29 outubro 2015

‘É quase psicótica nossa fixação pelo carro’, diz especialista em trânsito

Em 28/out/2015, 16h22min - De Sul21 (Reprodução)
| Foto: Caroline Ferraz/Sul21
Seminário Cidades em Trânsito debateu mobilidade e humanização das cidades

| Foto: Caroline Ferraz/Sul21
Débora Fogliatto
O treuniu especialistas e público interessado para debater transporte, mobilidade, urbanismo e meio ambiente, com o objetivo de discutir a necessidade de humanização do trânsito e desenvolvimento sustentável das cidades. O evento foi realizado na terça e quarta-feira (27 e 28) no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. Na manhã desta quarta-feira, um dos palestrantes foi o engenheiro, consultor do Portal do Trânsito e diretor de Educação da Secretaria de Trânsito de Curitiba, Celso Alves Mariano.
Ele, que é Engenheiro Agrônomo por formação, é Especialista Multidisciplinar em Trânsito pela PUC paranaense. Mariano iniciou sua fala questionando a relação das crianças com a cidade e o transporte, destacando que não há nenhum tipo de educação voltada para os pedestres. “Quem está ensinando nossas crianças a atravessar a rua? Tem formação para motoristas, mas não para pedestres. Tem crianças que só andam de carro e terão muita dificuldade quando tiver que atravessar a rua”, avaliou.
Isso está ligado a uma questão cultural de culto ao carro, muito comum na sociedade brasileira.”É quase psicótica nossa fixação pelo carro. Nos sentimos cidadãos de segunda categoria se não estamos no trânsito encapsulados nessas máquinas maravilhosas”, ironizou.
A partir dessa perspectiva que torna os carros o símbolo máximo de status e poder, as cidades brasileiras estão ficando cada vez com mais trânsito, fazendo com que atualmente se demore muito mais tempo para se deslocar do que há cinco ou dez anos. Em Curitiba, há quase um veículo por habitante, apontou Mariano. Ao mesmo tempo em que cresce à adesão ao carro, os acidentes de trânsito continuam aumentando. “Em 2008, a Organização Mundial de Saúde (OMS) entrou na jogada porque os números são absurdos. Daqui a pouco vai estar no mesmo patamar de doenças cardíacas em termos de mortes”, lamentou.
| Foto: Caroline Ferraz/Sul21
Celso Mariano falou de sua experiência profissional e em Curitiba | Foto: Caroline Ferraz/Sul21
Em setembro deste ano, o Congresso aprovou uma Emenda Constitucional que coloca o transporte coletivo como direito social no Brasil. “Se é direito social garantido pela Constituição, todo cidadão tem que ter acesso. Mas nós vivemos numa sociedade em que um cara que está num Camaro olha com desdém para o cara que está num Corolla, que olha com desdém para quem está num ‘Chevetinho’ reformado, que por sua vez olha com desdém para quem está dentro do ônibus. Essa é a triste realidade no trânsito brasileiro”, criticou.
Ele refletiu sobre as formas de conscientização no trânsito, como por exemplo a questão do cinto de segurança. Mariano apontou que a percepção de riscos é “instintiva” e muito baseada em traumas anteriores, que então geram as prevenções. “Se colocar todas as crianças que não gostam de usar cinto numa van sem cinto, pedir para o motorista frear bruscamente, elas vão todas se machucar. É provável que passem a ter medo de não usar o cinto, e aí farão uma associação. Mas não podemos fazer isso, nem depender disso”, brincou.
Uma boa forma de promover o cumprimento das leis é fazer com que elas façam sentido. Para isso, Mariano acredita em uma receita composta por infraestrutura aliada a esforços legais (aplicação da lei) e educação. “Só precisamos de um equilíbrio, de aplicação harmônica, contundente entre essas três. E é possível, Portugal já foi pior do que o Brasil e hoje é um dos países com menos acidentes”, garantiu.
Em Curitiba, foi criado um Comitê de Análise de Acidentes, além da instalação de vias calmas e equipamentos de geo-referenciamento, que permitem identificar os locais com maior número e causas de acidentes. Além disso, a Prefeitura da cidade faz um trabalho de comunicação nas redes sociais que agrega a população, com mais de 690 mil curtidas no Facebook — enquanto a de Porto Alegre, que tem uma página tradicional, conta com 23 mil. A página fala de assuntos municipais de uma maneira divertida, e um dos assuntos abordados é a questão do trânsito. “Ontem, por exemplo, postaram sobre o uso da bicicleta. Eles usaram inteligência e criatividade para passar as mensagens da Prefeitura”, avaliou.
A Prefeitura de Curitiba está implantando ciclofaixas no bairro Prado Velho, nas ruas Iapó e Imaculada Conceição| Foto: Everson Bressan/SMCS
A Prefeitura de Curitiba está implantando ciclofaixas no bairro Prado Velho, nas ruas Iapó e Imaculada Conceição| Foto: Everson Bressan/SMCS
Por outro lado, quando a capital paranaense instalou as vias calmas, Mariano considera que erraram na comunicação ao anunciar a redução de velocidade para 40 km/h. ” Não precisavam nem ter dito isso, porque na prática ninguém andava a mais de 40 km/h já. Podiam ter dito que iam implantar medidas para melhorar o fluxo do trânsito, e já melhorou”.
Um dos motivos pelos quais a falta de conscientização sobre o trânsito continua acontecendo é porque a população não percebe que qualquer um está sujeito a cometer um crime, matando ou ferindo gravemente outra pessoa, enquanto está no trânsito. “Não pensamos que (o trânsito) oferece todos esses riscos. Se soubéssemos que alguém ia morrer, nos mobilizaríamos. Não paramos para pensar que isso causa mortes”, disse.
Informações sobre programação completa do evento estão disponíveis no site www.cidadesemtransito.com.br. O seminário é promovido pelo Projeto Sinaleiro e tem o apoio, além do CREA, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-RS), Mútua-RS,  Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs-RS), Assembleia Legislativa e Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

VOCÊ SABIA?!

Edu Karvalho compartilhou a foto de Saúde Goiás.
13 h

27 outubro 2015

QUEM SERÁ A PRÓXIMA VÍTIMA?

Em 27/10/2015 - Da Redação

Ilustração

A questão violência continua a martirizar a sociedade de São Miguel-TO.

Tem-se tráfico de drogas, prostituição, circulação de moedas falsas, corrupção de menores, comercialização de armas, roubos e assaltos crescentes e, por fim, crime organizado, como recente operação da Polícia Militar combateu.

Embora ainda com características de cidade interiorana, São Miguel já vive fatores sócioeconomicos de cidades de grande porte devido à proximidade de Imperatriz-MA.

Não dá para continuar fechando os olhos para a realidade. Ou as instituições integram-se e combatem a criminalidade ou está continuará a migrar para este Município, na certeza de que aqui poderão ser menos incomodada.

Diante de inúmeros casos, outro dia uma jovem de 14 anos foi executada. Antes de ontem um rapaz de 25. E amanhã ou depois? Quem será a próxima vítima?!

23 outubro 2015

Manifestantes interditam a BR-010 em Imperatriz

PROTESTO

Em 22/10/2015 às 18h40 - IMIRANTE IMPERATRIZ (Reprodução)

Os manifestantes interditaram a rodovia ateando fogo em pedaços de madeira e pneus.

Divulgação / Adeilson Luiz

IMPERATRIZ – Estudantes, funcionários da empresa Viação Branca do Leste (VBL) e integrantes do Movimento Pelo Transporte Público de Imperatriz interditaram a BR-010 na ponte sobre Riacho Cacau, no fim da tarde desta quinta-feira (22).

Os manifestantes interditaram a rodovia ateando fogo em pedaços de madeira e pneus, o que provocou um congestionamento nos dois sentidos da via, já que o horário é de grande movimentação de veículos na BR.

Desde as 15h, eles realizam um protesto na cidade cobrando um transporte coletivo de qualidade e tentando pressionar as autoridades para tomarem uma posição com relação à greve dos trabalhadores da VBL, que tem deixado a população, há mais de 20 dias, sem transporte coletivo.

Depois de interditar a rua Coriolano Milhomem, em frente ao Terminal de Integração, os manifestantes percorreram várias ruas da cidade, até chegarem a BR-010. “O objetivo principal do movimento é pressionar o Poder Público a tomar alguma atitude. Os trabalhadores da empresa estão há dois meses sem receber e já estão até passando fome”, disse o integrante do Movimento Pelo Transporte Público José Carlos.

O protesto também cobra da Prefeitura de Imperatriz e do Ministério Público mais fiscalização do transporte coletivo. Entre as pautas defendidas pelo movimento, estão: transporte público municipalizado e com qualidade; passe livre para estudantes; e concurso para trabalhadores do transporte coletivo.

22 outubro 2015

CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA COBRANÇA EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS POR CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Em 22/10/2015 De Jean Wyllys 8 h · Editado · (Reprodução)

  

A Câmara acaba de aprovar em primeiro turno, por 318 votos a favor, 129 votos contra e 4 abstenções, a PEC 395, que autoriza que as universidades públicas cobrem por cursos de pós-graduação. Sim, isso mesmo: a House of Cunha quer acabar com a garantia da gratuidade das universidades públicas! Por enquanto, a reforma deixa fora os cursos de metrado e doutorado, mas todos os demais cursos de pós-graduação — o que se conhece como "latu sensu" — poderão ser cobrados.

Nas campanhas eleitorais, todos os candidatos enchem a boca de bonitas palavras falando da defesa da educação, dizendo que é a educação que vai garantir o futuro do país e da nossa juventude; todos parecem concordar na importância da educação. Contudo, é em votações como essa que a gente pode ver qual é o compromisso real de cada partido com a educação pública — e com o futuro do país, e com a juventude! E é também nesse tipo de votações que a gente pode ver o quanto são parecidos ou diferentes entre si os partidos que, nas campanhas, brigam como cães e gatos, apresentando-se como exatos opostos.

Vejam o painel do requerimento do pedido de encerramento da discussão sobre a PEC: PT, PSDB e DEM votam todos "sim".

O PSOL vota "não".
Na votação do substitutivo da Comissão Especial, PSDB e DEM mantiveram o "SIM" junto com a bancada governista, e o PT liberou o voto só porque alguns deputados disseram que votariam "não", mas muitos petistas acompanharam os demo-tucanos (vejam aqui como votou cada parlamentar: http://bit.ly/1Kpcbtz).

É disso que eu falo quando explico que existe a oposição de esquerda e a oposição de direita, e que nós do PSOL somos oposição de esquerda. A oposição de direita quer impeachment, quer golpe, quer desestabilização, grita, faz passeata contra o governo, mas quando o que está na pauta é o ajuste fiscal, a perda de direitos trabalhistas, a precarização do emprego, a defesa do agronegócio, o descaso pelo meio ambiente, o lucro dos bancos, a dívida, os recortes na educação e na saúde e tudo aquilo que, como eu já disse, faz o governo Dilma parecer tucano, a oposição de direita não se opõe a nada! Da mesma forma que não se opõem a Cunha e o protegem das denúncias de corrupção, lavagem de dinheiro e evasão fiscal. Da mesma forma que defendem o financiamento empresarial de campanha!

Nós do PSOL é que fazemos oposição quando essa outra oposição (PSDB e DEM) vota junto ao PT e ao PMDB. Por isso, para entender a política brasileira, governismo e oposição nem sempre são categorias suficientes. O importante é de que lado cada um está quando você, que precisa de salário, escolas, hospitais e direitos civis, precisa para isso do nosso voto no Congresso.

21 outubro 2015

SÃO PAULO - PMs ameaçam delegado que prendeu sargento por tortura

Tortura
Laudos do IML constataram que suspeito de assalto teria levado choques nos genitais, além de apresentar escoriações pelo corpo
por Revista Fórum — publicado 21/10/2015 11h27, última modificação 21/10/2015 12h39 - de Carta Capital (Reprodução)

Edison Temoteo/Futura Press/Folhapress
O sargento da Polícia Militar Charles Otaga foi preso nesta terça-feira 20 em uma delegacia de Itaquera, zona leste de São Paulo, acusado de torturar um suspeito de roubo. O episódio fez com que diversos policiais militares se mobilizassem em frente à delegacia à noite, protestanto contra a prisão do colega.
O delegado do 103º DP, Raphael Zanon, autuou tanto o jovem, acusado de assaltar 60 reais com uma arma de brinquedo, quanto o policial por tortura. Laudos do Instituto Médico Legal atestam que o suspeito Afonso Carvalho Trudes teria sido agredido com choques no pênis, bolsa escrotal, pescoço e na perna. Ele teria ainda machucados na região da costela e lesões na nádega esquerda e nas coxas.
Zanon chegou a deter três PMs por conta do episódio, mas, após prestarem depoimento, um soldado e um cabo foram liberados. O sargento Charles Otaga permaneceu detido e foi transferido na madrugada desta quarta 21 para o presídio Romão Gomes. Ele deixou a delegacia sob aplausos de policiais militares que se organizaram, por meio das redes sociais, para ficarem em frente à delegacia em apoio a ele.
Fernando Pittner, advogado do sargento Charles Otaga, argumentou que as escoriações de Trudes seriam decorrência do fato de ele ter sido colocado em uma viatura junto com a bicicleta que usava. O cerco ao local fez com que o delegado Raphael Zanon deixasse a delegacia sob escolta durante a madrugada.
O deputado estadual Coronel Telhada (PSDB) criticou o delegado e disse que irá tomar providências, pois "se todo delegado tiver esta atitude acho que acabou a polícia", disse à Folha de S. Paulo. Outro deputado paulista da bancada da bala, o Delegado Olim (PP), defendeu a prisão do sargento e do jovem e disse que a lei foi cumprida.
A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, responsável pelas polícias militar e civil, diz que está apurando o caso.
Com informações da Folha de S. Paulo e G1

REDE ESTADUAL: Nota do SINTET sobre pagamento das progressões - 21/10

Em 21/10/2015 - De Sintet Tocantins (Reprodução)

O SINTET esteve reunido com a Seduc na manhã desta quarta, 21, para cobrar informações acerca do atraso no pagamento do retroativo das progressões 2013 e outros pontos da pauta de reivindicações dos trabalhadores em educação da rede estadual. 

Na reunião, a Seduc informou que o pagamento da segunda parcela do retroativo das progressões 2013 será realizado até a próxima sexta-feira, dia 23 de outubro.

Também ficou acordado para que na próxima segunda-feira, 26, seja realizada uma reunião com a Comissão do PCCR para tratar do artigo 14 do plano. Haverá ainda reunião com a comissão técnica, destinada a promover estudos de viabilidade financeira para concessão de reajuste vencimental, no índice indicado pelo MEC (custo aluno/ano).
Quanto à publicação do edital de eleição de diretores de escola, a Seduc informou que até a próxima sexta, 23, deve informar ao SINTET a data de publicação do Edital.

O presidente do SINTET José Roque Santiago e o secretário geral Carlos de Lima Furtado foram pessoalmente a Seduc cobrar informações sobre o atraso nos cumprimentos do acordo que suspenderam a greve dos trabalhadores em educação da rede estadual. 
Participaram ainda da reunião os representantes da Seduc, Divino Mariosan, Maurício Reis, Valdete Pagani e Helena Arruda.

Trabalhador demitido por aparentar embriaguez reverte decisão na Justiça

Por iG São Paulo  - Atualizada às 

Para Justiça, atitude do empregador foi desproporcional porque levou a uma demissão sem antes fazer advertências

Justiça achou ação de empresa desproporcional
SXC
Justiça achou ação de empresa desproporcional
O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região reverteu a demissão por justa causa de um ex-funcionário da C.S.E. - Mecânica e Instrumentação que havia sido demitido por aparentar embriaguez no trabalho. 
Na reclamação trabalhista ele afirmou que ficou quatro meses sem receber salário, quando finalmente foi dispensado por justa causa. Em defesa, a empresa alegou que o trabalhador já havia ficado embriagado outras vezes no serviço e que tal situação, por ser o local de alta periculosidade e de interesse da defesa nacional, é fundamento suficiente para a justa causa aplicada.
Segundo o processo, o trabalhador foi contratado como supervisor de movimentação de cargas em plataformas de petróleo e demitido dois anos depois sob a justificativa de que se apresentou "consideravelmente embriagado" para o serviço.
Na empresa, prestadora de serviços terceirizados para empresas como Petrobras e Odebrecht, o trabalhador atuava nas áreas de construção, montagem, manutenção e permanecia em alto mar em escalas de plantão de 14 dias em plataforma marítima de exploração de petróleo. Em um dos seus retornos para a plataforma, foi impedido de entrar no helicóptero da empresa sob a alegação de estar alcoolizado.

No primeiro julgamento, o juiz avaliou que apesar de alegar ter havido outro episódio de embriaguez, o supervisor não foi sofreu nenhuma sanção da empresa e que quando isso ocorreu foi em forma de demissão – o que o masgistrado entendeu ser uma conduta desproporcional da empresa, já que antes não havia tido nenhuma advertência.

A empresa alegava que não precisava impor penalidades graduais por acreditar que trabalhar embriagado se trata de falta grave. O empregador alegou ainda que o empregado tinha pleno conhecimento de que se chegasse embriagado para serviço, seria demitido por justa causa.

Diante desses argumentos, os desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região mantiveram a sentença, de reversão de justa causa, em favor do empregado, e ainda reforçaram que se era a segunda vez que o empregado comparecia ao trabalho embriagado, seria o caso de ser encaminhado para tratamento, dada a possibilidade de ser portador de alguma doença.

O desembargador convocado André Genn de Assunção Barros, relator do recurso da empresa ao TST, disse que a avaliação da "falta grave", como argumentou a CSE, teria que passar pelo conhecimento do grau de embriaguez do trabalhador, ou mesmo se ele apresentava apenas cheiro de álcool, por exemplo, o que não estava declarado nos autos.

Para Barros, seria preciso analisar as provas do processo, procedimento vedado pela Súmula 126 do TST, para se confirmar a alegação da empresa de que o autor se apresentou "consideravelmente embriagado" no dia do embarque, a ponto de ficar impedido de prestar serviços. O voto do relator foi acompanhado por unanimidade na 7ª Turma.

OS PARTIDOS A SERVIÇO DOS MONOPÓLIOS MIDIÁTICOS

Marcos Brad Marley Martins Almeida compartilhou a fotode Diógenes Brandão.
59 min ·
9 h · Editado · 

Pra mim, os piores partidos do Brasil, são os que mantém a máfia do monopólio. Quem não sabe o que isso significa, favor desfazer a amizade ou procurar se informar para ter alguma relação com este cidadão indignado com a calhorda e desacreditada imprensa brasileira.

Radialista é condenado à prisão por transmitir missa em rádio comunitária no Sertão do Piauí.

Em 21/10/2015 - Marcos Brad Marley Martins Almeida 36 min ·(Reprodução)

"O PODER JUDICIÁRIO BRASILEIRO, PARECE USAR MAS A QUESTÃO IDEOLÓGICA PARA PUNIR AS RÁDIOS COMUNITÁRIAS, DO QUE A PRÓPRIA JUSTIÇA, NÃO TEM OUTRA EXPLICAÇÃO."

Severino Carvalho: de trabalho comunitário no Sertão a condenado por agir em FM comunitária. Foto: Serra FM

Radialista diz que foi pego de surpresa. Ele desenvolve trabalho comunitário e voluntário. Condenação ocorreu porque emissora transmitia a missa católica.

O radialista Severino Tomaz de Carvalho passa por uma das situações mais absurdas que já envolveu um comunicador e a Justiça no estado do Piauí. Ele foi condenado a dois anos de reclusão por ter transmitido missas da igreja católica de sua cidade, São Francisco de Assis do Piauí (a 500 quilômetros de Teresina), na emissora de rádio comunitária em que é diretor, a Serra FM.

Depois de quase oito anos de brigas judiciais a decisão condenatória de Severino Carvalho saiu no meio da semana. Dois anos de reclusão.

Seu crime? Transmitir as missas da igreja católica da cidade. Na época era a única instituição religiosa de São Francisco de Assis do Piauí (a cidade de menor IDH no estado e um dos cinco municípios piauienses com maior número de população rural).

SÃO MIGUEL-TO / SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE OUTUBRO ROSA

Em 21/10/2015 - Da Redação

Mulheres lotam posto de saúde

Realizou-se neste dia 20 de outubro de 2015, a partir das 16 às 20 horas uma programação no Posto de Saúde de Grota do Meio, Município de São Miguel do Tocantins.

O Evento se deu em virtude da comemoração do Outubro Rosa, dedicado à saúde da mulher. Assim, realizaram-se vários exames, orientações, palestras e informes diversos acerca da necessidade de maior cuidado da saúde feminina.

A programação contou com a presença de médicos, enfermeiros, técnicos e agentes de saúde do Município de São Miguel e a presença de dezenas de jovens, donas de casa e demais mulheres da localidade.

Confira imagens do evento:



servidoras realizam os cadastros



Recepção ao evento




Tenda instalada em frente ao Posto de Saúde (Pov. Grota do Meio)



Tenda instalada em frente ao Posto de Saúde (Pov. Grota do Meio)



Servidora preenchendo o cadastro das visitantes


 

Senhoras sendo atendidas

REFLITA / COMO PODE UMA MÃE CONSEGUIR CUIDAR DE 10 FILHOS...

Em 21/10/2015 - De Paraclitus (Reprodução)

REFLITA / LEIA DOIS LIVROS AO MESMO TEMPO...

Em 21/10/2015 - De Vida em equilíbrio (Reprodução)

SENADO APROVA NOVO PISO SALARIAL DO PROFESSOR!

Em 21/10/2015 - De Romário Faria (Reprodução)



A Comissão de Educação acaba de aprovar o projeto de lei que aumenta o piso salarial dos professores da rede pública de R$ 1.917,78 para R$ 2.743,65 (PLS 114/2015). O valor deverá ser aplicado em todo o país para docentes com carga-horária de 40h.

Para ajudar a financiar o novo piso, o projeto também determina que 5% da arrecadação das loterias seja destinada a custear a complementação de salário dos professores. O projeto é fundamental para cumprirmos as metas de valorização previstas no Plano Nacional de Educação. Agora, será votado na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

O valor ainda está longe do perfeito, os professores devem e merecem ganhar muito mais. Porém, não adianta aprovarmos um valor altíssimo se as prefeituras não terão condição de pagar neste momento de crise. E temos que deixar claro que o piso não é o teto, o mínimo não é o máximo. De acordo com a qualificação de cada profissional, este valor tem que subir e muito. Estipular um piso, é dizer que os professores não podem ganhar nem um centavo abaixo disso. De minha parte, vocês podem ter certeza que sempre lutarei pelo ganho salarial dos professores.

Descrição da Imagem #PraCegoVer: ilustração onde há uma professora segurando um giz e escrevendo no quadro-negro a palavra "valorização". Sobre a imagem, está escrito "R$ 2.743,65. Comissão de Educação vota novo piso salarial dos professores".

REFLITA - APRENDA A FICAR SOZINHO...

Em 21/10/2015 - De Foto de Cifras (Reprodução)

20 outubro 2015

Jovem tenta medicina pela 3ª vez no Enem estudando 12 horas por dia

Em 20/10/2015 06h00 - Atualizado em 20/10/2015 06h00 - De G1 Santarém (Reprodução)

Santareno João Ferreira da Silva, 22 anos, participa do exame desde 2013.

Rotina de estudos inicia na segunda e encerra no sábado (19), diz ele.

Adonias SilvaDo G1 Santarém
Santareno João Ferreira da Silva, 22 anos, participa do exame desde 2013 (Foto: Adonias Silva/G1)Santareno João Ferreira da Silva, 22 anos, participa do exame desde 2013 (Foto: Adonias Silva/G1)









É estudando 12 por dia que João Ferreira da Silva, de 22 anos, de Santarém, no oeste do Pará, tenta, pela terceira vez consecutiva, uma vaga para o curso de medicina por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O estudante vem se preparando desde janeiro, enfrentando uma rotina diária de estudos, que inicia na segunda e termina no sábado, com intervalos apenas para o almoço e o jantar.
Desde quando concluiu o ensino mérido, a rotina de João mudou completamente. Ele precisa sair de casa cedo e percorrer quase vinte minutos de ônibus para chegar até o cursinho, localizado no centro da cidade. “Eu estudo das oito da manhã até às dez e quinze da noite e quando chego em casa eu ainda tiro um tempo de duas horas para revisar tudo o que foi feito durante o dia. Eu praticamente moro aqui e só vou pra casa dormir e tomar o café da manhã”.
Os pais de João trabalham e vivem em uma região de garimpo, no município de Itaituba. Foi motivado pelo sonho que o estudante resolveu ficar em Santarém morando com uma amiga da família. Ao todo, são 16 anos distante dos pais, que vêm ao município apenas duas vezes ao ano, segundo ele. “A minha família sempre me apoia e nunca colocou dificuldades para me manter no cursinho para eu continuar tentando passar. Eles sempre me ajudaram, nunca colocaram dificuldades”.
João conta foca bastante nos exercícios e simulados (Foto: Adonias Silva/G1)
João conta foca bastante nos exercícios e
simulados (Foto: Adonias Silva/G1)
O sonho de ser médico
O desejo pela faculdade de medicina surgiu ainda na infância. Joáo conta que durante o ensino médio, o clima na escola era de estudar bastante, sempre focando nos vestibulares. Ele afirma que optou pelo Enem, pois ele o único meio para chegar à faculdade desejada. “Eu sempre escolhi medicina. Então eu escolhi o Enem porque é o único método de entrada para a faculdade que estou focando, que é a Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza. É pra lá que eu pretendo ir”.

Estratégias de estudo
Para o estudante, a melhor estratégia é fazer bastante exercícios. Ele conta que a teoria é muito importante, mas foca bastante nos exercícios e nos simulados, como de fato ocorre no dia da prova. “Não é uma tarefa fácil, tem que tentar, enfrentar muitos desafios. Eu comecei estudando duas horas por dia, depois  aumentei mais um pouco até enfrentar a maratona de estudos, mas sem me cansar muito e saber respeitar os limites”.

Nas últimas duas edições da prova, o estudante afirma que obteve notas consideradas boas, mas não foi suficiente para a opção de curso desejada. “A minha nota não foi muito boa por causa da nota da redação, onde cheguei a pecar um pouco e isso baixou minha média. A minha nota serviu para passar em algumas engenharias em todo o país, mas não serviu para medicina, que a nota é um pouco superior”.

As metodologias diferenciadas aplicadas durante o ensino médio aliadas aos estudos no cursinho são a chave para qualquer exame, conta o estudante, que esta confiante em passar na prova. "As expectativas estão muito boas, pelas notas do simulados, é bem provável que esse ano seja o ano da aprovação. Os professores ajudam bastante, baterias de exercícios. No começo é meio cansativo, mas depois a gente acaba percebendo  os benefícios que o treino traz".

O estudante vem se preparando desde janeiro, enfrentando uma rotina diária de estudos (Foto: Adonias Silva/G1)O estudante vem se preparando desde janeiro, enfrentando uma rotina diária de estudos (Foto: Adonias Silva/G1)