Menos da metade dos municípios do Bico do Papagaio aderiram ao ProgramaMais Médicos, do Governo Federal. Até esta quinta-feira, 25, apenas 10 cidades tinham se cadastrado para receber médicos pelo programa.
Os municípios de Buriti do Tocantins, Carrasco Bonito, Darcinópolis, Esperantina, Itaguatins, Maurilândia do Tocantins, Nazaré, Riachinho, São Sebastião do Tocantins e Xambioá foram os que aderiram até aqui.
O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê investimentoem infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde não existem profissionais. As vagas serão oferecidas prioritariamente a médicos brasileiros, interessados em atuar nas regiões onde faltam profissionais. No caso do não preenchimento de todas as vagas, o Brasil aceitará candidaturas de estrangeiros.
Os profissionais que atuarão nas cidades escolhidas receberão bolsa federal de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, mais ajuda de custo, e farão especialização em atenção básica durante os três anos do programa. Os municípios ficarão responsáveis por garantir moradia e alimentação aos médicos, além de ter de acessar recursos do ministério para construção, reforma e ampliação das unidades básicas.
A iniciativa prevê, ainda, uma mudança na formação dos estudantes de Medicina: a partir de 1º janeiro de 2015, os alunos que ingressarem na graduação deverão atuar por um período de dois anos em unidades básicas e na urgência e emergência do SUS. O chamado “2º ciclo de Medicina” vai permitir ao estudante
trabalhar em contato direto com a população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.