03 julho 2017

ENCCEJA - CERTIFICAÇÃO PARA ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Em 03/07/2017 - De Pronatec (Reprodução)

O que é Encceja?

Mas afinal: o que é Encceja? O Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos é um exame feito de forma totalmente gratuita com participação voluntária. A ideia desta prova é oferecer para jovens e adultos que moral no Brasil ou no exterior a oportunidade de finalizar seus estudos formais.

Encceja Inscrições
O período de Encceja Inscrições não é obrigatório para todos os brasileiros. Isto é, os candidatos fazem seu cadastro de forma voluntária e totalmente gratuita. O Exame é voltado para todos os jovens e adultos que, dentro da idade apropriada, não terminaram os seus estudos.

O Inep Encceja exige, porém, alguns pré-requisitos básicos. É necessário ter idade mínima de 15 anos de idade no dia da realização da prova, por exemplo. Isso funciona para quem pretende ter certificação de nível fundamental. Para conclusão de Ensino Médio essa idade aumenta para 18 anos de idade.

Para o Encceja 2017 estão sendo feitos os preparativos através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para a realização do Exame que será aplicado, necessariamente, no segundo semestre.

O edital Encceja 2017 já lançou as principais datas para os interessados em fazer as inscrições. Confira:
Inscrições Encceja Brasil: estarão abertas entre os dias 7 e 18 de agosto;
Inscrições Encceja Exterior: estarão abertas do dia 3 a 17 de julho;
Data Prova Encceja Brasil: 8 de outubro (no turno da manhã e da tarde);
Data Prova Encceja Exterior: Aplicação no dia 10 de setembro;

O que cai no Encceja 2017: segundo o Inep, a prova deverá ter as mesmas bases do Enem. O edital (Brasil) com todas as informações será publicado no dia 24 de julho, já o edital (Exterior) no dia 30 de junho.

Confira o cronograma Encceja 2017 e acompanhe as datas do Exame.
Encceja Resultado
É através do Encceja resultado que todos os candidatos poderão capacitar-se e garantir o seu certificado de Ensino Médio. Já que as provas deverão ser realizadas no segundo semestre de 2017, os resultados do Encceja devem sair entre no mês de dezembro. 

Todos os interessados em obter os diplomas deverão acertar, no mínimo, 50% das provas específicas e da redação para garantir a certificação.

A emissão de todos os Documentos Certificadores (Certificado e Declaração de Proficiência) são de inteira responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação, que possuem total acordo do Inep ao assinar o Termo de Adesão ao Encceja.

Matérias Encceja
É importante lembrar que as matérias Encceja podem mudar depois da divulgação no edital que será lançado em julho de 2017. De acordo com o site do Inep, as provas constituem o seguinte formato:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação;
Matemática e suas Tecnologias;
Ciências Humanas e suas Tecnologias;
Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Essas disciplinas citadas acima devem ser mantidas já que o Inep divulgou que as provas para certificado de Ensino Médio seguirão as mesmas bases do Enem.

Todas essas áreas do conhecimento escolhidas para a prova do Encceja foram selecionadas de acordo com o currículo da Base Nacional Comum, seguindo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Poderão haver mudanças na próxima edição da prova.

Veja como estudar para o Encceja 2017, conclua o ensino fundamental e médio através do exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.