20 maio 2015

Aniversário de Palmas é celebrado com a inauguração de mais uma Escola de Tempo Integral

Em 20/05/2015 - De JM Notícias (Reprodução)

Saiba Mais 

20/05/2015 08h18 | Atualizado em: 20/05/2015 08h24

Palmas completa 26 anos de criação nesta quarta-feira, 20, e para celebrar a data a Prefeitura presenteará a Capital com a inauguração de mais uma Escola de TempoIntegral. A ETI, que receberá o nome de Professora Margarida Lemos Gonçalves, uma das educadoras que mais contribuiu com as causas da educação tocantinense, irá atender cerca de 1.200 alunos, do Setor Lago Sul e comunidades adjacentes.


A solenidade de entrega desta obra está marcada para às 10h30 e contará com a presença do prefeito Carlos Amastha e do secretário municipal da Educação, Danilo Melo, além de autoridades municipais, estaduais e a comunidade em geral. 

Segundo o secretário Danilo, a ETI Professora Margarida Lemos atenderá, inicialmente, a partirdo dia 26, cerca de 120 alunos da educação infantil (Pré Escola). O secretário explicou que “as obras da escola continuam até que seja finalizada toda a parte do desporto e da área de cultura, o que deve ocorrer até o mês de julho, e a partir de agosto a unidade passará a atender todos os 1.200 alunos, beneficiando toda a comunidade do Lago Sul e região”, afirmou 

A unidade 

A escola, que custou R$ 8.765.607,31, recursos provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com contrapartida do município de Palmas, conta com 9.772,50 metros quadrados de área construída, distribuídos em 20 salas de aulas e quatro laboratórios. 

A estrutura da unidade conta também com salas de artes, de música, de dança, de cultura, de artes marciais, de coral, auditório com capacidade para 355 pessoas, biblioteca, enfermaria, sala de primeiros-socorros, consultório odontológico, ateliê de costura, sala de arquivos históricos e instrumentos musicais, salas administrativas e outras dependências. 

Com a inauguração de mais esta unidade, Palmas passa a contar com 16 Escolas de Tempo Integral, sendo que cinco delas seguem modelo padrão. 

Margarida Lemos 

A escritora que dá nome à escola, Margarida Lemos, foi educadora, missionária batista, oradora, conferencista e pesquisadora brasileira. Bacharelou-se em Educação Religiosa pelo The Baptist Seminary Fort Worth, Texas, Estados Unidos. Natural de Vitória - ES, a professora Margarida, chegou ao Tocantins em 1948. Foi diretora do Colégio Batista de Tocantínia por 32 anos. 

Fundadora e diretora do Colégio Batista de Palmas, foi membro e presidente do Conselho Estadual de Educação do Tocantins. Foi membro fundadora da Academia Tocantinense de Letras e membro da Academia Palmense de Letras. Foi diretora do Colégio Estadual Batista "Professora Beatriz Rodrigues da Silva", em Tocantínia. A escola recebeu este nome em homenagem à fundadora dessa instituição de ensino, que tornou-se referência na história da educação no antigo Norte Goiano, hoje Estado do Tocantins. 

Em 2012, foi homenageada na Feira Literária Internacional do Tocantins (Flit), realizada na Capital. Faleceu em 13 de junho de 2012 aos 85 anos. 

(Com informações da web)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.