19 novembro 2013

Relatório do TCU aponta falhas em 12 hospitais

Publicação: 18/11/2013

Extensa fila para cirurgias eletivas, condições físicas e equipamentos inadequados, quantidade insuficiente de profissionais, controle de estoque precário e diversas falhas na compra de medicamentos. Esses são apenas alguns dos problemas apontados por uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) feita em 12 dos 19 hospitais públicos do Tocantins, durante os meses de agosto e setembro deste ano.

A auditoria é base de um relatório sistêmico da saúde do Estado, que fez um diagnóstico da rede hospitalar. O documento foi enviado para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Conselho Estadual de Saúde de Tocantins, Conselho Regional de Medicina (CRM) e ao Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Tocantins. Segundo o acórdão, cada órgão deve adotar medidas que julgar cabíveis aos problemas.

O relatório constatou todos os problemas que pacientes e profissionais vêm enfrentando nos hospitais. Verificou-se uma quantidade reduzida de leitos de UTI, além de uma longa fila para a realização de cirurgias eletivas. Em setembro eram 1.051 pessoas esperando o procedimento.

Exceto o Hospital Geral de Palmas (HGP), todos os outros visitados foram considerados inadequados ou precários quanto à estrutura e manutenção dos equipamentos. Segundo o relatório, a falta de controle de estoque de medicamentos aumenta o risco de desvios. Foram visitados ainda os hospitais Materno Infantil e Regional de Porto Nacional, e os regionais de Araguaína, Dianópolis, Gurupi, Miracema, Paraíso, Dona Regina (Palmas), Arraias, Guaraí e Augustinópolis.
Em nota, a Sesau informou que está investindo mais de R$ 450 milhões em obras de infraestrutura e está fazendo mutirões para reduzir a fila de espera por cirurgias e que, desde setembro, está usando novo programa para compra de medicamentos.

Relatório

O relatório de 90 páginas traz várias irregularidades verificadas dentro dos hospitais. Dentre elas, a falta de UTIs, falhas na compra de medicamentos e problemas na estrutura das unidades. (Jornal do Tocantins)

(Folha do Bico - Postado por Agência Araguaia CAPC em 18 de novembro de 2013 em Tocantins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.