13 julho 2016

Tocantins está em segundo lugar no ranking de queimadas

Regiões Sul e Sudeste já estão em estado de alerta devido a baixa umidade do ar
12/07/2016 10:45 - de Jornal do Tocantins (Reprodução)

Talita Melz Palmas
Esequias Araújo/Arquivo
 
Desde a última sexta-feira, o Tocantins é segundo estado da federação no ranking de queimadas do Brasil, ficando atrás apenas do Mato Grosso. Até a quinta-feira, o Estado ocupava a terceira colocação. A informação é da Defesa Civil.

Ainda conforme o Boletim, até hoje foram registrados 3.449 focos de calor durante esse ano. O maior índice nos últimos sete anos. Se comparado com os focos de 2015 com os deste ano o aumento foi de quase 40%. No mesmo período de 2015 haviam sido registados pouco mais de dois mil focos.

Ainda conforme o Boletim da Defesa Civil, o município de Lagoa da Confusão lidera o ranking dos municípios tocantinenses com 374 focos. Em segundo lugar está Mateiros com 242 e consequentemente está Formoso do Araguaia com 235.

Umidade

Já no início deste mês a Defesa Civil apontava que a umidade relativa do ar nas regiões Central, Sul, Sudeste e Sudoeste do Tocantins estavam em estado de atenção. No boletim divulgado hoje, o órgão alerta que nas regiões Sul e Sudeste já estão em estado de alerta. O índice de umidade no ar está abaixo de 20%.

Orientações

A orientação da Defesa Civil, principalmente para essas regiões, é que alguns cuidados sejam tomados, como, por exemplo, o tempo à exposição ao sol, e com as doenças respiratórias e desidratação. Conforme o órgão, devido ao tempo seco, o risco de incêndios florestais aumenta e os cuidados devem ser redobrados para evitar queimadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.