13 abril 2016

Professores de Lizarda continuam em greve

Professores dizem que não existe resposta da gestão; alunos já estão sem aula há mais de 10 dias  
Professores estão em greve em Lizarda

12/04/2016 11:20 - de Jornal do Tocantins (Reprodução)

Em greve há mais de 10 dias, os professores da rede municipal de Lizarda, a 317 km de Palmas, ainda não tiveram as reivindicações atendidas. Entre as exigências, além da questão salarial está a melhoria das condições da escola.

Com a greve os alunos da Escola Municipal Imaculada Conceição de Lizarda estão sem aula. “Esse ano nem aula teve direito. Em janeiro e fevereiro tivemos somente duas horas de aula por dia devido à falta de merenda”, comentou a professora Flores Maria de Oliveira.

Segundo ela, não existe nenhuma resposta da gestão, que no ano passado havia se comprometido em pagar no início deste ano os reagistes salariais. “Na verdade, o plano de carreira foi assinado em 102, e nunca foi pago. Entramos em greve no ano passado, e temos o documento assinado pelo prefeito que nos pagaria em janeiro de 2016”, esclarece.

Flores informou ainda que na manhã de hoje realizou uma reunião com os pais dos alunos para explicar a situação e os motivos da greve. “Quem perde mais é os alunos. Posteriormente iremos repor as aulas, mas sempre existe perdas”, coloca.

Reivindicações

Ao todo são 40 profissionais que pedem o realinhamento da carreira dos profissionais do Quadro do Magistério e Administrativo, um novo cálculo e o pagamento dos retroativos do realinhamento da carreira, o reajuste salarial deste ano levando em consideração o percentual de 11,36% pelas perdas dos anos três anos anteriores, a revisão das as diferenças entre os níveis da carreira do magistério e a livre docência com carga de 8 horas para planejamento, pesquisa e estudos.

Prefeitura

O Jornal do Tocantins entrou em contato com o prefeito da cidade, que não atendeu as ligações. A reportagem também ligou para a prefeitura e foi informada que o prefeito Wilmar Pulgas (SD) estaria no interior e que a secretaria de Educação do município, Marisete Soares Pugas, que é irmã do prefeito da cidade, estaria viajando.

No início da greve, Marisete Soares Pugas realizou reunião na escola devido à falta da merenda, mas não respondeu o motivo da falta de repasses. Na época ela procurada, mas ao ser questionada sobre os problemas da escola, desligou a ligação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.