A barra de cereal tem em sua composição duas frutas conhecidas: graviola e maracujá. Segundo a estudante do primeiro ano do ensino médio do Centro de Ensino Edison Lobão, localizado no Parque Anhanguera, em Imperatriz, Amanda Gabriele, o produto é capaz de desacelerar o crescimento e ação de células cancerígenas em pessoas que já são portadoras da doença. Somada à mudança de comportamento nos hábitos alimentares, pode até evitar a doença.

O projeto, pesquisado e elaborado no prazo de 1 ano, sob orientação de um dos seus professores e apresentado na feira de ciência da escola, a credenciou a participar da Mostratec, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, entre os dias 26 e 30 deste mês. Durante as pesquisas, Amanda e o orientador conseguiram apoio da Unisulma e da UEMA, que cederam os laboratórios para ajuda nas pesquisas. As turmas de Química e Nutrição das universidades também colaboraram.

O maior desafio agora é superar a falta de recursos, o que pode até tirar Amanda do importante evento. Toda as despesas, incluindo viagem, hospedagem, inscrição na feira e alimentação, vai ficar em torno de R$ 3 mil. A estudante necessita até mesmo de roupas e calçados para fazer a viagem e representar o Maranhão em terras gaúchas. Apesar dos problemas, a garota está confiante e já começou a receber doações.

“O que está preocupando mais são as despesas mais altas, como as passagens, estada e alimentação”, disse. A estudante disponibilizou o número do telefone do pai e da mãe para quem tiver interessado em ajudar: (99) 99163-3948 e (99) 99151-2849. Ela também pode ser procurada na escola, localizada ao lado do Complexo de Saúde do Parque Anhanguera. (Hemerson Pinto)