03 setembro 2016

Praça dos Girassóis é eleita símbolo da Capital

02/09/16 16:55 | Atualizado em: 02/09/16 16:55  - de Portal Stylo (Reprodução)
A Praça dos Girassóis é o símbolo de Palmas, de acordo com enquete lançada pela TV Anhanguera e pelo G1 Tocantins, que recebeu 125 mil votos no total. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira, 1º de setembro, dando à Praça a vitória com 58.224 votos, 46,36% do total apurado.

A preferência popular é justificada. Casa dos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário, local preferido dos esportistas anônimos, abrigo para eventos culturais e de lazer, a Praça dos Girassóis é considerada a segunda maior praça pública do mundo, com cerca de 570.000 m², menor apenas que a Praça Merdeka, em Jacarta, Indonésia. Abriga o Palácio Araguaia; secretarias de Governo; o Tribunal de Justiça do Estado; a Assembleia Legislativa; o Memorial Coluna Prestes, projetado por Oscar Niemeyer; o monumento dos 18 do Forte; além de uma infinidade de árvores típicas preservadas durante a construção. Sua localização não é aleatória, a praça está no centro geodésico do Brasil.

Também encontra-se na Praça o primeiro marco histórico e religioso da capital tocantinense, a cruz de Pau-brasil, fincado no dia 1º de maio de 1989 na área onde seria construída a Praça dos Girassóis, e onde se rezou a primeira missa. O local ainda contém vários outros monumentos, como a Rosa dos Ventos, desenhada no chão em pedras portuguesas, a Fonte Luminosa, o Relógio do Sol, a Praça Krahô e o monumento aos 18 do Forte de Copacabana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.