25 julho 2013

Aumenta número de consumidores inadimplentes em Imperatriz



O número de inadimplentes cresceu em mais de 21% comparado ao ano passado
25/07/2013 09:14:58 - Hyana Reis


Cresceu em mais de 21% o número de consumidores inadimplentes em Imperatriz, em comparação ao ano passado, segundo dados divulgados pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).

De acordo com as estatísticas, o número de consumidores inadimplentes em Imperatriz, no acumulado de janeiro até julho de 2013, chega a mais de 6,56%, ultrapassando a média nacional que atualmente está em mais de 6,40%. Os dados também revelaram que a inadimplência dos consumidores com o comércio está concentrada nas dívidas com valores acima de R$ 500.

Apesar do aumento na inadimplência, o mesmo período apresentou queda de 19,06% no número de cadastros de devedores no SPC Brasil. Ou seja, também cresceu o número de consumidores que sanaram suas dívidas.

Mas, em compensação, o volume de compras a prazo no setor varejista diminuiu 7,58%. O número é medido de acordo com o saldo de consultas no banco de dados do SPC Brasil em Imperatriz.
Inadimplência por gêneros- O SPC também divulgou o percentual da concentração de consumidores inadimplentes por três cortes específicos: sexo, idade e valor da dívida registrada no banco de dados. O sistema de consulta envolve mais de 150 milhões de cadastros de pessoas físicas (CPFs), em 800 mil pontos de vendas espalhados por todo o país.

Estes dados revelaram que a maioria dos consumidores endividados são mulheres, com a taxa de 53% do total. Mas, em compensação, as mulheres também foram as que mais sanaram os compromissos: de acordo com os números do SPC, as mulheres lideram a recuperação de crédito com 55,12%, ao passo que homens representam 44,88% dos CPFs removidos da base de inadimplentes. O SPC também divulgou que a maior parte dos cadastros negativos concentra-se em CPFs de consumidores com mais de 65 anos de idade.

Fonte: Jornal Correio Popular Online 

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