02 novembro 2014

Dia de finados tem programação de ecumênica na Capital

02/11/2014 09h27 - De: Portal Stylo


A visitação aos túmulos é uma tradição em 2 de novembro, Dia de Finados. De origem católica, a data é marcada por comoção e na Capital foi organizada toda uma programação para atender familiares. Já a Prefeitura efetuou manutenção nos  cemitérios públicos da Capital - Jardim da Paz, São Miguel, de Taquaruçu, e de Buritirana. A estimativa, a exemplo do ano passado, é que mais de 10 mil pessoas visitem os locais onde mais de 2.500 estão enterradas.

Entre terça, 28, e esta sexta, 31, foram realizados pelo município serviços de roço, pintura de meio-fio e limpeza geral dos locais, através da Secretaria de Infraestrutura. A secretária-executiva de Infraestrutura, Silvana Barbosa, afirma que os familiares podem visitar seus entes com tranquilidade. “Estamos organizando todos os locais. Os visitantes poderão conferir o bom estado dos mesmos no dia 2”, afirma.

Também estão previstos ônibus extras para atender a demanda da data.

Já a programação religiosa nos cemitérios está a cargo da Cúria da Igreja Católica na Capital e contará com liturgias e cânticos com cerca de 10 celebrações. No Jardim da Paz serão realizadas missas as 8h30, 10h30 e 16 horas. No Cemitério São Miguel, o momento religioso será às 14h30, em Taquaruçu às 8h30 e no cemitério de Buritirana às 15 horas.

Também está prevista realização de missa no Cemitério Jardim das Acácias, às 8, 9, 11, 16 e 17 horas.
 
Origem da data

A tradição do Dia de Finados é realizada oficialmente desde o século V pela Igreja Católica, mas existem relatos de cristãos que oravam por seus mártires e entes queridos falecidos desde o século II. Para o catolicismo, o Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas que já faleceram.

No século IV, passam a ser encontrados a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século V, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos. Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) passam a dedicar um dia por ano aos mortos. 

Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos". O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração. (Com informações da Secom Palmas e site Catolicismo Romano)
 

Endereços dos cemitérios

- Jardim da Paz- Rodovia TO-020, 1,4 Km do trevo sentido Aparecida do Rio Negro.

- Cemitério São Miguel - Localizado à margem direita da TO-050, a 3 Km de Taquaralto (sentido Porto Nacional).


- Cemitério de Taquaruçu - Localizado do lado esquerdo da entrada do distrito.

- Cemitério de Buritirana - Próximo a saída do distrito, sentido ao município de Santa Tereza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.