22 abril 2016

Ex-presidente do Uruguai Mujica é homenageado em Ouro Preto

21/04/2016 09h50 - Atualizado em 21/04/2016 10h12 - de G1 (Reprodução)

Ele recebe o Grande Colar, grau máximo da Medalha da Inconfidência.
Capital de Minas foi simbolicamente transferida para a cidade histórica.

Do G1 MG/Facebook

Capital de Minas Gerais é transferida para Ouro Preto neste Dia de Tiradentes, quando o governador Fernando Pimentel (PT) entrega Medalhas da Inconfidência (Foto: Alex Araújo/G1)
A capital de Minas Gerais foi transferida simbolicamente, nesta quinta-feira (21), de Belo Horizonte para Ouro Preto, na Região Central do estado. Como ocorre tradicionalmente no feriado de Tiradentes, a cidade histórica recebe a solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência, que é realizada pela 65ª vez e tem o senador e ex-presidente do Uruguai José Mujica como grande agraciado.

A cerimônia estava agendada para as 10h, mas deve começar com atraso. O político uruguaio, que receberá o Grande Colar, será o orador da cerimônia. Outras cerca de 150 personalidades e entidades que contribuíram para o desenvolvimento do estado e do Brasil serão agraciadas durante a cerimônia.

Serão 30 homenageados com a Grande Medalha, 54 com a Medalha de Honra e 63 com a Medalha da Inconfidência. Entre os agraciados deste ano, estão políticos, militares, juristas, médicos, professores, advogados, jornalistas, historiadores, estudantes, religiosos e empresários.

O governador Fernando Pimentel (PT) presidirá a solenidade e será recebido com honras militares. Em seguida, acompanhado pelo ex-presidente José Mujica, colocará flores no monumento a Tiradentes e receberá o fogo simbólico, fazendo o acendimento da Pira da Liberdade. Haverá também salva de 21 tiros. Os hinos nacionais do Uruguai e do Brasil serão executados pela Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais.
Guarda de Honra da Polícia Militar de Minas Gerais está posicionada para a entrega da Medalha da Inconfidência, em Ouro Preto (Foto: Alex Araújo/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.