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A melhoria na qualidade do ensino foi decisiva para a elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) em Imperatriz, considerado alto pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), destacou ontem o secretário municipal de Educação, Zesiel Ribeiro.
A assertiva é confirmada pelo Perfil do Município de Imperatriz no Altas do Desenvolvimento Humano 2013, divulgado na última segunda-feira (29): "Entre 2000 e 2010, a dimensão que mais cresceu em termos absolutos foi Educação (com crescimento de 0,233), seguida por Longevidade e por Renda".
Para o prefeito Sebastião Madeira, a elevação no IDH municipal em três pontos percentuais (de 0,729 para 0,731) é vista com otimismo, levando em consideração a data da pesquisa. "Esses dados são baseados no Censo Demográfico de 2010, contabilizando aproximadamente dois anos de minha primeira gestão, então podemos considerar também como resultado do nosso trabalho. Mesmo as mudanças tendo sido observadas num período de dez anos, vejo esse resultado com otimismo, pois tenho certeza que ao final de minha administração esse índice será ainda maior", observa o prefeito ao destacar que, de acordo com o Perfil, Imperatriz teve um incremento no seu IDHM de 64,64% nas últimas duas décadas, acima da média de crescimento nacional (47,46%).
"Temos que considerar ainda o crescimento populacional de 0,71% ao ano. O que desencadeia uma serie de fatores como atendimento à saúde e educação, principalmente. Mesmo com a demanda crescente nas áreas de atendimento essencial, dos quatro municípios maranhenses enquadrados no nível de alto desenvolvimento, Imperatriz ocupa o segundo lugar", destacou Madeira.
Qualidade - Sobre o perfil da educação, Zesiel Ribeiro observa que a melhoria na qualidade do ensino deve ser considerada como a responsável pela elevação dos índices divulgados. "Se observarmos os gráficos divulgados pelo PNUD, veremos que o número de crianças, jovens e adultos frequentando a escola nos últimos anos é pouco maior do que o registrado na década anterior. Porém, o que deve se observar não é simplesmente o número de crianças e jovens na escola, mas sim o aprendizado desses alunos, que contabilizamos o percentual de 62,19% de alunos no Ensino Fundamental sem atraso".
O secretário ressalta também que, se comparados os dados do Censo de 2010 aos números atuais, o crescimento em educação seria mais acentuado. "Com todo o investimento que o município tem feito em melhoria na estrutura física e qualificação profissional nos últimos quatro anos e meio, já alcançamos algumas conquistas relevantes como a elevação nos índices do IDEB, pois 56 escolas já atingiram ou superaram a meta projetada pelo MEC". [Kayla Pachêco - ASCOM]
Fonte: O Progresso - publicada em 31/07/13
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