13 outubro 2015

GREVE DOS EDUCADORES DE PALMAS - Nota de Repúdio

Nota de Repúdio

Resultado de imagem para SINTET Nota de Repúdio

O SINTET/TO – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins, vem à público manifestar REPÚDIO à postura assumida pelo Secretário Municipal de Educação e pelo Gestor municipal de Palmas - TO, no trato com os profissionais da educação frente ao exercício constitucional de greve.

A categoria dos profissionais da educação deste município vem reivindicando melhorias na qualidade da estrutura física e institucional das escolas, sem contudo, obter acolhida junto à Gestão municipal.

A paralisação é um direito garantido pela Constituição Federal e não pode ser argumento para que se pratiquem atos de retaliação. Ao revés, a paralisação é meio pelo qual se compele as partes a sentarem-se à mesa de negociações para busca de soluções.

Porém, esta não tem sido a conduta assumida pela Prefeitura de Palmas-TO, que vem de todas as formas buscando intimidar os participantes da greve, seja impedindo a entrada de servidores nas instituições escolares, seja constrangendo o retorno das atividades com ameaça de corte de ponto, ou pela coação verbal praticada com os grevistas.

Com tais atitudes o SINTET/TO não concorda e não poderá concordar jamais. Toda atitude que ameace o sistema democrático será resistentemente combatida pelo SINTET/TO.

Isto porque, se houvesse uma gestão realmente democrática os Educadores sequer necessitariam instalar o estado de greve da categoria, no entanto, quando o diálogo falta só o silêncio de uma sala de aula sem professor e sem aluno faz recobrar a importância da categoria da educação.

As reivindicações pleiteadas pela categoria são de interesse de toda a sociedade pois buscam melhores condições de ensino e maiores investimentos à educação, e há mais de um ano a Direção do SINTET/TO vem buscando solucionar estas questões junto à Gestão Municipal, e o descaso com que foram recebidas e tratadas resultam na falta de propostas do Município de Palmas -TO para resolver as questões da educação.

Tratam-se de questões que deveriam ser de iniciativa da própria administração pública e não de ações que a Gestão municipal necessite ser compelida a praticar, e não sendo a inversão de valores suficiente, essa mesma Gestão se vale da supremacia da Administração para impedir que mais um direito seja exercido, o direito de GREVE!

Hoje são os Educadores que estão nas ruas pedindo que as escolas tenham aparelhos de ar-condicionado e que os projetos de ensino sirvam realmente para que o aluno possa aprender, amanhã talvez sejam os pais, por concluírem que estudar sem climatização numa cidade onde a temperatura média supera 35º, seja tarefa impossível de ser alcançada por seus filhos, quiçá noutro dia será a sociedade por concluir que menos de 30% do orçamento para educação demonstre que a atual gestão não preza por uma educação de qualidade

O SINTET/TO vem desde a criação deste Estado lutando por melhorias para os profissionais da educação, e consequentemente trabalhando por toda a sociedade pois a educação é um direito de todos os cidadãos.

As lutas dos grevistas da educação no município de Palmas -TO, também são de todos os alunos, de todos os pais e de todo Palmenses e a coação e a ameaça para com os Profissionais da Educação deveria por em luto todo o sistema democrático.

A educação é a matiz de toda sociedade e modo como se trata um Educador reflete a sociedade que se quer alcançar, ao aguerridos e valorosos profissionais da educação o SINTET/TO externa seu profundo apreço e garante compromisso irrestrito no combate a práticas abusivas e na luta dos direitos da educação.


SINTET – Quem luta educa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.