08 novembro 2014

Mais de 1.600 sabatistas participaram do ENEM 2014 em São Luís

ADVENTISTAS »
Candidatos foram à Justiça para mudar horário de realização no ano passado. Sabatistas devem chegar no mesmo horário que os demais.

Publicação: 08/11/2014 17:33 Atualização: 08/11/2014 17:55 - O Imparcial

 (Glória Barreto)
 
De acordo com Valney Oliveira coordenador da aplicação do ENEM no estado,este ano o Maranhão conta com 107.354 alunos inscritos. Em São Luís foram 1680 sabatistas inscritos, e todos ficarão aguardando o horários especial de sua prova em local reservado para este grupo.Eles entram para realizar as provas junto com os demais alunos, mas só recebem a avaliação depois das 19 horas (horário de Brasília).Por motivos religiosos, os sabatistas tem o direito não fazerem a prova no horário do sábado, que segundo suas crenças encerra-se na hora do por do sol, conforme os dias bíblicos da criação contidos em gênesis. vale ressaltar que as provas serão aplicadas no Ceuma do bairro do Anil para os sabatistas inscritos no exame deste ano.
 
O edital divulgou ainda que os candidatos informantes da opção 'guardador de sábado por motivo religioso' terão os mesmo deveres de qualquer candidato como a proibição de portar qualquer material para consulta ou comunicação, levar o material específico para prova, entre outros.

O número de sabatistas inscritos no País este ano para a realização do exame é menor do que 2013. Ao todo, 69.396 mil candidatos realizarão a prova em 2014. No ano passado, o número de inscritos passou dos 90 mil. “Não deixa de ser um momento de reflexão e muito especial para nós que somos adventistas. Aproveitamos para fazer orações e esperamos que dê tudo certo. Na hora de responder as questões vou tentar manter a concentração, quesitos que todos os candidatos devem ter. Me sinto feliz de morar em um país que respeite a minha religião e nos dê a opção de fazer a prova desse jeito.",comenta a estudante Arianne Dias, de 18 anos. 

Calendário das provas

Assim como nos anos anteriores, o Enem ocorrerá em dois dias seguidos. No sábado, dia 8 de novembro, os participantes farão as provas de ciências humanas e ciências da natureza, das 13h às 17h30 (horário de Brasília). No domingo, dia 9 de novembro, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação. Nessa data, o tempo do exame será mais longo, entre 13h e 18h30 (horário de Brasília).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.