07 setembro 2014

Estado diz que sistema de educação é 'bom', apesar de baixa nota no Ideb

06/09/2014 16h46 - Atualizado em 06/09/2014 16h46 - G1 

A avaliação do Tocantins no ensino médio foi a pior desde 2007.

Inserção de alunos de outros estados é uma das causas, disse secretaria.

Jesana de Jesus
Do G1 TO
Apesar do mal desempenho do Tocantins no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principalmente no ensino médio, a subsecretária estadual de educação, Jucylene Borba, disse que o sistema educacional no estado é considerado “bom” e que 80% dos alunos da universidade federal são das escolas públicas do estado. Ela teve cautela ao falar sobre os fatores que propiciaram a piora na avaliação dos alunos e disse que uma das causas é a inserção de estudantes de outros estados nas escolas do Tocantins.
Secretário executivo da Educação, Joneidson Marinho (esq.), subsecretária estadual de educação, Jucylene Borba e o coordenador de Avaliação de Ensino, Emerson Soares (Foto: Jesana de Jesus/G1)
Secretário executivo da Educação, Joneidson
Marinho (esq.), subsecretária estadual de educação,
Jucylene Borba e o coordenador de Avaliação de
Ensino comentaram a nota do TO no Ideb
Emerson Soares (Foto: Jesana de Jesus/G1)
Segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira (5), o estado obteve 3,3 pontos na avaliação do ensino médio, o pior resultado desde o ano de 2007, quando o Tocantins obteve 3,2 pontos. Com a nota, o estado também ficou abaixo da meta estipulada pelo MEC, que era de 3,9. A média do ensino fundamental II (8º ano e 9º ano) que foi de 3,9 também ficou abaixo da média nacional, de 4,1.

“O estado acolhe alunos de diversas partes do país, principalmente dos estados vizinhos. A gente não acompanhou como foi o aprendizado deste aluno. Às vezes é feita a aceleração da aprendizagem deste aluno e nem sempre ele está em condições de ingressar na parte seguinte”, reafirmou o secretário executivo da Educação, Joneidson Marinho.

A Secretaria de Educação do Estado disse ainda que seria necessário avaliar cada unidade em particular para verificar o que interferiu na média do Ideb. Mas afirmou que “o aumento da demanda do ensino noturno, que trata de uma clientela trabalhadora que já chega na escola cansada” também pode ter influenciado nos resultados, bem como a inserção de escolas indígenas na avaliação.

O Estado acredita que o salário dos professores não influenciou na média, mas que é necessário investir na “formação continuada de professores, na ampliação das escolas de tempo integral e na formação adequada dos diretores para conduzirem o trabalho pedagógico e não só o administrativo”, segundo a subsecretária.

O Tocantins só obteve desempenho favorável nos anos iniciais do ensino fundamental, que compreendem o 4ª e o 5º ano, com uma média de 5,1 pontos, sendo que em 2011 a nota foi de 4,9.

Entre as 27 Unidades Federativas, o resultado da avaliação do ensino médio coloca o Tocantins na 16ª colocação. Na região Norte, o Tocantins ficou com nota inferior aos estados do Acre, Rondônia e Roraima.

Ideb
O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública. Foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil, em uma escala de 0 a 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.