas as entidades classistas para emitir posicionamento oficial sobre o pagamento.

Segundo os servidores públicos, as mobilizações continuam essa semana em frente à Secretaria da Administração e também na Assembleia Legislativa.

Prefeitura de Araguaína é multada em R$ 516 mil por fazer obra em área da União doada a cooperativa

Fonte: Fernando Almeida - Araguaína Notícias - 29/06/15 17h24 (Reprodução)
 
Foto: Fernando Almeida/Araguaína Notícias
 
Prefeitura é multada por construir Praça no Setor Jk em área pertencente à União
 
 
A Fiscalização do Ministério do Planejamento notificou e multou a prefeitura de Araguaína (TO) em R$ 516 mil em razão de uma suposta ocupação irregular de área da União, no último dia 16 de junho. A ocupação se refere ao terreno onde foi lançada a construção da Praça do JK, localizada às margens da BR 153 (perímetro urbano) com 7.327,70 m².

A obra orçada em R$ 492.267,67 foi lançada pelo prefeito Ronaldo Dimas (PR), no último dia 16 de junho, com prazo para a conclusão de 90 dias. Os recursos são do Ministério das Cidades em parceria com a Prefeitura. No entanto, de acordo a Certidão de Inteiro Teor, emitida na última quinta-feira (25) pelo Cartório de Registro de Imóveis de Araguaína, o terreno pertenceria à Cooperativa de Trabalho e Moradia (CTM).

Ainda segundo o documento, a área foi doada pela União para a Cooperativa com a finalidade de construir moradias populares. Também cita que no terreno deverá ser construído e mantido como empreendimento habitacional de interesse social, adotando os mesmos critérios do Programa Minha Casa Minha Vida.

O valor total da multa, conforme o auto de infração, é R$ 516.294,08.

Em nota, a Prefeitura de Araguaína afirmou que a notificação faz parte dos trâmites para doação da área, visto que consta apenas uma cessão de uso expedida no dia 20 de maio de 2015.

"Quanto a outras finalidades dispostas, se for também para benefício da população, a Prefeitura encontrará formas de negociação, visto que a população do setor anseia por obras públicas de esporte e lazer", completa a nota.

A praça deve beneficiar uma média de 3.130 famílias no entorno, segundo a Prefeitura. A obra está na fase de terraplanagem.

Justiça Federal garante isenção de IPI a deficiente físico; benefício foi negado por auditor da Receita Fonte: AF Notícias


Em 28/06/15 18h18 - De AF Notícias (Reprodução)


Divulgação
Servidora pública ganha na justiça direito a isenção do IPI na compra do carro 
 
O juiz federal Adelmar Aires Pimenta concedeu a uma funcionária pública de Palmas (TO), de 41 anos de idade, o direito a isenção do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de veículo automotivo devido deficiência física em razão de sequelas após tratamento de câncer no pâncreas. O benefício havia sido negado por um auditor fiscal da Receita Federal. A sentença foi preferida no último dia 24 e ainda cabe recurso.  

Em apenas 21 dias contados a partir da entrada do Mandado de Segurança na 2ª Vara da Justiça Federal, em Palmas (TO), o Juiz julgou o processo e determinou ao auditor fiscal o prazo de 10 dias para emissão de ato declaratório de isenção do IPI em favor da funcionária pública. Ao fundamentar sua decisão, o Magistrado citou duas decisões, em processos semelhantes, que tiveram o mesmo entendimento: uma do ministro do Superior Tribunal de Justiça Franciulli Netto; e outra do desembargador federal Novély Vilanova do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Entenda o caso

A funcionária pública solicitou redução de IPI por ser incapaz de realizar esforço físico após tratamento de câncer no pâncreas. A deficiência foi comprovada por meio de laudo médico que apresenta o seguinte texto: “(A paciente) desenvolveu debilidade geral com dor residual, desabilidade e alteração de força muscular, com prejuízo da função física global. Tais sintomas pioram com o esforço físico, impedem definitivamente a direção de veículo convencional e obrigam o uso de veículo especial”, relata o médico.

O auditor fiscal alegou que o laudo apresentado pela impetrante nos autos do processo administrativo não se enquadra nos tipos de deficiência previstos em lei. “A interpretação da legislação tributária que dispõe sobre a outorga de isenção deve ser literal, logo, não há possibilidade de se estender os benefícios aos casos não previstos em lei”, interpreta o auditor.

O juiz federal Adelmar Aires Pimenta cita diz que “não se trata de interpretação extensiva da isenção, mas de reconhecimento da existência da deficiência severa de que trata o artigo 1º, IV, da Lei 8989/95, circunstância suficiente para a caracterização da exclusão do crédito tributário”, conclui. (Samuel Daltan)

Processos de 80 adolescentes em medida socioeducativa em Palmas são analisados pela DPE-TO

Em 29/06/2015 15h43 - De Portal Stylo (Reprodução)

Loise Maria
 
Todos os processos referentes aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa no município de Palmas foram analisados e pedidos individual de progressão de medida foram feitos. São 42 adolescentes no Case - Centro de Atendimento Socioeducativo, 32 no Ceip - Centro de Internação Provisória e seis na Semiliberdade, totalizando 80 processos analisados. A ação faz parte da Força-Tarefa de Atuação nas Unidades de Cumprimento de Medidas Socioeducativas organizada pela DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins.

Dos 42 processos analisados, observou-se que em 15 deles o relatório de Evolução Comportamental do Adolescente sugeria a progressão de medida socioeducativa de internação para medida de liberdade assistida. Diante da situação encontrada, foi feito imediatamente o pedido de progressão. Nos demais processos, o relatório de Evolução Comportamental demonstrou que fosse mantida a internação. “Todos os pedidos feitos aguardam o parecer do Ministério Público, e posterior decisão da magistrada do Juizado Especial da Infância e Juventude”, explicou o defensor público Elson Stecca, coordenador do Nudeca e da Força-Tarefa.

O Coordenador destacou que tais ações estão de acordo com o que é preconizado pelo Sinase – Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Lei Nº 12.594/2012), que regulamenta a execução das medidas socioeducativas destinadas a adolescente que pratique ato infracional, e, em seu artigo 42, orienta que as medidas socioeducativas de liberdade assistida, de semiliberdade e de internação deverão ser reavaliadas no máximo a cada seis meses e a próxima avaliação será no mês de julho. 

Problemas e denúncias
A DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins, por meio do Nudeca – Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes e do NDDH - Núcleo Especializado Defesa Dos Direitos Humanos, protocolou junto à Sedps – Secretaria Estadual de Defesa e Proteção Social recomendações com objetivo de resolver os problemas constatados pela equipe da Força-Tarefa organizada pela Instituição, assim como de apurar denúncias trazidas pelas famílias e pelos adolescentes sobre violências e maus-tratos no Case - Centro de Atendimento Socioeducativo. Entre as recomendações estão: a reforma da unidade, a regularização do atendimento médico e odontológico, alimentação, disponibilização de sabão em pó para limpeza dos alojamentos e vestimentas, de produtos de higiene pessoal, tais como sabonete, papel higiênico, entre outras. 

O prazo para que seja informado sobre a adoção das medidas recomendadas encerra nesta terça-feira, 30. A não adoção das medidas imprescindíveis ao bom trato dos apreendidos ensejará ações de natureza cível e administrativa pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins, nos termos do artigo 37, §6º, da Constituição Federal e da legislação infraconstitucional vigente.

Ações nas Unidades
Foi definido um cronograma de vistoria nas outras unidades de cumprimento de medidas socioeducativas existentes no Tocantins, no mês de julho a Força-Tarefa verificará a situação nas Unidades de Gurupi, Araguaína e Santa Fé, com objetivo de avaliar os processos de todos os adolescentes e recomendar as modificações necessárias para que haja a socioeducação.

Força-Tarefa
A Força-Tarefa de Atuação nas Unidades de Cumprimento de Medidas Socioeducativas foi criada em maio de 2015, e tem como objetivo avaliar todas as Unidades existentes no Estado do Tocantins, no que diz respeito ao acompanhamento processual dos adolescentes, condições da infraestrutura, verificar as necessidades e deficiências de cada local, cujas informações farão parte de um diagnóstico final da situação, além disso, Recomendar pedidos de providências das demandas apuradas.

Governo autoriza preenchimento de 1,1 mil vagas no INSS 29/06/2015 14h47

Em 29/06/2015 - De Portal Stylo (Reprodução)
 
 
O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão autorizou hoje (29) a realização de concurso público e nomeações para preenchimento de 1,1 mil vagas no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Segundo o órgão, a ampliação do quadro de pessoal é para melhorar a atuação do setor, que passa por uma expansão da rede de atendimento, e executar novas atividades, como pagamento do seguro-defeso, antes feito pelo Ministério do Trabalho e Emprego, e da aposentadoria especial para deficientes físicos.

O ministério autorizou, a partir de julho, a nomeação de 150 candidatos já aprovados em concurso para o cargo de analista de seguro social. Também foi autorizada a abertura de 950 novas vagas, sendo 800 de técnico do seguro social, de nível médio, e 150 de analista do seguro social, para graduados em serviço social.

O prazo para publicação do edital do concurso público será de até seis meses. A remuneração inicial para o cargo de técnico é R$ 4.886,87. Para o de nível superior, R$ 7.496,10.

Segundo o ministério, em 2015 serão abertas 150 novas agências do INSS. Eals se somarão às 1,4 mil já existentes no país.
A portaria foi publicada no Diário Oficial da União.

Parceria entre Rally Baja Jalapão 500 e Projeto Ideia Fixa beneficiará alunos em Palmas

Em 29/06/2015 16h32 - De Portal Stylo (Reprodução)

  
A linda e hospitaleira Palmas, capital do Estado, estará recebendo mais uma vez a visita do Projeto Ideia Fixa. E em meio a poeira, adrenalina, velocidade e muita tecnologia, foi aberto um enorme espaço aberto para a solidariedade e enquanto pilotos de diversas categorias estiverem se misturando as incríveis paisagens do Tocantins, os alunos da Escola Municipal Lúcia Sales Pereira Ramos, estarão felizes por voltarem a escola, mesmo em período de férias, afinal de contas a causa é justa.

Eles estarão recepcionando o Ideia Fixa e recebendo os kits Ideia Bela com produtos de beleza, Sorria para o rali, contendo creme dental, escova de dentes, folhetos de atividades, além do kit Dando bola pro Sertão, alusivo ao incentivo da prática de esportes e o mais importante deles o kit com livros de histórias infantis Ideia Fixa pela Educação & Cultura.

O espírito do rali off road se faz presente nestas atividades e mostra o quanto ações deste tipo são importantes para quem as realiza e para quem delas participa. Com a união de parceiros envolvidos na prova, organização, equipes e patrocinadores os objetivos são cumpridos e muitas crianças retornam às suas casas não só com um montão de presentes, mas com alegria no rosto e histórias para contar.

Para Tânia Mara, a gestora do projeto, a confiança destes parceiros é o ponto alto das ações desenvolvidas. "Não sairíamos do lugar se não tivéssemos apoio e comprometimento dos organizadores destes eventos, pois ideias sem ação, sem atitude e coragem, nascem mortas. Por isto desenvolvemos este trabalho a tanto tempo, ou melhor 13 anos. Contamos com o apoio e a parceria da Arena Promoções e Eventos e de colaboradores que nem sequer desejam aparecer, querem apenas colaborar, para que o Ideia Fixa possa estar presente em mais um rali, em mais uma ação. Voltar a Palmas, ao Tocantins, estado onde já realizamos mais de 20 visitas solidárias é gratificante e compensador!", completa.

Esta parceria tem cumprido seus objetivos, que é o de levar informação, alegria, cultura e uma lembrança para as crianças das cidades por onde os ralis passam.

A ação acontecera no dia 03 de julho as 9h na Escola Municipal Lúcia Sales Pereira Ramos localizada na Rua LO5 - Quadra T22 APM37 no Setor Taquari.

Sobre o Ideia Fixa

Um sonho que virou um projeto de vida! E mais que isto, transformou a vida de muita gente. Tudo começou com uma "ideia" da jornalista Tânia Mara Matias de Carvalho em beneficiar comunidades de "sertanejos" que encontrou pelo caminho em diversas participações em ralis e lá se vão 13 anos de ações desde julho de 2002, quando o Projeto entrou em ação. Os números são crescentes e até o momento mais de 127 mil pessoas em 14 Estados foram beneficiadas com doações diversas que somam perto de 200 toneladas de doações, além da distribuição de 150 mil livros para alunos de diversas escolas de cidades que fizeram parte dos roteiros por onde o Projeto já passou. Tendo percorrido mais de 380 mil quilômetros de estradas por este Brasil afora.

O Projeto Ideia Fixa tem apoio da Can Am - BRP, Arena Promoções e Eventos, TV Poços, W3B Soluções Inteligentes, Fundação Educar Dpaschoal, Dudalina, Revista PróMoto, Perfumaria Emy, RNN SPORTS, Souss Racing, Alltak e SIG Comunicação.

Acompanhe o Ideia Fixa www.projetoideiafixa.org ewww.facebook.com/projetoideiafixa

O Baja Jalapão500 é uma realização de Arena Promoções e Eventos, tem patrocínio da Can-Am, apoio Prefeitura Municipal de Palmas, Governo de Tocantins, Bike Box, Balau Racing, Unicom, Prefeitura Municipal de Ponte Alta, Marca Motors Mitsubishi e Munart Hotel. A supervisão é da CBM - Confederação Brasileira de Motociclismo.

Fabricante faz recall de berço dobrável que pode provocar asfixia no bebê

Em 29/06/2015 16h35 - De Portal Stylo (Reprodução)

Depois de ter o registro do produto suspenso pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a empresa Burigotto divulgou hoje (29) o recall de 252 mil berços dobráveis, modelo Nanna, devido ao “risco de provocar asfixia e/ou aprisionamento dos membros” do bebê. A empresa orienta os consumidores a não usarem o berço enquanto o problema não for corrigido.

O recall (do inglês "chamar de volta"), traduzido para o português como chamamento ou recolha de produto, é uma solicitação de devolução de um lote ou de uma linha inteira de produtos, feita pelo fabricante, em decorrência da descoberta de problemas relativos à segurança do produto. No caso do berço em questão, o risco quanto à segurança só foi detectado sete anos depois de iníciada a comercialização.

Os berços em questão têm o número de referência IXBE5029, fabricados entre juho de 2008 e abril de 2015. A partir do dia 13 de julho a Burigotto atenderá os consumidores, que deverão entrar em contato com a empresa pelo telefone 0800 7702298 ou pelo site www.burigotto.com.br para receber um “cesto complementar”, para uso dentro do berço, de modo a eliminar os riscos e adequar o produto às normas do Inmetro. Além disso, a empresa diz que vai fornecer novo manual de instruções contendo todas as orientações de uso.

Segundo o Inmetro, o problema foi percebido depois da morte de um bebê que estava usando o berço, no começo do ano. Depois de testes, o Inmetro constatou que em uso normal o produto apresenta risco de asfixia em espaçamento indevido entre as laterais e extremidades dos berços e os colchões. O instituto suspendeu o registro do modelo Nanna, determinou a retirada do produto do mercado e publicou a Portaria n° 243/Presi, aumentando o rigor da regulamentação para esse tipo de berço. (Agência Brasil)

27 junho 2015

Homem é enganado por jovem na internet e fica 7 dias no aeroporto de Palmas

Em 26/06/2015 - 11h37m - De Bico 24h (Reprodução)
Reprodução Estadão



Tudo começou há quatro meses, em um aplicativo de relacionamentos. O promotor de vendas José Antônio Dias Parada, de 44 anos, divorciado, com um filho de 13, começou a trocar mensagens com uma jovem chamada Milena, que dizia ter 19 anos. Ele mora em Florianópolis; ela dizia ser de Palmas.

Fotos e juras de amor se tornaram rotina. Apaixonado, Parada decidiu viajar para Tocantins para conhecê-la e, se tudo desse certo, pedi-la em casamento.

Esperançoso, aproveitou as férias acumuladas, pegou o dinheiro que tinha, comprou uma passagem e, no dia 18, após rodar 2,4 mil quilômetros, desembarcou em Palmas. Parada havia dito que não tinha dinheiro para a passagem de volta, e Milena se comprometera a ajudá-lo.

No aeroporto, a primeira decepção: ela não o esperava. Também não foi no dia seguinte. Sem dinheiro, recebeu ajuda de funcionários do aeroporto, que arrumaram um local para ele dormir e tomar banho, além de comida, enquanto esperava Milena. O pai resistia à relação, ela dizia, mas Parada acreditava num final feliz.

No quarto dia, ele virou notícia de jornal e se tornou uma celebridade local. Nas redes sociais, foi citado como “excelente partido”, “louco” e até “idiota”. Sensibilizados, funcionários do aeroporto fizeram uma vaquinha para arrecadar dinheiro para a passagem de ônibus de volta. Mas outras decepções o esperavam.

Uma rádio localizou a garota e o pai em uma cidade perto de Palmas e ontem colocou os três no ar. “Ela negou tudo. Foi imatura, inconsequente. Brincou com os meus sentimentos”, disse Parada. Milena, na realidade, tem 15 anos.

No programa, Parada pediu desculpas ao pai dela, disse que jamais teria se envolvido se soubesse que ela era menor. À noite, embarcou para Florianópolis. Apesar da desilusão, ele sonha em encontrar alguém: “Mas, dessa vez, vou a lugares para encontrar pessoas reais”.

AUGUSTINÓPOLIS: Começa a partir de hoje o 16º Arraiá du Centu du Ogustu

Em 26/06/2015 - 09h23m - De Bico 24h (Reprodução)
 
Redação 

Se prepara compadre e comadre. Começa hoje, e vai até o dia 28 de Junho, o 16º Arraiá du Centu du Ogustu de Augustinópolis.

O 16º Arraiá du Centu du Ogustu deste ano promete animar o povão mais uma vez na praça Ary Valadão, com atrações novas na cidade neste arraiá.

26/06 – Washington Brasileiro
Juliano Reis

27/06 – Carlone Sanfoneiro e Banda
Thiago e Luan

28/06 – Frank Aguiar

PM já realizou formatura do PROERD em 04 cidades do Bico

Em 25/06/2015 - 11h44m - de Bico 24h (Reprodução)

Redação




Com um número expressivo de 272.657 crianças e 2.961 pais atendidos até o ano de 2014, ao longo de treze anos de atuação no Tocantins, o PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência tem se tornado uma das principais ferramentas implantadas pela Polícia Militar do Tocantins, com o objetivo de prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência no estado. Já no ano de 2015, até o final do primeiro semestre mais 18.600 crianças terão recebido seu certificado de participação no programa.

O PROERD tem por referência, o projeto D. A. R. E. (Drug Abuse Resistance Education) criado em 1983 nos Estados Unidos. Hoje é desenvolvido em 58 países e desde 2002 está em todos os Estados do Brasil. No Estado do Tocantins o PROERD surgiu no ano de 2002, como iniciativa da Polícia Militar na prevenção às drogas e ações que gerem violência.

O programa de caráter preventivo social é desenvolvido na rede de ensino público e privado em quatro Currículos, sendo eles para: Educação Infantil (Jardim I e II) e séries iniciais do Ensino Fundamental (1º, 2º, 3º e 4º ano); 5º Ano (4ª série); 7º Ano (6ª série) e o Currículo para Pais. O Currículo Base é o do 5º Ano, pois é uma fase de muita curiosidade e abertura para novos conhecimentos e na sua grande maioria as crianças ainda não tiveram contato com as drogas. Conta com 103 instrutores habilitados, preparados para desenvolverem o trabalho de prevenção nas escolas e na comunidade envolvendo pais, professores e alunos. Já atende 48 municípios no Tocantins, funcionando em praticamente todas as Unidades Operacionais da PM.

“O PROERD é aplicado através do esforço cooperativo entre Polícia Militar, Escola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula, que inserem nas crianças e adolescentes a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania, mediante decisões certas e saudáveis, as quais implicam, com bastante ênfase, a resistência ás pressões cotidianas ao uso de drogas e a violência”, esclarece o Coordenador Estadual do PROERD – major PM Antônio Carlos Ferreira.

As cidades de Araguatins, Agustinópolis, Tocantinópolis e Aguiarnópolis já realizaram formatura do Proerd neste semestre.

A próxima solenidade de formatura do programa acontece na segunda-feira, 29, na cidade de Palmeiras do Tocantins, com certificação de 100 crianças.

O Comandante Geral da Polícia Militar – coronel Glauber de Oliveira Santos destaca que o PROERD é um grande orgulho para a Polícia Militar e também para o Tocantins. “nesses treze anos de atuação do programa do Tocantins temos certeza que contribuímos para que muitas crianças e adolescentes ficassem longe das drogas e da violência gerada por esse mal, que assola todo o Brasil. A Polícia Militar cumpre seu papel preventivo e colabora para uma sociedade mais consciente do mal que o uso de drogas pode causar. Parabenizo a todos os policiais militares e colaboradores que cooperam para que o PROERD seja esse sucesso”, finaliza Coronel Glauber.