Publicado em: 20/11/2013 - 18:18
O Grupo Tático Aéreo do Maranhão (GTA), órgão vinculado a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), deu início, nesta quarta-feira (20), ao II Seminário de Segurança Operacional. O fórum de discussão, que ocorre no Auditório do Parque Botânico da Vale, em São Luís, reúne cerca de 70 profissionais das polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e ainda todo o corpo técnico que integra o grupamento. Participam ainda do evento, profissionais da Força Aérea Brasileira (FAB). Durante o seminário, os participantes receberão treinamentos aéreos de segurança pública e de defesa civil e suas peculiaridades.
Na abertura do evento, o secretário de Estado de Segurança Pública, Aluisio Mendes, destacou a importância da segurança operacional e da formação de uma cultura de prevenção que tenha identidade do voo policial e de resgate. “Hoje, temos um grupamento referência no que tange a segurança de voo. Temos mais de 20 mil horas voadas sem o registro de nenhum acidente ou incidente grave. Esse é um dado extremamente relevante e resultado do empenho do nosso quadro técnico e operacional e da nossa responsabilidade em prestar um bom serviço”, comentou.
Já Delcimar Oliveira, comandante do Grupamento, reforçou que a segurança operacional é uma das principais bases do GTA e que diariamente tem se empenhando em permanecer no nível zero de acidentes. “Este seminário é mais um espaço no qual podemos aperfeiçoar e discutir pontos referentes à segurança operacional. Nosso intuito é permanecer em completo estado de alerta. Estamos até hoje sem grandes registros e continuaremos trabalhando para manter esse grau de excelência”, frisou.
A palestra de abertura foi proferida pelo piloto Pedro Loiola, do GTA/MA, que tratou do tema: “As razões da prevenção de Acidentes Aeronáuticos e os perigos da Aviação Policial e de resgate”. De acordo com o palestrante com o avanço tecnológico foi necessário à criação de uma legislação que regulasse a avião e que prevenisse os acidentes. Para ele, a prevenção tem que está presente em todas as instituições que trabalham com aviação sejam elas de segurança pública ou não.
Ainda no primeiro dia de seminário, foram abordados assuntos como “Dinâmica da Tripulação”, “Consciência Situacional” e “Prevenção na Manutenção”. Prestigiaram ainda a cerimônia, o secretário-adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos, Laércio Costa e o capitão-aviador da FAB, Fernando Curvo Santos.
Programação Dia 21/11/2013
9h- 10h- Cmte. Kerlington- O Treinamento como Defesa na Prevenção de Acidentes
10h- 10h30 – COFFEE BREAK
10h30- 11h30 – Cmte. Leonardo Aranha- Serviço Aeropolicial: Tripulante
11h30- 12h- Encerramento e entrega de certificados
12h – Almoço/ Coquetel de Encerramento
(Jornal Pequeno)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.