11 novembro 2013

90 pacientes aguardam vagas em corredores do HGP

28036-hgp-no-foco-das-discussoes-na-al
Ao ser anunciado como uma medida paliativa para comportar pacientes do Hospital Geral de Palmas (HGP), o hospital de campanha, como está sendo chamada a enfermaria provisória, tinha previsão de estar pronto em 20 dias. Quarenta e cinco dias depois do anúncio, a estrutura ainda não foi entregue e não está concluída. Enquanto isso, os corredores do hospital continuam cheios. Nesta quinta-feira, 7, havia 90 pacientes aguardando vagas no HGP.
A construção da enfermeira foi anunciada no dia 23 de setembro, mesmo dia do anúncio d a reforma e ampliação do HGP. A estrutura vai oferecer 100 leitos de enfermaria para desobstruir os corredores. A tenda foi locada de forma emergencial pelo valor total de R$ 462 mil, no período de seis meses.
No entanto, a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) afirmou estar realizando licitação para que a estrutura permaneça no local durante toda a reforma do HGP, prevista para ser concluída em março de 2015.
Estrutura
No local da tenda branca que está sendo montada ao lado do HGP, é dividido em dois compartimentos: ala feminina e masculina. Segundo informou a diretora Administrativa do hospital, Renata Duran, cada ala terá o total de 50 leitos e uma enfermaria com espaço de descanso para os profissionais. Todo o espaço contará com apenas quatro banheiros: dois para a ala feminina e dois para a ala masculina. Foi possível observar vários extintores de incêndio.
Outra observação sobre o espaço é que não há uma saída de emergência distinta da entrada. As placas de saída apontam para a entrada do local.
De acordo com o major Peterson Queiroz de Ornelas, diretor de Serviços Técnicos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, a estrutura deve ser avaliada para ver a questão da saída de emergência. “Não dá para fazer uma avaliação sem vistoriar a estrutura”, disse.
Outro lado
Em nota, a SESAU informou que a enfermaria está em fase de acabamento estrutural. A previsão é que a estrutura provisória fique pronta em 20 dias. Conforme a assessoria, a demora na entrega se deve a questões burocráticas. Além disso, ainda falta a construção de uma conexão da estrutura com o HGP, instalação dos equipamentos de ar-condicionado, entre outras coisas. (Jornal do Tocantins)
De: Folha do Bico - Postado por Agência Araguaia CAPC em 8 de novembro de 2013 em Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.