30 setembro 2015

SÃO BENTO: Escola Irmãos Filgueiras e IFTO devem estabelecer parceria para qualificação

Em 29 de setembro de 2015 - De Folha do Bico (Reprodução)


Com a intenção de ampliar as atividades de extensão desenvolvidas pelo Campus Araguatins, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Tocantins (IFTO), professores da unidade de ensino estiveram na quinta-feira, 24, no município de São Bento do Tocantins, para uma reunião com a equipe gestora da Escola Estadual Irmãos Filgueiras, na qual foi discutida a possibilidade de estabelecer uma parceria com o campus Araguatins para a oferta de cursos, palestras e minicursos, que visam fortalecer as ações do Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI).

Na oportunidade, a equipe da escola manifestou seu interesse em contar com o apoio do campus também, na feira de ciências que ela irá realizar.

A equipe do campus Araguatins se comprometeu a analisar as propostas de parcerias apresentadas pela Escola Estadual Irmãos Filgueiras, e posteriormente dar um retorno sobre as atividades que poderá oferecer.

Do IFTO, participaram da reunião a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Katia Paulino, o coordenador do curso de Computação Moises Laurence, a diretora de ensino, Lucinalva Ferreria. Já a Escola Estadual Irmãos Filgueiras foi representada pela diretora Weslainy dos Santos Rodrigues e pela coordenadora do PROEMI professora Maria Márcia.

Unitins lança vestibular nesta quarta com vagas para Araguatins e Augustinópolis

Em 29 de setembro de 2015 - De Folha do Bico (Reprodução)

Resultado de imagem para Unitins

A Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) lança o vestibular 2016/1 nesta quarta-feira, 30, com a disponibilização do edital no ícone Concursos e Seleções, no portal da instituição. As inscrições estão abertas a partir do próximo dia 12 de outubro e se estendem até o dia 8 de novembro de 2015, exclusivamente pela internet. O candidato terá até o dia 9 de novembro para pagar o boleto no valor de R$ 90 e confirmar a inscrição no vestibular, exceto os que conseguirem a isenção da taxa.

São oferecidas 40 vagas distribuídas em 12 cursos de graduação em quatro câmpus: Augustinópolis, Araguatins, Dianópolis e Palmas, totalizando 480 vagas. De acordo com o edital, 70% das vagas, ou seja 28 em cada curso, serão preenchidas via sistema de vestibular tradicional e 30%, 12 vagas, disponibilizadas para alunos que participarem do ENEM 2015, através do SISU.

Os cursos oferecidos pela Unitins são: Letras e Pedagogia no Câmpus Araguatins; Direito, Ciências Contábeis e Enfermagem no Câmpus Augustinópolis; Direito, Administração e Ciências Contábeis no Câmpus Dianópolis e no Engenharia Agronômica, Direito, Serviço Social e Sistemas de Informação no Câmpus Palmas.

Para a reitora Elizângela Glória Cardoso, o lançamento do edital de vestibular presencial da Unitins é a prova da continuidade da universidade nos câmpus de Augustinópolis, Araguatins e Dianópolis e a demonstração do compromisso do Governo do Estado com a universidade. “Nada mudou com relação ao último vestibular. Os cursos que não serão ofertados este ano são de turmas que estão em fase de finalização desde o ano anterior”, acrescentou.

A reitora Elizângela Glória Cardoso informou que a partir de agora há um entendimento de que a universidade precisa trabalhar na perspectiva de contribuir com o desenvolvimento do Tocantins. “Iremos planejar com a comunidade acadêmica e sociedade os cursos que serão ofertados a partir da necessidade de cada região”, afirma.

O edital completo pode ser consultado a partir desta quarta-feira, 30, no Portal da Unitins no endereço eletrônico: www.unitins.br. (Vivianni Asevedo)

ARAGUATINS: Servidores do IFTO encerram greve e aulas devem retornar dia 6

Em 29 de setembro de 2015 - De Folha do Bico (Reprodução)

Resultado de imagem para ifto png

Os servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), do campus de Araguatins, decidiram, nesta terça-feira, 29, encerrar a greve da categoria. A decisão foi tomada por meio de Assembleia.

O campus deve retomar as aulas no dia 6 de outubro, após a elaboração do calendário acadêmico.

29 setembro 2015

Produtores do Tocantins são responsáveis por 1/5 da soja embarcada no Porto de Itaqui, no Maranhão; foram, ao todo, 394 mil toneladas

Em Segunda, 28 Setembro 2015 - De Norte Agropecuário (Reprodução)

Produtores do Tocantins são responsáveis por 1/5 da soja embarcada no Porto de Itaqui, no Maranhão; foram, ao todo, 394 mil toneladas
Terminal já embarcou 1,97 milhão de toneladas de soja, informa Tegram 
(foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo)
 
Do total 1,97 milhão de toneladas de soja embarcadas no  Tegram (Terminal de Grãos do Maranhão), no Porto de Itaqui, em São Luís (MA), 20% é do Tocantins. O percentual corresponde a 394 mil toneladas de soja. O Tegram “promete ser uma saída econômica para o Estado Tocantins e outros das regiões Norte e Nordeste com relação à exportação de grãos”, destaca o Portal do Agronegócio.  

LEIA TAMBÉM

Depois de um período de testes iniciado em abril, o terminal está operando 100%. O Estado Tocantins deve ser beneficiado com maior agilidade e redução de custos de transporte de produtos que pode chegar a 40% e que serão exportados através do terminal.

Segundo o Tegram, já foram embarcados este ano no Porto de Itaqui 2,3 milhões de toneladas de grãos sendo 1,97 milhão de toneladas de soja e 330 mil de milho.
tegram porto sao luis 2509
Deste total 20% da soja veio do Tocantins pelas vias rodoviárias e ferroviárias e 35% do milho, o maior percentual dentre os demais estados que integram o terminal. Assim, do total de milho embarco no Tegram, 115,5 mil toneladas são do Tocantins. “Luiz Cláudio Santos, porta voz do Tegram, afirmou que o terminal espera embarcar até 3 milhões de toneladas de grãos ainda este ano”, informa o Portal do Agronegócio.

Os embarques de farelo começaram neste mês de setembro. “O Tegram já estimula o agronegócio, este porto surgiu depois de 13 anos de espera mas perseveramos, era um anseio da cadeia produtiva e estamos vendo o sucesso do projeto”, disse.

A licitação do terminal foi aprovada em dezembro de 2011, as obras começaram em 2013 e o primeiro navio carregado de soja saiu em março sendo um marco para a operação do Tegram.

SAIBA MAIS 

Prefeituras de portas fechadas e servidores de braços cruzados

Em 28/09/2015 14h32 | Atualizado em: 28/09/2015 14h44 -  De A Voz do Bico (Reprodução)
foto: Eduardo
A companhado da prefeita, servidores municipais cruzam os braços diante 
do prédio da prefeitura

Da Redação

A maioria das prefeituras da região do Bico do Papagaio e do Tocantins cerraram suas portas neste dia 28 em sinal de protesto ao arrocho financeiro que vivem as gestões municipais. Durante a paralisação, apenas serviços de emergência e essenciais municipais funcionarão parcialmente. O manifesto é encabeçado pela Associação Tocantinense de Municípios – ATM, e deve ocorrer durante toda esta semana.
Serviços essenciais como da saúde, fucionarão de maneira parcial

Alguns prefeitos ouvidos pela nossa reportagem dizem que a maioria dos municípios da região estão a beira da falência. “O movimento é um grito de socorros desesperado para que possamos salvar as gestões municipais”, disse na manhã deste dia 28 a prefeita de Augustinópolis, Dona, diante da prefeitura quando num gesto simbólico cruzou os braços com alguns servidores municipais para foto.

“O novo pacto federativo” lembra o prefeito de Axixá Auri-wulange Ribeiro, “está no centro das reivindicações, junto com temas como saúde e educação”. Os prefeitos biquence argumentam que o motivo da crise é a quantidade de programas federais injetados nas cidades, com receitas menores que as despesas, e redução dos recursos, principalmente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Dificuldade em manter postos de saúde feitos em parceria com os governos estadual e federal, e falta de envio de remédios às cidades, obras paradas estão entres as principais reclamações.

Quais as competências avaliadas na redação e como se preparar

Em 23/09/2015 10h20 | Atualizado em: 23/09/2015 10h24 - De A Voz do Bico (Reprodução)



Para muitos alunos, é um desafio escrever uma dissertação capaz de receber a nota 1.000 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que este ano ocorre nos dias 24 e 25 de outubro. Em 2014, apenas 250 alunos dos cerca de 6,2 milhões de participantes atingiram essa pontuação máxima. Para conseguir o feito, os professores sugerem conhecer a fundo as cinco competências avaliadas pela redação e treinar exaustivamente cada uma delas.

As habilidades para escrever um texto excelente para o Enem envolvem o domínio da norma padrão da língua escrita, compreensão da proposta e escrita de um texto dissertativo, defesa de um ponto de vista com bons argumentos, demonstração de conhecimento dos mecanismos linguísticos e elaboração de uma proposta de intervenção para o problema abordado. Cada competência equivale a 200 pontos e a redação representa 20% da nota final do Enem..

"É importante que o candidato leia com atenção a proposta de redação e não esqueça que o Enem é uma prova de interdisciplinaridade. Por isso, o estudante deve trazer conhecimentos de notícias veiculadas na imprensa e também das aulas assistidas", diz Simone Motta, professora de português e redação do Cursinho Etapa.

Uma boa nota é fundamental para garantir o sucesso no exame. Um zero, por outro lado, elimina automaticamente o candidato que deseja conquistar uma vaga em universidades federais, estaduais e até privadas que usam o Enem como processo seletivo. Na última avaliação, 529.374 inscritos tiraram zero na redação.

Para afastar esse risco, saiba quais são as cinco competências avaliadas na redação do Enem e que orientações os professores dão para garantir um bom resultado:

Domínio da norma padrão da língua escrita
A redação do Enem avalia a capacidade dos candidatos em demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. “Nessa competência o avaliador vê se o candidato respeita o registro linguístico da norma culta e avalia questões como ortografia e acentuação, por exemplo,”, disse Simone Motta, professora de português e redação do Cursinho Etapa, em São Paulo.

Para conhecer a norma culta e o padrão formal escrito, a orientação é ler textos nesse registro (como colunas de jornais ou revistas) e treinar a sua escrita, prestando atenção à gramática. “Uma boa dica é escrever e reler imaginando que o professor mais exigente da sala esteja lendo e corrigindo”, sugeriu Simone Motta, professora do Cursinho Etapa.

Compreensão da proposta e escrita de um texto dissertativo
A segunda competência pontuada na redação pede a escrita de um texto dissertativo-argumentativo. Essa modalidade consiste na apresentação de um raciocínio e defensa um ponto de vista coerente. “Esse tipo de texto é o mais comum dos vestibulares” diz Simone Motta, professora de português e redação do Cursinho Etapa.

Segundos os professores o erro mais comum nessa competência é a fuga do tema. “Muitos alunos, por falta de repertório crítico, não conseguem reunir elementos suficientes para escrever sobre o assunto proposto”, diz Aníbal Telles, professor de redação do cursinho Anglo. “Outro erro comum é não levar em consideração todos os textos de apoio apresentados no enunciado da redação. Ás vezes, o candidato se empolga com um deles e escreve apenas sobre ele, sem articular todas as perspectivas pedidas pela questão.”

Defender um ponto de vista e argumentar bem
A terceira competência avalia como o candidato seleciona, relaciona, organiza e interpreta informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa do seu ponto de vista. “O candidato precisa tomar partido e defender uma ideia com argumentos que justifiquem sua posição em relação ao tema da redação”, diz Aníbal Telles, professor de redação do cursinho Anglo.

“Muitos candidatos cometem erros nessa competência porque não são sinceros e tentam defender um ponto de vista que julgam ser o dos avaliadores”, afirma Simone Motta, professora de português e redação do Cursinho Etapa. Segundo os professores, o estudante deve defender sua ideia com argumentos trazidos de um repertório amplo e a redação não pode despertar nenhuma contestação ao leitor. Para se preparar, a dica dos professores é ler diversos textos sobre um mesmo assunto que tragam pontos de vista diferentes e, em seguida, elaborar a própria opinião por escrito.

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos
O quarto aspecto a ser avaliado pelo Enem é a forma como o candidato estrutura o próprio texto e apresenta sua argumentação. Para isso, além de estruturar as ideias em sequência lógica, o aluno também deve saber usar palavras que conectam as declarações e são essenciais para desenvolver as ideias sobre o tema proposto de maneira clara. Os avaliadores julgam a relação que os parágrafos estabelecem entre si e, em cada parágrafo, o encadeamento das frases. “O candidato precisa saber utilizar preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais, já que esses recursos possibilitam uma correlação entre orações, frases e parágrafos”, afirma Simone Motta, professora de português e redação do Cursinho Etapa.

Esse é um dos aspectos mais difícieis da redação e, além de conhecer a gramática, a dica dos professores é a leitura e estudo de textos mais longos, que utilizem diversas estratégias de coerência e coesão.

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado
A última competência avalia se o estudante sabe desenvolver uma proposta de intervenção ao problema em questão. “O candidato deve apresentar uma proposta relacionada ao tema e articulada à discussão que ele desenvolveu durante os parágrafos iniciais do texto”, diz Simone Motta, professora de português e redação do Cursinho Etapa.

Os professores enfatizam que nessa etapa é fundamental dar detalhes sobre o tema e sugerir ideias que respeitem os direitos humanos, ou seja, valores como cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural. “A proposta precisa ser funcional e não uma utopia. O candidato tem que envolver atores sociais, como escolas, ONGs e a família, por exemplo, especificando o dever e papel de cada instituição e não apenas aconselhar algo que o governo ou a sociedade deva fazer”, diz Aníbal Telles, professor de redação do cursinho Anglo. De acordo com os professores, um bom meio de se preparar para essa competência é imaginar que o tema está ligado diretamente ao candidato e pensar o que, em seu cotidiano, poderia ser feito.

Turismo brasileiro ganha com viagens internas e alta do dólar

Agência de Notícias do TurismoLuciana Vicária
A receita cambial registrou em agosto o menor déficit deste ano desde o mês de fevereiro de 2011, de acordo com dados do Banco Central. A diferença entre os gastos dos brasileiros no exterior (US$ 1,263 bilhão) e os gastos dos estrangeiros (US$ 436 milhões) no Brasil atingiu o valor de US$ 827 milhões no mês passado.

Se comparado com agosto do ano passado, quando o deficit foi de US$ 1,85 bilhão, a diminuição chega a 55,4%.

Turismo brasileiro ganha com viagens internas e alta do dólar. Destinos como Pirenópolis (GO) se beneficiam da alta no turismo interno.
Turismo brasileiro ganha com viagens internas e alta do dólar. Destinos como Pirenópolis (GO) se beneficiam da alta no turismo interno.
 “A constatação é uma boa notícia para o turismo porque indica que boa parte dos brasileiros estão transferindo as viagens internacionais por viagens pelo país, movimentando a economia, gerando emprego e renda para mais de três milhões de pessoas no ano passado”, disse o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

Entre os fatores que levaram à redução expressiva do déficit destacam-se a alta cotação do dólar e o fortalecimento do turismo interno brasileiro. O Ministério do Turismo já investiu mais de R$ 9 bilhões no desenvolvimento de 4,2 mil municípios turísticos brasileiros desde 2003.

CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA SINPROESEMMA 03/10/2015

  CONVOCAÇÃO 

 

Ficam convocados, por meio desta, os trabalhadores e as trabalhadoras da educação da Rede Estadual de Ensino da Região Tocantina para uma assembleia geral extraordinária no dia 03 de outubro, sábado, a partir das 8:00h, no auditório do Centro de Ensino Nascimento de Moraes (Polivalente) – Rua Leôncio Pires Dourado,  s/n, Bairro Bacuri, em frente à Praça da Bíblia, para tratar da seguinte pauta:
Informes;
Aulas aos sábados.
 
Imperatriz, 28 de setembro de 2015.

André da Silva Santos
Coord. Regional do SINPROESEMMA

Facebook apresenta instabilidade e usuários não conseguem acessar site

Em 28/09/2015 16h10 - Atualizado em 28/09/2015 17h48 - De  G1 (Reprodução)

Rede social já havia caído na semana passada, impossibilitando acesso.
Usuários no Twitter tiram sarro de quem foi ao site após Facebook cair.

Do G1, em São Paulo
Facebook sai do ar e usuários não conseguem acessar a rede social. (Foto: Reprodução/Facebook) 
Facebook sai do ar e usuários não conseguem acessar a rede social. (Foto: Reprodução/Facebook)
 
O Facebook apresenta instabilidade na tarde desta segunda-feira (28) e não pode ser acessado por parte dos usuários. A própria rede social constatou a interrupção do serviço em sua plataforma para desenvolvedores. De acordo com o Facebook, a queda do serviço ocorreu às 16h05.

"Uma ampla questão com o Facebook está deixando a API do sistema de busca do Facebook indisponível. Nós estamos trabalhando com nossos times de infraestrutura central para identificar a questão e iremos atualizá-los quando nós tivermos mais informação", afirmou o engenheiro do Facebook, Benjamin Golub.

Usuários relataram instabilidade tanto para acessar a rede social via computadores quanto pelo aplicativo. Na semana passada, o Facebook já havia caído.
 
Piada
 
O Facebook rapidamente virou piada na internet após sair do ar nesta segunda (28). Vários usuários do Twitter postaram memes tirando sarro do fato, que é raro, e também da quantidade de pessoas que foi ao microblog enquanto o Facebook permanecia inacessível. Veja abaixo.

Sobrou também para o Corinthians na zoeira com a queda do Facebook nesta segunda-feira (28) (Foto: Reprodução/Twitter/dans_soares) 
 
Sobrou também para o Corinthians na zoeira com a queda do Facebook nesta segunda-feira (28) (Foto: Reprodução/Twitter/dans_soares)
Usuário do Twitter brinca com onda de usuários que foram para o microblog após Facebook sair do ar (Foto: Reprodução/Twitter/Danzits) 
Usuário do Twitter brinca com onda de usuários que foram para o microblog após Facebook sair do ar (Foto: Reprodução/Twitter/Danzits)
 
Usuários do Twitter brincam que excesso de textos longos tirou Facebook do ar (Foto: Reprodução/Twitter/arturdotcom) 
Usuários do Twitter brincam que excesso de textos longos tirou Facebook do ar (Foto: Reprodução/Twitter/arturdotcom)
 
Usuários do Twitter tiram sarro do Facebook após rede social sair do ar (Foto: Reprodução/Twitter/s0nserino) 
 
Usuários do Twitter tiram sarro do Facebook após rede social sair do ar (Foto: Reprodução/Twitter/s0nserino)
 
GIF usa cena de 'Rede social', filme que conta a história do Facebook, para brincar com reação de Mark Zuckerberg ao problema (Foto: Reprodução/Twitter/Vulture) 
 
GIF usa cena de 'Rede social', filme que conta a história do Facebook, para brincar com reação de Mark Zuckerberg ao problema (Foto: Reprodução/Twitter/Vulture)

28 setembro 2015

Vereadores do Bico participarão de oficina sobre transparência

Em 28 de setembro de 2015 - De Folha do Bico (Reprodução)

Resultado de imagem para TCE/TO 
 
No próximo dia 21 de outubro, vereadores do Bico do Papagaio poderão participar oficinas para os legisladores municipais tocantinenses. A iniciativa é promovida pelo Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), em parceria com a União dos Vereadores do Estado do Tocantins (UVET).

Com o tema “Aspectos Práticos da Atuação da Câmara Municipal nas Atividades de Controle Externo: Controle e Transparência”, as oficinas têm o objetivo de qualificar os vereadores para o exercício da missão de fiscalizar as contas públicas, de acordo com os princípios da legalidade, de impessoalidade, da publicidade, da transparência e da eficiência.

Inscrições

Disponibilizadas duas vagas para cada Câmara de Vereadores. De preferência, devem se inscrever o presidente da Câmara e um outro vereador. As inscrições devem ser efetuadas por meio dos telefones (63) 3232-5950, 3232-5956 ou 3232-5973.

Após 39 dias foragida, prefeita afastada de Bom Jardim-MA se entrega à PF

Em 28 de setembro de 2015 - De Folha do Bico (Reprodução)

Depois de passar 39 dias foragida da Justiça, a prefeita afastada de Bom Jardim-MA, Lidiane Leite da Silva, de 25 anos, se apresentou na sede da Superintendência da Polícia Federal (PF), em São Luís, capital do estado, nesta segunda-feira, 28. Ela chegou na sede da PF às 13h e até as 19h30 ainda era ouvida pelos policiais.

Lidiane havia sumido após sua prisão ter sido decretada na Operação Éden, que investiga desvios de verbas da educação. O seu estilo de vida após a eleição começou a chamar a atenção, com as fotos que Lidiane colocava nas redes sociais ostentando uma vida de luxo, com viagens, festas e roupas caras.

Acompanhada por três advogados, Lidiane chegou à sede da PF e entrou pelos fundos. Ela apareceu vestida com blusa e calça pretas e com poucas mudanças no visual. Está aparentemente abatida, mas continua loira e manteve o mesmo corte de cabelo.

O superintendente da Polícia Federal, Alexandre Saraiva, havia anunciado que Lidiane não teria regalias ou privilégios, mas no dia 25 de setembro, o juiz da 2ª Vara da Justiça Federal, José Magno Linhares, em atendimento a pedido de relaxamento de prisão apresentado pela defesa, determinou que ela fosse recolhida ao quartel do Corpo de Bombeiros.

O magistrado explicou que a medida adotada teve a intenção de garantir a integridade física da investigada, diante da notoriedade e da proporção da repercussão que ganhou o caso.

“Quanto ao questionamento acerca da decisão que determinou o recolhimento da investigada Lidiane Leite da Silva ao quartel do Corpo de Bombeiros desta capital, […] esclareço que se trata de medida que visa resguardar a integridade física da investigada, diante da notoriedade e da proporção da repercussão que o caso ganhou, não se tratando, de forma alguma, de concessão de privilégio à ex-prefeita, mas sim de medida de cautela e prudência, diante do caso concreto”, afirmou.

O superintendente evitou comentar a decisão da Justiça. “Não cabe à Polícia Federal contestar. Nós respeitamos as decisões judiciais e as cumprimos. A Polícia Federal fez a sua parte: instaurou o inquérito, investigou, descobriu autoria, a materialidade e em razão do nosso trabalho ela se entregou”, explicou.

27 setembro 2015

Maioria das prefeituras do Tocantins vão fechar as portas por 7 dias devido a diminuição de repasse do FPM

Em 24/09/2015 - De Norte do Tocantins (Reprodução)
 

O presidente da UVET Elson Ribeiro está unido com o presidente da ATM João Emílio

A União dos Vereadores do Estado do Tocantins (UVE), representada pelo seu presidente Elson Ribeiro dos Santos, vereador de Tocantinópolis, afirma que a entidade está totalmente engajada e sensibilizada com a mobilização da ATM – Associação Tocantinense dos Municípios, presidida pelo prefeito de Brasilândia, João Emídio de Miranda.

A mobilização de paralização acontecerá de 28 de setembro a 02 de outubro de 2015 datas em que as prefeituras do Tocantins vão fechar as portas para expedientes, funcionando apenas os serviços essenciais como arrecadação, saúde pública e limpeza urbana.

“Nós sabemos que é uma causa justa, e que essa falta de respaldo financeiro que vem ocorrendo há anos, está prejudicando o desenvolvimento de nossos municípios, principalmente dos menores, que segundo dados da ATM – Associação Tocantinense dos Municípios, 125 municípios tocantinenses dependem das receitas de FPM – Fundo de Participação dos Municípios, para cumprirem suas obrigações, como a folha de pagamento e fornecedores em geral”, observou o Presidente da UVET Elson Ribeiro, dizendo ainda que vai passar expediente para todos os Presidentes de Câmaras Municipais do Tocantins, mesmo aquelas que ainda não são filiadas a UVET, para darem este fundamental apoio neste momento de crise institucional que os municípios estão passando.

“Costumo dizer, se as coisa vão bem, tudo caminha dentro da normalidade. Quando vão mal, o Vereador é quem sofre, ouvindo a voz e o grito sofredor de nosso povo”, relatou Elson Ribeiro, enfocando que é por este motivo que precisa a união entre os Poderes.

Essa paralisação será a busca dos direitos do povo e um marco de alerta dos municípios frente a este grave problema que está enfrentando, devido as constantes diminuição dos percentuais de repasse constitucional aos municípios.

Nossos representantes, tanto nas esferas estadual e federal, devem se movimentar buscando alternativas para este sério problema de diminuição constante de repasse de FPM, que pode desencadear em inadimplências, onde os maiores atingidos serão nossas comunidades e pequenos empresários espalhados por todos os 139 municípios do Tocantins.”

Elson Ribeiro dos Santos

Presidente da UVET



(Luiz Barbosa Aguiar)

Foi preso no início da tarde desta sexta-feira (25), o ex-secretário da Casa Civil do governo Roseana Sarney (PMDB), João Abreu.

Em 26/09/2015 16:52:14 - Tocnotícias (Reprodução)

 
Ele estava desembarcando no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís, retornando de São Paulo quando foi abordado pela Polícia Civil e em seguida encaminhado para a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC).

Segundo o advogado de defesa de João Abreu, Aldenor Rebouças, irá recorrer a justiça. “O juiz deu a decisão, só me resta essa alternativa, questionar a proporcionalidade e razoabilidade dessa decisão. E o remédio jurídico é exatamente um pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça”, disse o advogado.

O advogado ainda informou que João Abreu não iria deixar de se apresentar a polícia. Devido à prisão do ex-secretário do Governo Roseana, o nome de João Abreu saiu da lista vermelha da Polícia Federal.

Sobre o precatório, o advogado de defesa disse que João Abreu não fez nada sozinho. “Agora João Abreu como secretário da Casa Civil conseguir sozinho esse parcelamento… não teve nenhum procurador do estado? Um secretario de planejamento? Nada? João Abreu fez tudo sozinho? João Abreu não é super-homem, ele não tem a chave do cofre do estado, nunca teve, não é representante, procurador do estado para fazer acordo na justiça, não deu parecer técnico e muito menos orçamentário” concluiu o advogado.

De acordo com o delegado André Gossain, ainda não se sabe onde João Abreu ficará preso. Ele é acusado de desviar R$ 200 milhões no Governo de Roseana Sarney.
 
 

Palmenses se preparam para observar eclipse total e superlua


Em 27/09/2015 16h11 - Atualizado em 27/09/2015 16h33 (Reprodução)

Palmas deve ter condições perfeitas para observação.
Fenômeno duplo não deve se repetir antes de 2033. 

Do G1 TO 
 
 
Superlua ao nascer vista do sopé da Serra do Lajeado (Foto: Divulgação/ClóvisCruvinel)

Vários palmenses estão se preparando para assistir dois espetáculos que estão previstos para acontecer com a lua na noite deste domingo (27). O primeiro é um eclipse total, que poderá ser observado por mais de uma hora, por volta das 23h11 até 0h23 (horário de Brasília), do continente americano até o Oriente Médio. Depois, a lua reaparecerá pintada de vermelho – fenômeno chamado de superlua e também conhecido como 'lua sangrenta' ou lua de sangue.

“É um fenômeno muito interessante e é algo aberto para se ver. Além de ser raro, visto que são dois espetáculos seguidos. Marquei com alguns amigos e vamos para o Morro do Chapeú, na Serra do Lajeado. Vou levar uma máquina e tentar tirar algumas fotos”, comentou o funcionário público Elyakyn Ribeiro, de 29 anos.
saiba mais
Superlua e eclipse total ocorrem ao mesmo tempo na noite deste domingo
Blog Observatório: Eclipse da Superlua

A última combinação de um eclipse lunar e uma superlua remonta a 1982, segundo a Nasa, e a próxima não ocorrerá antes de 2033. "Toda uma geração nunca viu esse fenômeno", disse Noah Petro, do projeto Orbitador de Reconhecimento Lunar (LRO) da Nasa.

Por isso, o estudante de Engenharia Civil Eduardo Bacoff diz que está animado. “Vou ver com uns amigos. Vou por causa da curiosidade porque deve ser é uma coisa muito bonita.”

Segundo informações do núcleo de meteorologia da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), a previsão para a noite é de tempo aberto, com céu claro e sem nuvens, condições perfeitas para ver os espetáculos. “O melhor lugar para observar é de regiões mais altas e afastadas dos centros urbanos”, disse o coordenador do núcleo, José Luís Cabral.

MPF pede arquivamento de inquérito sobre ex-presidente Lula

Política

Agência Brasil - 26/09/2015 às 21h20 (Reprodução)

A apuração começou em 2013 a partir de depoimento dado pelo publicitário Marcos .

BRASÍLIA - A Procuradoria da República no Distrito Federal decidiu pedir o arquivamento do inquérito instaurado para investigar suposto repasse da Portugal Telecom para o PT, segundo a assessoria de imprensa Ministério Público Federal no Distrito Federal.

A apuração começou em 2013 a partir de depoimento dado pelo publicitário Marcos Valério, preso por ter sido operador da Ação Penal 470, o chamado mensalão. Entre os suspeitos de terem participado do esquema de negociação do repasse está o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A partir do depoimento foram abertos dois inquéritos, um civil e um policial, para apurar o caso. Segundo a assessoria, a decisão do arquivamento foi tomada pelo procurador Frederico Paiva, do Núcleo de Combate à Corrupção, após a investigação policial concluir que não foi possível provar o depoimento de Valério.

Ambos inquéritos aguardam a homologação do arquivamento, o civil, na 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, e o policial, na 10ª Vara da Justiça Federal, no DF.

TCE rejeita contas e condena ex-prefeitos de Wanderlândia e Xambioá a devolverem R$ 200 mil

De: TCE-TO - 24/09/15 15h33 (Reprodução)
 
Divulgação
Tribunal de Contas julga contas irregulares na prefeitura de Xambioá e Wanderlândia Da Redação

O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO) julgou irregulares as contas das Prefeituras de Wanderlândia e Xambioá, no norte do Estado, referentes ao exercício financeiro do ano de 2012.

As decisões, da Segunda Câmara, resultaram em imputações de débitos e multas aos gestores. Por irregularidades apuradas na prestação de contas de ordenador da prefeitura de Wanderlândia, como falta de planejamento, ineficiência, ineficácia e antieconomicidade, as contas do ex-prefeito Ednilson Guimarães de Sousa foram julgadas irregulares. O ex-gestor terá que devolver aos cofres públicos R$ 178.157,35.

As decisões das Câmaras do Tribunal de Contas são passíveis de recursos, de acordo com os prazos estipulados no Regimento Interno do TCE/TO.

Wanderlândia

Na Prefeitura de Wanderlândia, a prestação de contas demonstrou falta de planejamento, ineficácia, ineficiência e antieconomicidade.

Ao prefeito da época, Ednilson Guimarães de Sousa foi imputado débito de mais de R$ 178 mil; multa correspondente a 10% do valor atribuído. O ex-prefeito ainda terá que pargar R$ 33.963.89 por todos os atos irregulares de infrações praticados durante sua gestão.

O contador à época, Wherson Gomes Saraiva, também foi multado no valor de R$ 3.500 pelas irregularidades, bem como o responsável pelo controle interno, Gilvan Carlos de Abreu, no valor de R$ 1.000.00.

Foi estabelecido o prazo de 30 dias, a contar da notificação, para que os responsáveis comprovem perante o TCE os recolhimentos das multas à conta do Fundo de Aperfeiçoamento e Reequipamento Técnico do Tribunal de Contas.

Xambioá

Na Prefeitura de Xambioá foram detectadas impropriedades e inconsistências nos autos, o que caracteriza infrações às normas legais e prejuízos ao Município.

À prefeita da época, Ione Santiago Leite, foi imputado débito no valor de R$ 6.547,00 em razão do dano decorrente do pagamento de juros e multas pelo atraso no pagamento das faturas de energia elétrica, além de multa correspondente a 10% do valor atualizado.

A ex-prefeita ainda terá que pagar R$ 25.000,00 por todas as irregulares ocorridas na prefeitura durante sua gestão.

Outras contas Irregulares

Prefeitura de Porto Nacional (2011)

Julgadas irregulares as contas da prefeitura de Porto Nacional, referentes ao exercício de 2011, durante a gestão da ex-prefeita Teresa Cristina Venturini Martins. A gestora recebeu multa no valor total de R$ 3.500,00, o responsável pelo Controle Interno, Judson Rodrigues de Santana Costa, foi multado no valor de R$ 1.750,00, o contador Lucijones Lopes Costa, no valor de R$ 500,00 e o presidente da Comissão de Licitação, Wilington Izac Teixeira, no valor total de R$ 500,00.

Prefeitura de Monte do Carmo (2011)

A prefeitura de Monte do Carmo teve suas contas de 2011, sob a gestão de Gilvane Pereira Amaral, julgadas irregulares. Ao gestor e solidariamente a responsável pelo Controle Interno, Kátia Pereira Gonzaga, foi imputado débito no valor total de R$ 27.308,31 e multa de 10% do valor do débito, também foram aplicadas multas no valor de R$ 1.000,00 ao gestor e de R$ 500,00 a responsável pelo Controle Interno.

Fundo de Saúde de Ponte Alta do Tocantins (2011)

O Fundo de Saúde de Ponte Alta do Tocantins teve as contas de 2011 julgadas irregulares. Foi imputado débito à gestora Sheyla Maia Barros Pereira e solidariamente ao responsável pelo Controle Interno Paulo Sérgio Pereira de Aguiar no valor de R$ 977,79 e multa de 10% do valor do débito, além de multas no valor de R$ 1.400,00 à gestora e R$ 700,00 ao responsável pelo Controle Interno. A contadora Eduarda Maria Lira, também recebeu multa no valor de R$ 300,00.

Fundo de Saúde de Lagoa do Tocantins (2011)

Os conselheiros da Segunda Câmara julgaram irregulares as contas do Fundo de Saúde de Lagoa do Tocantins de 2011. Foi imputado débito no valor total de R$ 3.133,59 ao gestor Nizan Pereira de Sousa e solidariamente ao responsável pelo Controle Interno Benilton Tavares Guimarães e multa correspondente a 10% do valor do débito, além de multa no valor total de R$ 2.600,00 ao gestor e de R$ 1.300,00 ao responsável pelo Controle Interno.


Prefeitura de Tocantinópolis (2011)

Por suplementação sem indicação da fonte, fechamento irregular do balanço financeiro, divergência entre termo de conferência de balanço financeiro e déficit financeiro, a prefeitura de Tocantinópolis teve suas contas de 2011, de incumbência de Fabion Gomes de Sousa, julgadas irregulares. Ao gestor foi imputado débito no valor de R$ 15.317,28 e multas totalizando R$ 23.663,00, a responsável pelo Controle Interno, Guilhermina Pereira de Novais Lima, foi multada no valor de R$1.000,00 e o contador Wanderley de Sousa, no valor de R$1.200,00.

Prefeitura de São Sebastião (2012)

Aplicada de multa de R$6.700,00 ao gestor da prefeitura de São Sebastião, Claudiney de Oliveira da Conceição, pelas irregularidades que culminaram em infrações às normas legais, praticadas durante a gestão no exercício de 2012, também foram multados a responsável pelo Controle Interno Rafaela de Oliveira Sobrinho, no valor de R$ 1.000,00 e o contador Marcos Antônio Feitosa da Costa, no valor de R$ 300,00.

Prefeitura de Palmeiras (2012)

Julgadas irregulares as contas de ordenador de despesas, referentes ao exercício financeiro de 2012, da prefeitura de Palmeiras, de responsabilidade de Anisse Alves de Sousa, por ausência de controle de gastos com combustível, ausência de Controle Patrimonial, Controle Interno inoperante, Inexistência de Políticas Públicas de Preservação ao Meio Ambiente, dentre outros. O gestor recebeu multa de R$ 7.100,00 e o responsável pelo Controle Interno Antônio Marcos Maciel Cunha de R$1.000,00.

Fundo de Saúde de Esperantina (2011)

Despesa sem comprovação, irregularidades no Pregão Presencial e inexistência de almoxarifado estão entre as irregularidades apontadas em auditoria das contas do Fundo de Saúde de Esperantina, de 2011. Sob a responsabilidade de Maria Zeliene Brito dos Santos no período de 01/01 a 22/02 e Yatha Anderson Pereira Maciel de 23/02 a 31/12, houve imputação de débito no valor de R$ 5.335,02, além de multa no valor de R$ 3.399,02 para Maria Zeliene e multa de R$ 5.279,00 para Yatha Anderson, a responsável pelo Controle Interno, Cintia Kicila Barbosa Silva e o contador Amaurilio Candido de Oliveira, receberam multa no valor total de R$ 679,28

PARTIDO DOS TRABALHADORES EM PRÉ-CAMPANHA À PREFEITURA DE SÃO MIGUEL-TO

Em 27/09/2015 - Da Redação


 
Professor Francisco e Advogada Sandra à disposição do Partido na disputa eleitoral 2016


Depois de mudanças internas, análise do contexto político e verificação da urgência de intervir positivamente, o Partido dos Trabalhadores de São Miguel do Tocantins decide lançar dois pré-candidatos à Prefeitura de São Miguel do Tocantins. 

Um dos militantes é o professor Francisco Monteiro, servidor público da Educação do Tocantins a mais de 20 anos. E a outra é a advogada Sandra Monteiro, histórica militante do partido, sempre em defesa dos trabalhadores rurais do Município e do Estado.

Veículo é roubado e idosa feita refém neste domingo

Assalto

Em 27/09/2015 às 10h03 - Imirante Imperatriz (Reprodução)


A mulher foi deixada pelos assaltantes que fugiram.

 
 polícia

IMPERATRIZ – Assaltantes na manhã deste domingo invadiram uma residência localizada na rua Godofredo Viana, entre as ruas Santa Tereza e 13 de Maio, e fugiram levando um veículo modelo Corola e de refém, uma idosa.


De acordo com informações de testemunhas, a mulher foi deixada pelos suspeitos hora depois nas proximidades do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).


A Polícia Militar fez rondas pela cidade na tentativa de prender os assaltantes, mas, nenhum suspeito foi preso até o momento e nem o veículo recuperado.