12 novembro 2013

Fórum sugere novos modelos para o projeto político pedagógico da universidade

11/11/2013 12h28 - Atualizado em 11/11/2013 12h28

Encontro proporcionou debates sobre o atual ensino dos cursos de graduação


IMPERATRIZ - Entre os dias 5 a 7 de novembro, a UFMA realizou o Fórum de Graduação no campus de São Luís nas dependências do Prédio Paulo Freire, que foi  destinado a alunos, docentes e técnicos. O evento proporcionou  um espaço para dar voz a toda a comunidade acadêmica com representantes dos campus dos Continentes e da Cidade Universitária,  estando   nos três dias  participando das discussões e contribuindo com propostas  para melhorar o modelo de  ensino na universidade. Mesas temáticas, grupos de trabalho e uma plenária fizeram parte da programação que foi dividida em três etapas: preparatória, implementadora e continuada.

Na abertura ocorrida terça feira a noite (05), fora apresentadas as ações do  Fórum de Graduação que é um dos projetos do  programa CIDAdE, compondo a mesa a pró-reitora de Ensino, Sônia Almeida, o coordenador Geral de Gestão e Expansão da Secretaria de Educação Superior, Antônio Simões Silva, o consultor do Fórum de Graduação, Valdir Heitor Barzotto, a consultora do Fórum de Graduação, Núbia Bonfim,  a diretora do DEDEG, Isabel Ibarra, o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro, representando o prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Júnior, e o reitor Natalino Salgado Filho, que falou da necessidade do projeto. “A universidade passa por um processo de crescimento, precisamos fazer ajustes e buscar novos caminhos coletivamente de todos os segmentos, a partir do Fórum colocamos nossa experiência, refletimos sobre o ensino e propomos novos caminhos na busca de qualidade”, enfatizou.

Na mesma noite, a pro - reitora de Ensino, Sonia Almeida, lançou oficialmente o programa de qualidade para a graduação CIDAdE que estimula a Colaboração, a Identidade  e o Discurso Amoroso do Ensino no âmbito da universidade, funcionando através de quatro projetos: Fórum de Graduação, Quadro Vivo, Conteúdos Para Quê e Produzindo Conhecimento que são fundamentais para tocar a vocação científica e para fortalecer a qualidade do ensino com a pesquisa e extensão, já que um depende do outro. Segundo ela o objetivo é reatar o amor da universidade e manifestar o discurso amoroso.

O projeto surgiu da necessidade de pensar as inúmeras relações definidoras da qualidade do ensino, sendo um espaço de ricos debates feitos a partir de inquietações sobre a situação atual, os desafios e prioridades para o fortalecimento da graduação. Os campus Centro e Avançado de Imperatriz foram representados no evento por professores, coordenadores de cursos, técnicos administrativos e alunos que participaram ativamente durante os três dias, coordenando alguns dos grupos de trabalho e compondo mesas temáticas.

O professor do curso de Comunicação Social – Jornalismo, Alexandre Maciel participou da mesa temática “Ensino com Pesquisa e Extensão” e apresentou o projeto do jornal Arrocha que é produzido por alunos do curso. Em seu discurso falou como é produzido, mostrou as edições, exemplificou o processo de coleta das informações com as fontes. “O Arrocha é um jornal que não fala da universidade  e sim da cidade de Imperatriz por isso é projeto de extensão, os alunos tem a liberdade de contar a história das suas fontes de maneira mais aprofundada descrevendo os  ambientes e cenários que os envolvem”, explicou.

O objetivo das mesas era desenvolver temáticas com base nas experiências, pesquisas e referencial teórico que ajudem a problematizar e fortalecer o ensino.  Outro etapa do Fórum foram os grupos de trabalho que contemplou  diversos eixos temáticos na pauta de  discussões. Cada grupo, formado por 30 participantes, teve seus relator que sistematizou as idéias propostas, baseadas em três dimensões: situação atual, propostas de ação e prioridade.

Ao final dos grupos cada relator pode apresentar e socializar na Plenária o material produzido compondo a publicação do relatório “Ensino de Graduação na UFMA: diagnóstico, propostas de ação e prioridades para 2014\2015.

De acordo com a pró- reitora de Ensino, Sonia Almeida, o ideal é que seja realizado um Fórum a cada ano para avaliar junto a comunidade acadêmica os rumos e a política de ensino da UFMA, repensando o tripé norteador da universidade: ensino, pesquisa e extensão.
 
De: Tribuna do Tocantins / Ascom UFMA    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.