29 outubro 2016

Justiça concede habeas corpus e ex-governador Sandoval deixa cadeia nesta sexta-feira

Destaques 28 de outubro de 2016 - de Folha do Bico (Reprodução)
O Tribunal Regional da Federal da 1° Região condeu um hábeas corpus para o ex-governador do Tocantins Sandoval Cardoso (SD), na tarde desta sexta-feira (28), por volta 16h30. De acordo com a Justiça Federal, para ser liberado, o ex-governador terá que pagar fiança de R$ 50 mil. A Justiça determinou também que ele compareça em juízo uma vez por mês, além de proibi-lo de manter contato com demais investigados na operação.

Conforme a defesa do ex-governador, o valor já está sendo pago e ele deve ser solto no início da noite. Cardoso foi preso na operação Ápia da Polícia Federal, que começou no dia 13 deste mês e que investiga um esquema de fraude em licitações, que supostamente desviou R$ 200 milhões no Tocantins. Ele está preso na Casa de Prisão Provisória de Palmas desde o dia em que a operação começou.


Segundo informações da Justiça Federal, além do ex-governador também foi concedido um habeas corpus para Humberto Siqueira, um dos empreiteiros suspeitos de envolvimento no esquema. Ele era considerado foragido depois que a Justiça decretou a prisão preventiva dele no dia 22 desse mês. (G1)

Conselho Comunitário de Quebradeiras de Coco Babaçu inaugura Unidade de Beneficiamento em Imperatriz-MA

Maranhão 27 de outubro de 2016 - de Folha do Bico (Reprodução)
O Conselho de Desenvolvimento Comunitário das Quebradeiras de Coco Babaçu e a Suzano Papel e Celulose inauguraram na última quarta-feira (26) a Unidade de Beneficiamento de Coco Babaçu do Grupo Barroquinas, em Coquelândia, povoado de Imperatriz-MA.

Esta unidade é resultado da política de relacionamento da Suzano com Povos e Comunidades Tradicionais, tendo a criação do Conselho de Desenvolvimento Comunitário das Quebradeiras de Coco Babaçu como um dos destaques deste processo. O objetivo da iniciativa é a promoção de desenvolvimento local por meio de ações capazes de transformar as realidades socioeconômicas desses grupos de mulheres, construindo uma cultura inclusiva e empreendedora, onde os comunitários são protagonistas.

O terreno e o prédio da Unidade foram doados pela Suzano Papel e Celulose através do apoio ao Conselho, seguindo a decisão do grupo. Esta Unidade atenderá diretamente 20 quebradeiras de coco e suas famílias e influenciará toda a região organizando as atividades de extração de amêndoas, azeite, óleo e outros produtos derivados. Com isso, será possível fortalecer a organização e a força de trabalho destas mulheres, gerando renda e Sustentabilidade às famílias beneficiadas.

O evento de inauguração da Unidade de Beneficiamento de Coco Babaçu contou com a participação de autoridades locais, representantes do Conselho e da Suzano, além de vizinhos e parceiros da Unidade.

Para Zuleide Pereira de Souza, do Conselho Comunitário de Quebradeiras de Coco, a Unidade de Beneficiamento é muito importante não só para as quebradeiras de coco, mas também para a comunidade. “Nós lutamos muito para conseguirmos esta Unidade. Este espaço é muito útil para tirarmos o azeite, para nossos eventos e para mantermos nossa Associação. Esta é a realização de um sonho.”

O Conselho de Desenvolvimento Comunitário das Quebradeiras de coco babaçu é uma iniciativa da Suzano que promove e estimula um modelo participativo de relacionamento entre as comunidades onde a empresa atua, com o principal objetivo de transformar a realidade socioeconômica das comunidades locais, criando nelas uma cultura empreendedora.

De acordo com Alexandre Di Ciero, gerente executivo de Sustentabilidade da Suzano, a empresa acredita que o modelo é um case de sucesso. “O Conselho é fruto de um aprendizado da empresa, um modelo novo e muito promissor que prega que, de forma participativa entre empresa, comunidade e governo, conseguiremos ter sucesso e progressos no desenvolvimento de ações sociais sustentáveis.”

17 outubro 2016

Governador Marcelo revoga artigo de decreto que obrigava pagamento do servidor até 5º dia útil

SALÁRIO DO SERVIDOR
15/10/16 11:15 | Atualizado em: 15/10/16 11:15 - de Portal Styl (Reprodução)
Foi publicado no Diário oficial do Estado desta sexta-feira, 14, decreto assinado pelo governador Marcelo Miranda revogando o artigo 1º do Decreto 2.563, de 27 de outubro de 2005, que determinava que o pagamento dos subsídios dos servidores públicos do Poder Executivo Estadual deveria ser efetuado até o quinto dia útil de cada mês.

O decreto de 27 de outubro de 2005 também havia sido assinado por Marcelo Miranda, que era governador à época. Este decreto ainda instituía outras medidas, mas apenas o artigo 1º foi revogado. Desde que assumiu novamente o comando do Estado, a gestão de Miranda vem efetuando os pagamentos dos salários dos servidores sempre por volta dos dias 11 ou 12 de cada mês.

Greve no TO sem previsão de fim

Tocantins 16 de outubro de 2016 - de Folha do Bico (Reprodução)

A greve dos servidores do Quadro Geral, Saúde e Educação do Estado completa hoje 69 dias e, de acordo com os movimentos grevistas, só deve terminar quando o governo do Estado apresentar uma proposta que contemple a demanda. Enquanto isso, a população segue sendo prejudicada com a falta dos serviços

Na Educação, os alunos que não estão tendo aulas reclamam da situação. “Mesmo não sendo um ensino tão bom, está ruim sem ter aula”, disse Gislene Junnya Rocha Paiva, que estava com os colegas Cleisla Alencar Pimentel, também de 16 anos, Raphael Ribeiro de Sousa, de 16 anos, e Lucas da Silva Reis, 18 anos, no Centro de Ensino Médio Tiradentes. Mesmo sem ter aulas, o grupo estava preparando projetos escolares.

De acordo com José Roque Santiago, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (Sintet), o movimento grevista continua até que o governo se manifeste. “Até que o governo realmente tenha o compromisso de assumir o papel de governante no Estado e se pronunciar. Ele sabe que a data-base e os direitos garantidos em lei são obrigação do Estado e, por essa razão,estamos decididos a continuar”.

Ainda de acordo com Santiago, a maior parte das escolas está paralisada totalmente, outras funcionando parcialmente, e outras que funcionam com servidores contratados. “Existe uma pressão psicológica colocada nos servidores que estão trabalhando”, contou.

Cleiton Pinheiro, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Tocantins (Sisepe), entende que realmente existem consequências para a população, principalmente no interior do Estado, onde o número de contratados é menor que na Capital. “Temos uma série de setores que estão parados, como unidades do Detran, Procon, Secretaria da Fazenda que não está fazendo arrecadação de taxas, Adapec, que no interior está tendo um fluxo maior de adesão à greve e está, consequentemente travando a questão da agropecuária”, explicou, ressaltando que as pessoas estão saindo das cidades menores para tentarem atendimento na Capital.

Porém, Pinheiro acredita que a greve tem surtido efeito, mas o governo do Estado não tem dado atenção à demanda.

O governo chegou a apresentar uma proposta aos servidores, que foi recusada. “Apresentamos uma contraproposta no último dia 27 e não tivemos nenhuma resposta. Mandamos um ofício, inclusive, cobrando uma resposta do governo, e nada disso foi feito. Então, sem previsão para acabar a greve”, disse o presidente do Sisepe. (Jornal do Tocantins)

07 outubro 2016

TOCANTINÓPOLIS: Seca no Rio Tocantins prejudica pesca de ribeirinhos

Bico do Papagaio 6 de outubro de 2016 - de Folha do Bico (Reprodução)
Barcos, canoas e balsas estão encalhados nos bancos de areia que se formaram com a baixa do rio Tocantins, em Tocantinópolis, extremo norte do estado. Os ribeirinhos que estavam acostumados a pescar bem perto da margem precisam percorrer até 200 km para encontrar os peixes. E lamentam poder caminhar em pontos que antes eram cobertos pela água.


O trecho do rio que fica perto da Usina Hidrelétrica de Estreito, no Maranhão, é um dos mais afetados. Os pescadores contam que não encontram mais peixes e que nunca viram o rio assim. “Aqui perto a gente colocava a rede, jogava a tarrafa e conseguia pescar. Hoje como é que coloca rede se o rio está todo seco? O lugar onde a gente pescava conseguimos até caminhar”, disse Valmir.



Alguns precisam do peixe para o sustento da família, como o pescador Aldenor que se prepara para percorrer cerca de 100 km e ficar três dias no rio para encontrar o produto que lhe traz renda. “Agente vai porque a gente depende disso. Depende do rio, depende da pesca, tem que se aventurar e tentar a sorte”, lamentou.

Pedras no meio do rio que antes eram cobertas por cerca de 5 metros de água estão visíveis. Os barqueiros que fazem o transporte de pessoas e veículos para a outra margem do rio também estão sofrendo com a seca. Uma das balsas chegava a fazer 60 viagens por dia e agora fica o dia inteiro sem fazer nenhuma travessia. Os barcos menores ainda conseguem passar, mas precisam tomar cuidado para não bater em bancos de areia ou pedras.




O geógrafo e professor da Universidade Federal do Tocantins, Fábio Pessoa, afirma que, além do longo período de estiagem, a usina é um fator externo que piora a situação do rio. “Sendo pautada como única forma de progresso e de desenvolvimento. Elas vão acarretar em problemas que vão afetar o curso da água, vazão de rios, morte de nascentes e por aí vai”.

A usina hidrelétrica começou a operar em abril de 2011, das oito turbinas apenas duas estão em atividade, o que corresponde a 18% da capacidade total.

O gerente geral do Consórcio de Estreito Energia, João Rezek, diz que a baixa do nível do rio não tem relação com a usina. “A seca é natural do rio Tocantins, ela está influenciando todas as atividades do rio. E a Usina Hidrelétrica de Estreito é apenas uma instalação que utiliza a água que passa pelo rio. Então, neste caso nós estamos atuando na mesma condição que os demais usuários, com o mesmo tipo de prejuízo”.

A esperança dos pescadores que a chuva chegue rápido e devolva toda a vida que o rio Tocantins traz para as famílias da região. (G1)

Municípios do Bico dão exemplo de limpeza durante a votação

Eleições 5 de outubro de 2016 - de Folha do Bico (Reprodução)
As eleições municipais de 2016 foram marcadas positivamente pelo cumprimento da proibição de derrame de santinhos, a grande maioria dos candidatos demonstrou respeito por suas cidades. A prática de sujar as portas dos locais de votação foi deixada de lado por muitos, após intenso trabalho de conscientização junto a eleitores, partidos, coligações e candidatos promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) e pelas Zonas Eleitorais.

Juízes de todas as zonas eleitorais realizaram audiências públicas orientando sobre a proibição do derrame de santinhos. O TRE-TO também realizou a campanha “Eleições Sem Sujeira”. “Estamos felizes com o resultado, o derrame de material impresso é proibido por lei e a conscientização é uma demonstração de respeito por nossas cidades”, afirma a presidente do TRE-TO, desembargadora Ângela Prudente.

Das 5 zonas Eleitorais do Bico do Papagaio, instaladas em Araguatins, Tocantinópolis, Augustinópolis, Xambioá e Itaguatins, não houve derrame de santinho.

Diversas reuniões e audiências foram feitas pelo juízes para conscientizar os candidatos. A medida surtiu efeito.

ABSURDO! PRESIDE DO PT SAMPAIO QUER EXPULSAR MEMBROS MAIS COMBATIVOS!

07/10/2016 - da Redação


OPINIÃO
Minha foto
Prof. Francisco


Li com  certa surpresa e indignação a matéria abaixo do site Folha do Bico em que o Presidente do PT Sampaio, José Inácio de Sousa, pretende expulsar os filiados Coracy Paula de Melo Lopes e Torquato Ferreira Marinho. De imediato considero absurda e descabida tal postura, pois sei que os dois filiados em questão são éticos, combativos, leais e suas histórias e seus atos falam por si.

Acredito que a postura do Presidente José Inácio, do Diretório Sampaio, é absurda e se deve a uma forma de retaliação aos dois por terem defendido candidatura própria nas eleições deste ano e a outros questionamentos. Como, por exemplo, aos que levaram ao cancelamento de decisões do Diretório Sampaio pela Executiva Estadual do Partido. Como se comprova pela matéria a seguir, do site Voz do Bico.

Assim, eu, Professor Francisco, solidarizo-me aos dois companheiros petistas e coloco-me à disposição para auxiliá-los no que couber a fim de comprovar suas condutas ilibadas.

E de pronto, repudio com veemência a atitude do Presidente do Partido em Sampaio.

                                                        Professor Francisco

MATÉRIA VEICULADA SITE FOLHA DO BICO - 06/10/2016.


SAMPAIO: PT abre processo para expulsar filiados infiéis

Bico do Papagaio 6 de outubro de 2016- 90



O Partido dos Trabalhadores (PT), de Sampaio, vai expulsar 2 filiados considerados infiéis. O presidente municipal da legenda, José Inácio de Sousa, confirmou que existem processos que já tramitavam na Comissão de Ética. “Agora, recebemos mais um que podem resultar em penas como suspensão, multa ou expulsão.”, adiantou.

De acordo com José Inácio, o assunto já foi tratado em reuniões da executiva. Ficou definido que o filiado que não votou em nenhum candidato do PT ou pede para sair ou será expulso sumariamente.

Ele citou o caso de dois filiados que serão expulsão sumaria, são Coracy Paula de Melo Lopes e Torquato Ferreira Marinho. “São fatos que não tem mais o que discutir. Eles serão expulsos.”, afirmou José Inácio. O presidente disse que o diretório já debateu o assunto e estão vendo, com a Comissão de Ética, os casos para punição conforme as acusações contra os filiados, desde as últimas eleições. (Ascom)
  
MATÉRIA DO SITE VOZ DO BICO - 29/07/2016

Executiva Estadual do PT cancela decisão do Diretório Municipal e nomeia Comissão para acompanhar futuras deliberações

29/07/2016 08h52 | Atualizado em: 29/07/2016 11h36
Imagem: Internet

A decisão pode afetar futuras composições política para estas eleições

SAMPAIO - Nesta quinta-feira (28.07), a Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores após reuniões e deliberações aprovaram Resolução que cancela o encontro Municipal de Tática Eleitoral do PT do município de Sampaio, ocorrido e 03 de julho, que entre outras coisas decidiram apoiar e deliberar sobre uma possível coligação com o PR, do pré-candidato a prefeito Armindo Cayres, inclusive indicando o nome do candidato a vice-prefeito.

O recurso foi impetrado pela professora Coracy Paula, que é pré-candidata a prefeita e se sentiu prejudicada com o que foi decidido pelo Diretório Municipal. Confome o que foi deliberado, será feito um novo Encontro de Táticas Eleitorais e foi nomeado quatro pessoas que acompanharão o processo.

Veja abaixo na íntegra a resolução da Executiva Estadual do PT

05 outubro 2016

SÃO MIGUEL-TO / ELEIÇÕES 2016

Resultado de imagem para eleição 2016

Resultados – Candidato a Prefeito
Candidato/Partido/Número
Votos
Elisangela - PR - 22 - ELEITO
2758
Dino - PSD - 55
2485
Valdo - PV - 43
933


Resultados – Candidato a Vereador
Candidato
Partido
Número
Votos
Neila Paixão ELEITO
PROS
90123
452
Yanes ELEITO
PSD
55555
406
Consola ELEITO
PTN
19123
333
Osmazinho ELEITO
PV
43111
290
Dasiree Borba ELEITO
PP
11111
263
Nari ELEITO
PR
22322
246
Junior da Nizete ELEITO
PMDB
15123
233
Murilo ELEITO
PV
43192
222
Nonatinho ELEITO
PTN
19244
135
Franomar
PSDB
45123
227
Irmão Dejacy
PROS
90000
215
Mauro Fragoso
PT
13333
206
Renildo
PV
43123
194
Engenheiro Eduardo
PMDB
15015
185
Irmã Ildenir
PV
43333
178
Rafa Tubarão
PV
43222
168
José Garcia
PT
13456
133
Kleriston da Saúde
PRTB
28888
127
Galvão
PSD
55123
123
Paulo Franco
PR
22111
110
Espoca
PR
22123
103
Angelica
PPS
23333
95
Irmão Francisco
PMDB
15111
93
Zé da Neuma
PV
43113
93
França da Vila Barreto
PRTB
28123
83
Marcia do Toni
PV
43620
82
Fernando Alves
PT
13111
81
Nandin
PMDB
15000
75
Kaka
PT
13100
75
Edesio
PR
22222
74
Deuza
PPS
23111
70
Apolo
PR
22022
68
Igo da Bela Vista
PSB
40123
58
Ray Flores
PR
22133
56
Irmã Rita
PV
43777
50
Gongo Mototaxi
PV
43345
46
Tinenen
PV
43555
41
Jaqueline Coelho
PPS
23263
39
Sâmia
PRB
10111
31
Professor Francisco
PT
13123
27
João do Mirim
PTB
14123
25
Vandeler Mototaxi
PV
43610
23
Nicole
PR
22333
22
Hermes de Freitas
PRB
10222
22
Helio do Sindicato
PROS
90013
17
Katia
PR
22555
10
Adriano Segurança
PROS
90456
9
Kelly
PRP
44444
9
Camila
PRP
44222
9
Nega do Paulo Leite
PMDB
15333
4