11 novembro 2013

Imperatriz recebe evento de lançamento oficial da campanha contra a febre aftosa

A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Sagrima) e o Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), realizaram na manhã da última quinta-feira (7) o lançamento oficial da 2ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Maranhão. O lançamento aconteceu no auditório do Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, em Imperatriz, e reuniu criadores da região tocantina.
“Esse evento é para celebrar a conquista da zona livre de febre aftosa, mas, principalmente, para dizer aos criadores que a obrigatoriedade da vacinação continua, assim como acontece com quase todos os estados brasileiros que possuem esse status sanitário”, explicou o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo.
O município de Imperatriz foi escolhido para sediar o lançamento oficial da campanha por ser o centro de um polo pecuário do estado. Somente Imperatriz, de acordo com dados da AGED-MA, possui um rebanho de mais de 100 mil cabeças de bovinos e bubalinos. Se forem considerados os municípios que integram a Unidade Regional da AGED Imperatriz, que inclui 15 cidades, o rebanho ultrapassa 1,2 milhão de cabeças, ou seja, quase 17% do rebanho total do estado, que é de 7.508.400 cabeças de bois e búfalos.
“Temos uma grande responsabilidade em nossas mãos, que é continuar cumprindo com nosso dever de vacinar nossos rebanhos”, destacou o presidente do Sindicato Rural de Imperatriz, Sabino Costa. Além dele, participaram do evento o Superintendente Estadual do Banco do Brasil, João Batista Ayres, o presidente da Câmara de Vereadores de Imperatriz, Hamilton Miranda, a chefe da Unidade Regional da AGED em Imperatriz, Teresa Satiko, e pecuaristas da região.
Após o encerramento da solenidade o secretário Cláudio Azevedo e o presidente do Sinrural, Sabino Costa, realizaram a vacinação contra a febre aftosa de parte do rebanho presente no Parque de Exposições.
O período oficial da campanha de vacinação contra a febre aftosa é de 1 a 30 de novembro. Após esse prazo, os criadores ainda terão mais 15 dias paracomprovar a imunização de seus rebanhos nos escritórios da AGED.
O criador que não vacinar o rebanho ou não comprovar a imunização está sujeito e multas e ficará impedido de movimentar o rebanho fora da área da propriedade.

De: Folha do Bico - Postado por Agência Araguaia CAPC em 8 de novembro de 2013 em Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.