17 novembro 2014

Trabalho temporário de fim de ano torna-se alternativa de emprego

De: Primeira Página - 17/11/14 09h26
O final do ano costuma ser a época de maior movimento no comércio
O final do ano costuma ser a época de maior movimento no comércio
As datas comemorativas de fim de ano intensificam as vendas do comércio. O movimento das lojas chega a dobrar neste período e para atender à demanda, muitas empresas apostam em contratações temporárias. Em Palmas, segundo informações do presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL), Davi Gouveia, este ano a expectativa é que as contratações aumentem uma média de 5% a 10%, se comparado ao mesmo período do ano passado. “Essa é nossa aposta”, conta o presidente.

Segundo um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas nas capitais brasileiras, 53% dos empresários já contrataram ou pretendem contratar trabalhadores temporários neste fim de ano. Ainda segundo o levantamento, 46% das funções mais procuradas pelas empresas são de vendedor e balconista. Mais as vagas para garçon, estoquista, repositor, e auxiliar de limpeza e cozinha também oferecem boas chances. E para quem consegue uma dessas vagas, as chances de passar de funcionário temporário para permanente são consideráveis.

“A possibilidade de permanecer no mercado é grande. São pessoas preparadas para o mercado, sangue novo na empresa, muitas vezes dando sugestões inovadoras, estão mais motivadas. Permanecer no mercado, depende somente da pessoa”, explica o presidente da CDL Palmas, Davi Gouveia.


Davi Gouveia preside a Câmara de Dirigentes Lojistas

Ainda de acordo com Gouveia, as contratações temporárias iniciam agora no fim deste mês, início de dezembro. “A medida que a economia vai evoluindo, as vendas vão aumentando, é ai que o empresário vai sentindo a necessidade de contratação e aumentar seu quadro de funcionários”.

Candidatos estão otimistas com as oportunidades

Há três meses Shirley Aparecida, vendedora, procurava uma oportunidade de trabalho. Agora com as contratações temporárias conseguiu uma vaga.  “Já tem uns três meses que estava procurando trabalho. Dai procurei a loja e deixei meu curriculo. Uma semana depois me chamaram para fazer entrevista e fui contratada. Estou muito feliz. Minha expectativa é que essa vaga temporária se torne permanente”, conta sorridente.


Shirley Aparecida conseguiu vaga de vendedora

Já Alexandre Gomes, vendedor, ainda está na busca por uma dessas vagas temporárias. Segundo ele, já deixou vários currículos nas lojas do comércio local. “Estou otimista que ainda vão me chamar para trabalhar neste fim de ano. Fiz vários cursos de atendimento ao público, tenho bom conhecimento de informática. Estou preparado para o mercado”, diz Alexandre. Quem já conquistou uma vaga, agora se esforça para passar de temporário para permanente. “Vou fazer o melhor que posso para permanecer no emprego”, conta Shirley.

Empresários afirmam já terem iniciado as contratações

A empresaria Léia Batista, conta que já contratou quatro novos funcionários, e deve contratar mais seis no início de dezembro. “Estamos com uma expectativa um pouco menor que a do ano passado, porque este foi um ano difícil, ano de Copa do Mundo, de eleição, demissão do funcionalismo público. Então, não se espera um crescimento muito grande nas vendas, mas vamos contratar 10 novas pessoas para o fim de ano”, frisa Léia.


Empresária Léia Batista vai contratar 10 pessoas

SINE indica vagas de emprego

Outra boa oportunidade para aqueles que querem entrar no mercado de trabalho, são as vagas oferecidas no Sistema Nacional de Emprego de Palmas (Sine Municipal), que hoje disponibiliza centenas de vagas. Os interessados devem se dirigir à sede do Sine Municipal localizada à quadra 104 Sul, Rua SE 11, Lote 36, atrás do Supermercado Big Centro.

Segundo informações do Sistema, há vagas para várias áreas de atuação, sendo que para operador de telemarketing, servente de obras, auxiliar de linha de produção, vendedor de consórcio, açougueiro, operador de caixa, entre outros. Os candidatos interessados devem levar Carteira de Trabalho e número do Programa de Integração Social (PIS).

O horário de atendimento do Sine Municipal é das 8 às 18 horas, de segunda-feira a sexta-feira. É válido ressaltar que de acordo com a procura, as vagas podem ser preenchidas ou expirarem a qualquer momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.