07 outubro 2014

Sesi pesquisa saúde de mais de 700 trabalhadores

07/10/2014 14h09 - De: Portal Stylo

Priscila Cavalcante
Problemas na coluna ou costas (15,9%), obesidade (10,9%) e colesterol elevado (10,2%) são algumas das principais doenças crônicas que acometem o trabalhador da indústria de oito empresas tocantinenses participantes segundo o Diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida (DSEV), pesquisa realizada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) em oito empresas de Palmas.
 
O DSEV envolve análise do estilo de vida do trabalhador por meio do circuito de saúde (que envolve aferição de pressão, peso, teste de glicemia e avaliação da saúde bucal) e aplicação de questionários levantando questões socioeconômicas e psicológicas, aplicados de março a julho de 2014 neste grupo.  As atividades são agendadas e desenvolvidas na própria empresa por uma equipe que inclui um técnico pesquisador, um enfermeiro e um odontólogo.
 
Os resultados gerais do Diagnóstico foram conhecidos pelos representantes das empresas participantes nesta terça, 7, na Unidade do SesiI. Na apresentação, realizada pela supervisora de Responsabilidade Social Empresarial da instituição, Adriana Marques, foi destacada a possibilidade do desenvolvimento de ações focadas e mais eficazes na melhoria do estilo de vida do trabalhador, principal causa das doenças crônicas identificadas na pesquisa.
 
Já com o relatório individual entregue às empresas participantes, a gestora de Recurso Humanos da construtora M&V, Cyntia de Miranda, falou sobre a preocupação a empresa com a saúde do trabalhador. “Nosso interesse é avaliar como está a saúde nossos colaboradores. Nós estamos tentando levar uma nutricionista para a empresa para trabalhar a alimentação dos trabalhadores que nos observarmos que não é saudável e o relatório veio confirmar isso”, avaliou.
 
Outras empresas também já desenvolveram ações específicas após conhecerem o estilo de vida de seus trabalhadores por meio do relatório do DSEV, conforme explica a gerente da Unidade Sesi Palmas, Patrícia Nascimento. “Já tivemos retorno de que empresas que já participaram estão deflagrando campanhas educativas com seus colaboradores para que deixem o hábito de fumar após constatarem um alto índice entre seus trabalhadores”, destacou a gerente.
 
A pesquisa contou com o apoio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e pode ser solicitada gratuitamente entrando em contato com a equipe de saúde do SESI por empresas industriais, obedecendo a periodicidade de 2 anos da última participação. Contatos SESI: Araguaína (63) 3413-6652, Gurupi (63) 3315-3305 e Palmas (63) 3228-8822/8806.
 
Participaram da pesquisa as empresasDisbrava Veículos, Kenerson, M&V Construtora, Pedreira Anhanguera, Precil - Pré Moldados, Araguaia Motors, Tocantins Indústria e Retífica Bandeirantes.(Fieto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.