17 novembro 2014

Como economizar água em casa

17/11/14 09h36 - De Jornal Primeira Págiina
Professora do curso de Gestão em Condomínios do UDF orienta como não desperdiçar água neste momento delicado de escassez
São Paulo, novembro de 2014 – São Paulo vive atualmente a pior seca dos últimos 70 anos, com o nível do Sistema Cantareira baixíssimo, comprometendo assim o abastecimento da maior parte da cidade. Outros estados do Brasil também vivem essa escassez de água.

Segundo a ONU, o consumo de água ideal por pessoa é de 110 litros por dia. No Brasil, a média é de 167 litros, enquanto, no Estado de São Paulo, a média é de 193 litros. Atualmente, muitos moradores de diversos estados do país sofrem pela falta de água nas torneiras. Diante dessa crise hídrica, Landejaine Maccori, coordenadora do curso de Gestão em Condomínio do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), fornece seis dicas estratégicas de como evitar o desperdício.

Hora do Banho
Banho de 15 minutos? Vale ser repensado. O banho deve ser rápido. Cinco minutos são suficientes para higienizar o corpo. A economia é ainda maior se o registro for fechado ao se ensaboar. A água que cai do chuveiro também pode ser reaproveitada para lavar a roupa ou qualquer outra atividade da casa. Para isso, deve-se colocar um balde ou bacia embaixo para armazenar o volume.
Banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água. Se fecharmos o registro, ao se ensaboar, e reduzimos o tempo para 5 minutos, o consumo cai para 45 litros. No caso de banho com chuveiro elétrico, também em 15 minutos com o registro meio aberto, são gastos 45 litros na residência. Com os mesmos cuidados aplicados com o banho de ducha, o consumo cai para 15 litros.

Ao escovar os dentes
Se uma pessoa escova os dentes em cinco minutos com a torneira não muito aberta, são gastos 12 litros de água. No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e ainda enxaguar a boca com um copo de água, consegue-se economizar mais de 11,5 litros de água.

Na cozinha
Ao lavar a louça, primeiro limpe os restos de comida dos pratos e panelas com esponja e sabão e, só aí, abra a torneira para molhá-los. Ensaboe tudo que tem que ser lavado e, então, abra a torneira novamente para novo enxágue.
Numa casa, lavando louça com a torneira meio aberta em 15 minutos, são utilizados 117 litros de água. Com a economia, o consumo pode chegar a 20 litros. Uma lavadora de louças com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres gasta 40 litros. O ideal é utilizá-la somente quando estiver cheia.
Na higienização de frutas e verduras utilize cloro ou água sanitária de uso geral (uma colher de sopa para um litro de água, por 15 minutos). Depois, coloque duas colheres de sopa de vinagre em um litro de água e deixe por mais 10 minutos, economizando o máximo de água possível.
Você sabia que, ao se utilizar um copo de água, são necessários pelo menos outros dois copos de água potável para lavá-lo? Por isso, combata o desperdício em qualquer circunstância.

Lavar Roupa
Junte bastante roupa suja antes de ligar a máquina ou usar o tanque. Não lave uma peça por vez. Caso use lavadora de roupa, procure utilizá-la no máximo três vezes por semana. A lavadora de roupas com capacidade de 5 quilos gasta 135 litros. O ideal é usá-la somente com a capacidade total.
Se na sua casa as roupas são lavadas no tanque, deixe as roupas de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar. Use água nova apenas no enxágue.

No tanque, com a torneira aberta por 15 minutos, o gasto de água pode chegar a 279 litros. O melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque para ensaboar e manter a torneira fechada.

Área de serviço os (?) externas
Ao lavar a roupa, aproveite a água do tanque ou máquina de lavar e lave o quintal, área de serviço ou a calçada, pois a água já tem sabão.

Jardim e Piscina
Use um regador para molhar as plantas, em vez de utilizar a mangueira. Ao molhar as plantas durante 10 minutos o consumo de água pode chegar a 186 litros. Para economizar, a rega durante o verão deve ser feita logo cedo ou à noite, o que reduz a perda por evaporação.nNo inverno, a rega pode ser feita em dias alternados, pela manhã. Mangueira com esguicho revólver também ajuda. Assim, pode-se chegar a uma economia de 96 litros por dia.

Se você tem uma piscina de tamanho médio exposto ao sol e à ação do vento, ocorre uma perda de aproximadamente 3.785 litros de água por mês por evaporação, o suficiente para suprir as necessidades de água potável (para beber) de uma família de quatro pessoas por cerca de um ano e meio aproximadamente, considerando o consumo médio de 2 litros / habitante / dia. Com uma cobertura (encerado, material plástico), a perda é reduzida em 90%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.