Fonte: Primeira Página - 11/05/14 15h49
Faltando 40 dias para iniciar o prazo das convenções partidárias para homologar as candidaturas, que ocorre de 20 a 30 de junho, pesquisa do Instituto Vope/Primeira Página apurou a preferência do eleitor de Palmas para governador do Tocantins. O quadro é de empate entre o deputado estadual Marcelo Lelis, do PV e o ex-governador Marcelo Miranda, do PMDB. Lelis tem 24% das intenções de voto na Capital, e Miranda, 22%.
A margem de erro da pesquisa que entrevistou 750 eleitores em Palmas, é de 3,5% para mais ou para menos. O número do registro no Tribunal Regional Eleitoral é 00003/2014. Em terceiro lugar na preferência do eleitor, está o deputado federal Júnior Coimbra, do PMDB, apontado por 11% dos entrevistados. A senadora Kátia Abreu, também do PMDB, está na quarta posição,
com 10%.
Em quinto lugar, surge o ex-secretário de Relações Institucionais do governo, Eduardo Siqueira Campos, do PTB, com 8% das intenções de votos. Ele é seguido pelo atual governador Sandoval Cardoso, do SDD, apontado por 6% dos eleitores
entrevistados.
O ex-governador Siqueira Campos, do PSDB foi lembrado por 4%; o empresário Roberto Pires, do PP tem 3%, seguido do senador Ataides Oliveira, do PROS, que recebeu 2% das indicações e por último, aparece o Procurador Federal Mário Lúcio Avelar, do PPS, indicado por 1%. Os eleitores que pretendem votar branco/nulo representam 2% e ainda não decidiram o voto, 7%. A pesquisa foi realizada entre os dias 24 a 27 de abril de 2014.
Eduardo Siqueira é rejeitado por 28
Eduardo Siqueira Campos (foto) é o líder em rejeição, com 28% dos entrevistados afirmando que não votariam nele de forma alguma. Em segundo lugar no quesito rejeição, está a senadora Kátia Abreu, com 17%. Declararam que não escolheriam o deputado federal Júnior Coimbra, 14% dos eleitores entrevistados, colocando-o em terceiro lugar na rejeição, vindo em seguida, em quarto lugar, o ex governador Marcelo Miranda, com 11%.
Na quinta posição vem o ex-governador Siqueira Campos, com 9% dos entrevistados afirmando que não votariam nele de jeito nenhum. O atual governador Sandoval Cardoso, é rejeitado por 6%, Marcelo Lelis, por 5%, Roberto Pires, por 3%, Ataídes Oliveira e Mário Lucio Avelar tem 2% cada um de rejeição. Não rejeitam nenhum dos candidatos, 2% e não sabem/não responderam 1% dos eleitores.
Influência do apoio de Siqueira e de Marcelo
O levantamento também procurou saber dos eleitores entrevistados o peso da influência do apoio dos ex-governadores Siqueira Campos e Marcelo Miranda no seu voto. Ao responderem à pergunta se o apoio desses líderes a um candidato a governador iria influenciar o seu voto, 62% responderam que o apoio de Siqueira Campos não influência o seu voto, enquanto que 34% disseram que sim, sendo que é indiferente para 3% e não sabem/não responderam, 1% dos entrevistados.
Quando o questionamento é feito sobre o apoio do ex-governador Marcelo Miranda, 51% afirmaram não que influência o seu voto. Já 43% admitiram que podem ser influenciados pelo apoio de Marcelo Miranda, enquanto que para 3% isso é indiferente, e não sabem/não responderam, 3%.
METODOLOGIA
Pesquisa de opinião pública sobre intenção de voto para governador em Palmas-TO, registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 00003/2014. O Instituto Vope – Voz e Pesquisa LTDA, em pesquisa encomendada pelo jornal Primeira Página, entrevistou 750 moradores de todas as regiões da capital, nos setores Norte, Central e Sul, incluindo Taquaralto, Taquari e Taquarussu. A amostra representativa do eleitorado de Palmas foi distribuída com base nos critérios de sexo, idade, grau de instrução e renda familiar, sendo aplicado questionário estruturado direto. A margem de erro é de 3,5% com índice de confiabilidade estatística de 95%. Data da realização: entre 24 a 27 de abril de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.