28 dezembro 2013

Quarenta maranhenses viajam para a disputa da São Silvestre em São Paulo

Publicação: 26/12/2013 09:39 Atualização: 26/12/2013 10:18

Um grupo de 40 maranhenses participará da tradicional Corrida de São Silvestre, em São Paulo, no próximo dia 31. A viagem foi iniciada nesta quarta-feira de Natal, rumo à capital paulista, com previsão de chegada no fim da tarde desta sexta-feira.O grupo mescla experientes corredores com jovens que disputarão pela primeira vez.Se a chance de vitória é pequena, a empolgação por participar da disputa e a tentativa de estar entre os 700 primeiros motiva os maranhenses que percorrerão os 15 quilômetros na maratona mais importante do país. 

A São Silvestre ocorre no último dia de ano, ou seja, os competidores terão que passar o rèveillon em São Paulo, longe da família. O atleta mais experiente do grupo, Valdomiro Nascimento Mendes, de 57 anos, diz que a família já se acostumou com sua ausência na virada de ano. Ele acha que não pode ficar fora da disputa. Valdomiro participa este ano da 23ª São Silvestre. 

“Já fui de ônibus, de avião, de carro. Para mim, é muito importante. Eu tenho que participar. Eu e a família estamos acostumados. A São Silvestre é só uma vez por ano”, afirmou. No ano de 1993, Valdomiro conseguiu sua melhor colocação, ficando em 267º.

Do corredor mais experiente para o mais jovem. A trajetória de Valdomiro contrasta com a ansiedade de Luis Alves, 28 anos, que irá correr sua primeira São Silvestre. Luís é representante de vendas e disse ter feito um grande sacrifício para ter a liberação do chefe para participar da corrida. “Tive que insistir muito para liberar. É a realização de um sonho competir na maior maratona do Brasil e levar o nome do Maranhão”. Ele ainda pediu à reportagem que colocasse sua foto na matéria para provar ao chefe que estava mesmo indo participar da corrida. 
 
Para suprir a ausência familiar, Rogério Pinto, resolveu levar toda a família pela primeira vez para acompanhá-lo durante a corrida. Para Rogério, apesar da viagem cansativa, foi feito um estudo para que o translado não seja empecilho para um bom desempenho na maratona. “O nosso preparador físico nos acompanhará. Nós iremos parar para alongamentos, pequenas corridas. Vamos fazer um treino no Parque do Ibirapuera para estarmos bem preparados, e teremos chances de boas colocações”. A filha de Rogério, de apenas 13 anos, irá participar da São Silvestrinha. 

O governo do estado, através da secretaria estadual de Esporte, deu suporte ao grupo com o ônibus. O deputado Roberto Costa (PMDB) também ajudou para que os maranhenses pudessem participar da corrida.

Do álcool para vida saudável
O principal articulador da caravana maranhense que participará da São Silvestre, André Renato Cruz, de 47 anos, teve a participação na maratona foi um marco na sua vida. Ele disse que bebia muito antes de participar da corrida. Seu sonho é passar pelas várias cidades onde já trabalhou e consumiu muito álcool como uma pessoa diferente, desta vez, em uma atividade exemplar. “Já trabalhei em Natal, Goiânia, Cuiabá, Manaus. Quero voltar a todas desta vez como um atleta. Acredito que não cheguei a ser alcoólatra, mas bebia em demasia. O esporte me transformou”. 

Renato Cruz conquistou em 2013 14 pódios em 22 competições disputadas a nível estadual e regional. Otécnico em enfermagem participará da quinta São Silvestre e quer estar entre os 700º primeiros. 

A corrida mais famosa do Brasil 
A São Silvestre é a mais famosa prova do atletismo brasileiro e ocorre sempre no último dia do ano. Ela é realizada desde 1925, com a fase internacional tendo começado em 1945, com um percurso de 15 quilômetros pela cidade de São Paulo. No ano passado, os vencedores da prova foram atletas do Quênia. Edwin Kipsang ganhou a versão masculina e Maurine Kipchumba triunfou na disputa feminina.

São 25 mil inscritos na São Silvestre este ano, dois mil a mais do que no ano passado. Assim como aconteceu no ano passado, a prova será realizada no período da manhã, com a primeira largada, para corredores cadeirantes, às 6h50, e para portadores de necessidades especiais, às 6h55. A elite da prova feminina vai largar às 8h40. Logo em seguida, às 9h, começará a São Silvestre para o pelotão de elite masculino, o pelotão especial (masculino e feminino) e atletas em geral.

(O Imparcial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.