26 julho 2017

CNH-e, a carteira de motorista digital, começa a valer em fevereiro de 2018

Em 26/07/2017 11:43 | Mateus Mognon | @supermognon - Adrenaline.Uol (Reprodução)
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou que a Carteira de motorista poderá ser utilizada em versão digital a partir de fevereiro de 2018, tendo a mesma validade que o documento impresso.

A CNH-e, carteira nacional de habilitação eletrônica, será gerada via aplicativo, com verificação digital e leitura por QR Code. 

O objetivo do projeto é modernizar a carteira de motorista atual para trazer mais comodidade. Mas, para manter a segurança do novo sistema, é necessário dar suporte técnico com criptogradia avançada, o que justifica a demora da implementação da nova tecnologia.

“Estamos dando um passo à frente, desburocratizando o processo. Há um conjunto de padrões técnicos para suportar um sistema criptográfico que assegura a validade do documento. Com isso, quem esquecer a CNH em casa não estará sujeito a multa e a pontos na carteira. Basta apresentar o documento digital”
- Bruno Araújo, ministro das Cidades
 
Para ativar a versão digital da CNH, o motorista precisará fazer um cadastro no site do Denatran, ou diretamente numa unidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O login será ativado com um e-mail de verificação.

A CNH-e também contará com um código PIN e um sistema de bloqueio no site do Denatran, caso o smartphone com aplicativo cadastrado seja roubado. A CNH poderá ser salva para visualização offline e será verificada pela polícia através de um leitor de código QR.

É importante ressaltar que a CNH impressa continuará sendo emitida mesmo com a chegada da versão digital, que será lançada em fevereiro do ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.