13 julho 2013

Araguatins atrai turistas com visão do Araguaia e da floresta Amazônica


(Araguatins. Um dos mais belos por do sol do Araguaia)ATN / Luciano Ribeiro
(Araguatins-TO) - Não é apenas no nome, que é uma junção de Araguaia e Tocantins – rios que banham o Estado – que Araguatins apresenta suas peculiaridades. Unindo aspectos dos biomas Cerrado e Amazônia na vegetação, o município ganha um atrativo a mais no período da estiagem: são as praias de águas de doce, que atraem turistas do Tocantins, Maranhão e Pará.Com uma paisagem única, que faz até mesmo os moradores locais dedicarem seu tempo à contemplação do cenário composto pelas águas mansas do Rio Araguaia em contraste com o verde da floresta amazônica, Araguatins está localizada a 601 km de Palmas, Norte do Tocantins, na região conhecida como Bico do Papagaio.A cidade tem uma das áreas de praias mais distantes da Capital do Estado, mas ao passear pelas calçadas da Avenida Pedro Ludovico, mais conhecida como Beira Rio, sob a sombra das mangueiras, ouvindo o canto dos pássaros e observando a grandeza do rio, o turista que escolher Araguatins para passar as férias, por certo não se arrependerá.
Praia da PontaA Praia da Ponta é a mais visitada durante a temporada. Ela se forma no centro do rio Araguaia, quando o nível da água diminui, devido à estiagem, fazendo aparecer a areia. A área da praia ainda está pequena, pois o rio ainda está cheio, mas isso não diminui a animação dos turistas que já se refrescam das temperaturas que têm chegado a 36ºC nas águas do Araguaia. A travessia para a praia, que dura menos de dez minutos, é feita em pequenas embarcações chamadas “voadeiras”, e o preço varia entre R$ 2,50 e R$ 3,00.A abertura oficial da temporada de praia na cidade foi realizada no último dia 7 com show da Banda “Chicabana” na Praça da Bandeira, próximo ao cais. Na programação, que segue até o dia 11 de agosto, ainda estão previstas atividades esportivas, Campeonato de Pipa, Gincana Ecológica, além das ações voltadas para a terceira idade e as apresentações musicais, que deixam a cidade movimentada durante as noites.
Turistas elogiamA tranquilidade e o conforto da praia e a hospitalidade do povo araguatinense têm sido elogiada pelos turistas de fora do Estado que visitam a praia. A empresária Fernanda Naves, 18 anos, veio de Curionópolis, no Pará, para conhecer a Praia do Ponta e afirma que o que mais chamou a atenção foi a educação do povo do município. “Eu nunca tinha visitado a cidade e estou gostando muito, a praia é bonita e o povo educado”, disse.Já a vendedora Paula dos Santos, 28 anos, veio de Imperatriz, no Maranhão, para aproveitar a programação de shows. “Ouvi falar bem da praia, resolvi conhecer, e quero voltar mais vezes ainda nesta temporada. Está tudo bem organizado e bonito”, disse.
Fonte: O Progresso - publicado em 13/07/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.