30 maio 2015

Colônia de Pescadores comemora 9ª ano de criação

Em 29/05/2015 10h30 | Atualizado em: 29/05/2015 10h44 - De Voz do Bico (Reprodução)

Foto: Paulo Palmares 
Presidente e convidados cortam o bolo de comemoração do 9º ano de criação da Colônia de Pescadores de São Miguel 


Com 183 pescadores registrados e muitas conquistas, segundo depoimentos dos profissionais associados, a Colônia de Pescadores Colpesm – ZM 23, de São Miguel, comemorou na tarde de ontem, dia 28, nove anos de criação, e deu posse para Mauro Fragoso cumprir seu quarto mandato como presidente da entidade.

As comemorações e posse, com direito a bolo e sorteio de brindes aconteceram em uma peixaria no povoado de Bela Vista, às margens do rio Tocantins, fonte de subsistência da classe, com a presença da deputada estadual Amália Santana, Haroldo Gomes, presidente da Federação da Pesca do Estado do Tocantins; Milne Freitas, superintendente de Habitação do Tocantins; Yanes Ferreira Neves, presidente da Câmera Municipal de São Miguel e os vereadores Espoca e Franomar.

Fragoso destacou em seu discurso de posse que representar a classe de pescadores é uma responsabilidade que recebe dos companheiros de classe e que tem prazer em assumir e contribuir para a causa de todo. Pontuou as últimas conquistas como um Telecentro no povoado do Imbiral e a sede da colônia de pescadores.

Educadores da rede estadual deflagram greve a partir de sexta, dia 5

Em 29 de Maio de 2015 | 5:43  - De Sintet Tocantins

Autor: Assessoria de Comunicação
Legenda: Fotografo: : 

Educadores da rede estadual decidem por deflagrar greve a partir do dia 5 de junho. A decisão foi tomada em assembleia geral na tarde desta sexta-feira, dia 29. A pauta com a proposta deve ser protocolada pelo presidente do SINTET, José Roque Santiago na próxima segunda-feira, 1 de junho.

Na assembleia, a categoria elencou ainda as reivindicações e requerem o cumprimento imediato da seguinte pauta:

Pagamento da Data-base com índice de 8,34% na Folha de Maio de 2015;

Retroativo das Progressões 2013; Progressões 2014 e Progressões 2015;

Além de rever a decisão que impede a equiparação PRONO e PROEB;

Reajuste com base no Custo Aluno Ano (13,01%);

Situação dos pedagogos (Com a municipalização das séries iniciais os pedagogos estão com a lotação/carga horária comprometida);

Eleição de diretores de forma democrática (sem pré-seleção de candidatos);

Enquadramento dos administrativos para a Seduc.

Os trabalhadores em educação, professores e administrativos realizaram nesta sexta,29, um dia de paralisação em protesto contra a proposta do governo estadual de pagar a data-base parcelada em 3x, com pagamento de 1% em 2015 e o restante 7,34% em janeiro e maio de 2016.

Durante a manhã os educadores participaram de um Ato Público convocado pela Central Única dos Trabalhadores – CUT em Palmas, com caminhada na Av. JK, e protestos em frente ao Palácio Araguaia e da Assembleia Legislativa do Tocantins.

29 maio 2015

DEPUTADA AMÁLIA SANTANA VISITA ESCOLA ESTADUAL BELA VISTA

Em 29/04/2015 - Da Redação


A Escola Estadual Bela Vista recebeu nesta quinta-feira, 28/05/2015, a ilustre visita da Deputada Estadual Amália Santana (PT), que cumpre vários compromissos na cidade, dentre eles o lançamento da construção da sede da Colônia de Pescadores.

A Deputada Amália, sempre atenciosa, ouviu a comissão de servidores da escola, vistoriou as instalações, e recebeu ofícios com solicitações diversas, as quais visam ampliar o potencial dos serviços prestados aos mais de setecentos (700) alunos das sete comunidades que atende na zona rural do Município de São Miguel do Tocantins.

Além da deputada fizeram-se presentes à visita o Presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de São Miguel, senhor Ancelmo, o líder comunitário, senhor Cipriano, o Secretário de Habitação, senhor Freitas; o membro do diretório estadual do PT, senhor Edilson, o Secretário de Comunicação do Diretório Municipal, senhor Raimundo de Medeiros e ainda assessores.

A oportunidade foi considerada de grande valia pela equipe gestora, pois demonstrou que o trabalho realizado pela U.E. está sendo positivamente avaliado, o que estimula ainda mais o empenho de toda a equipe administrativa e pedagógica.
 

Professora vítima de agressão em MG será transferida; futuro de aluno é incerto

Por BBC |  - Atualizada às 

Vídeo filmado por alunos mostra professora sendo agredida por adolescente de 14 anos dentro de biblioteca. Jovem chega a passar a mão nas nádegas e tocar os seios da docente

BBC
A agressão foi filmada por alunos no mês passado e se espalhou pelas redes sociais há pouco mais de uma semana. O vídeo já foi visto mais de 1,5 milhão de vezes – repercussão sem precedentes para a cidade de apenas 2 mil habitantes no vale do Jequitinhonha.
Segundo a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE), a decisão pela transferência foi tomada em comum acordo entre professora, direção da escola e especialistas da secretaria. A pasta, entretanto, afirma não ter detalhes sobre quando isso acontecerá, nem sobre a escola de destino da profissional.
Já o futuro do aluno é incerto. A BBC Brasil apurou que o adolescente é atendido há dois anos por assistentes sociais do Estado e recebe ajuda psicológica há três, no Centro de Assistência Psicossocial (CAPs) local.
No ano passado, ele chegou a ser internado após agredir um homem com um tijolo.
Leia mais: 
Segundo a SEE, para que o aluno seja transferido para outra escola, é necessário o consentimento da família. Além disso, é preciso que existam vagas disponíveis em colégios próximos à residência do estudante - algo pouco provável na pequena cidade de Araçuaí.
"A Secretaria de Estado de Educação tem como princípio a inclusão do estudante e não a exclusão, garantido o direito à educação pública, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)", afirmou a pasta, em nota, à BBC Brasil.
Como o ECA garante o direito à educação para menores de idade, alunos da rede pública não podem ser expulsos, como ocorre em casos extremos na rede privada.
A regra não é exclusividade brasileira. No Reino Unido, por exemplo, alunos violentos de colégios públicos só podem ser expulsos se tiverem vaga assegurada em outra escola na região.


Em vídeo, é possível perceber que adolescente chega a tocar as nádegas e os seios da professora
Reprodução
Em vídeo, é possível perceber que adolescente chega a tocar as nádegas e os seios da professora

Descompasso
"É mais habitual a professora sair da escola do que o aluno sair, diante de casos como estes", disse à BBC Brasil o pedagogo Luciano Campos da Silva, professor da Universidade Federal de Ouro Preto e especialista em Sociologia da Educação, horas antes de a reportagem descobrir que a professora de fato seria transferida.
Ele afirma que as instituições envolvidas em casos como o registrado em Araçuaí – governo, Polícia, Ministério Público e Defensoria Pública – "têm um tempo de ação" até que decisões efetivas sejam tomadas e transformações sejam percebidas.
"A questão é que a escola não tem este tempo. Tem aula todos os dias. Professores, direção e aluno estão diariamente ocupando o mesmo espaço", explica. "Em casos extremos como este, se não há outra escola para transferência, se o aluno é reincidente e se não há mobilização efetiva do Estado e da Justiça, resta à comunidade se mobilizar."
Foi o que ocorreu nesta quarta-feira. Um protesto organizado por professores, alunos e moradores vestidos de preto percorreu ruas da cidade e terminou na portaria da escola onde a agressão foi filmada.
Os muros do colégio foram cobertos com lonas pretas pelos manifestantes, que pressionam o governo estadual por providências práticas. Mais do que punição ao estudante, os manifestantes pediam mais atenção do governo estadual à precariedade das escolas da região.
Simultaneamente ao protesto, duas profissionais enviadas pelo governo mineiro à cidade realizavam reuniões com os envolvidos no caso.
Complexidade
As representantes do governo mineiro se encontraram com o aluno, o pai e a mãe do jovem, com a professora, junto a seu advogado e sua mãe, e com professores e a direção da escola - além de técnicos de Saúde e de Assistência Social do Estado.
Os encontros darão origem a "um plano de atendimento ao estudante e sua família", segundo a SEE - que não informa quando ele estará pronto, nem quais pontos serão abordados. "O foco da atuação da SEE é sempre o educacional e o preventivo", explica a Secretaria de Educação.
No vídeo filmado pelos alunos do colégio mineiro, o jovem agressor chega a passar a mão nas nádegas e tocar os seios da professora – ao fundo, escutam-se os risos de outros estudantes.
"O caso em Araçuaí é complexo e as medidas a serem tomadas devem ser intersetoriais e atenderem tanto o direito do estudante quanto o da professora envolvida", afirma o governo de Minas, que também promete um "plano de mediação de conflitos específico para a escola".
Procurado, o Ministério da Educação, em Brasília, afirmou que "a responsabilidade pela educação básica e pela gestão das redes de ensino é de Estados e municípios", e disse que apoia, desde 2011, projetos de extensão "em direitos humanos, prevenção e enfrentamento ao preconceito, à discriminação e à violência no ambiente escolar".

Deputados veem vídeo pornô na votação da reforma política

Em qui, 28/05/2015 - 19:03 - De Leia Já  (Reprodução)

TV flagra o momento em que os parlamentares conferem as imagens no celular no plenário da Câmara

 
 Nas imagens, os parlamentares demonstram interesse pelo conteúdo do celular
Reprodução/Video do SBT

Enquanto os debates sobre a votação da reforma política seguiam a todo vapor na Câmara dos Deputados, em Brasília, um grupo de deputados assistia um vídeo com imagens pornográficas. O flagrante foi feito nessa quarta-feira (27) pela emissora de televisão SBT, que registrou a cena dos parlamentares no plenário.

Durante o vídeo de apenas 22 segundos, os parlamentares demonstram interesse pelo conteúdo exibido na tela do celular de um dos deputados que chega até a esconder o aparelho abaixo da mesa. Nas imagens é possível ver três deputados apreciando as cenas pornográficas, entre eles, o deputado João Rodrigues (PSD/SC).

Procurado pela reportagem da Carta Capital, o deputado João Rodrigues confirmou que se trata dele nas imagens da TV e explicou, segundo a revista: "Eu participo de cerca de 70 grupos no Whatsapp, cada um com 20 ou 30 pessoas, entre eles 30 prefeitos e uns 150 vereadores de todo o estado de Santa Catarina. Eu sempre abro as mensagens durante a sessão porque eu também recebo dúvidas ou sugestões das pessoas", garantiu.

O parlamentar ainda confirmou que se tratavam de uma imagem "pesada". "O Whatsapp tocou e eu vi que era uma imagem. Abri para ver o que era, e daí apareceu uma imagem pesada, por isso, coloquei o celular embaixo da mesa e mostrei para o deputado ao lado. Eu disse 'olha a imagem pesada que eu recebi pelo Whatsapp' e ele falou: 'que merda é essa?' ", afirmou em entrevista.

27 maio 2015

Justiça determina afastamento de prefeita de Açailândia-MA

Em 27 de maio de 2015 - De Folha do Bico (Reprodução)


A Justiça do Maranhão determinou o afastamento da prefeita da cidade de Açailândia, Gleide Lima Santos. A decisão é baseada no uso indevido de bens públicos ocorridos durante a administração da atual gestora.

No mesmo julgamento, foi determinado o afastamento do secretário de Obras, Wagner de Castro Nascimento. A Câmara também decidiu pelo encaminhamento da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e ao vice-prefeito da municipalidade, Juscelino Oliveira e Silva.

Ao proferir o voto acompanhando pelo o desembargador João Santana, relator do processo, o magistrado Raimundo Melo citou que a prefeita já responde a outras ações criminais tipificadas no Decreto 201/67.

Fatos

Consta no processo, que vídeos foram encaminhados à Promotoria de Justiça da Comarca de Açailândia com imagens que mostravam a utilização de profissionais e máquinas do Município na fazenda Copacabana de propriedade da gestora e de seu companheiro, Dalvadisio Moreira dos Santos. Entre os serviços citados foram incluídos o melhoramento em estrada que somente dá acesso a nova sede da propriedade.

Na Ação de Improbidade Administrativa proposta pelo Ministério Público também é destacado que os serviços foram utilizados por cerca de 30 dias. Os serviços de mão de obra e das máquinas foram avaliados em R$160 mil.

Prefeitos Jair Farias, Dino e Evandro participam da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Em 27 de maio de 2015 - De Folha do Bico (Reprodução)


Os prefeitos de Sítio Novo, Jair Farias (SD); Dino (SD), de São Miguel do Tocantins e Evandro (SD), de Palmeiras do Tocantins, estão participando da XVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorre de 25 a 28 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília. Liderados pelo presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito de Brasilândia, João Emídio de Miranda, os gestores municipais reivindicam no encontro o pacto federativo, a redução da burocracia para a pactuação de projetos e convênios, a reforma política, entre outras solicitações. O evento é organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Jair Farias considera a Marcha ocorre em momento que o Governo Federal repensa suas políticas diante da instabilidade econômica e se enfraquece no jogo político com o Congresso Nacional. “Estamos defendendo as demandas municipalistas, Temos de defender o pacto federativo, pela reforma política e por outros assuntos que contribuem pelo desenvolvimento de nossas comunidades”, disse o prefeito de Sítio Novo.

SÃO SEBASTIÃO: 12ª Festa do Peixe segue até domingo

Em 27 de maio de 2015 - De Folha do Bico (Reprodução)

Resultado de imagem para SÃO SEBASTIÃO-TO: 12ª Festa do Peixe segue até domingo

A Prefeitura Municipal de São Sebastião do Tocantins realiza de quinta a domingo a tradicional “Festa do Peixe”. Em sua 12ª edição, o evento se consagrou como uma das maiores festa da região do Bico do Papagaio, referência para turistas, amantes da pesca e da culinária.

A festa tem o apoio da Colônia de Pescadores Z11, Associação dos Barraqueiros, Governo do Tocantins e SEBRAE.

Dentro da programação de quatro dias estão apresentações culturais, danças, músicas, atividades esportivas, show artísticos, feira gastronômica, entre outras atrações. Na quinta-feira, 28, se apresenta o cantor gospel, Rubens Uchôa. Na sexta, dia 29, é a vez de Forró Sacode e Rodrigo Mendes. Já no sábado, 30, as atrações são Mateus Fernandes e Banda Veja. O encerramento no domingo é por conta da dupla Bruno Sampaio e Josué e do seresteiro Ostérnio.

Professores e técnicos da UFT param a partir de quinta

Em 27 de maio de 2015 - De Folha do Bico (Reprodução)

Resultado de imagem para Professores e técnicos da UFT param a partir de quinta

Os professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) decidiram nesta terça-feira, 26, em assembleia, no auditório do Bloco III, em Palmas, que participarão da greve nacional a partir dessa quinta-feira. Os técnico-administrativos da universidade já votaram a favor da paralisação e também param a partir da mesma data.

No início da reunião, alguns professores se manifestaram a favor de outra assembleia, que aconteceria no próximo dia 3. O intuito seria possibilitar mais tempo para realização de assembleias nos câmpus de Arraias e Gurupi. Contudo, no final do encontro, a maioria dos presentes decidiu pela greve.

Pauta Nacional

A pauta do setor das instituições federais de ensino superior está dividida em cinco eixos: a defesa do caráter público da educação, as condições de trabalho, a garantia de autonomia, a reestruturação da carreira e a valorização salarial dos professores ativos e aposentados. As negociações do momento referem-se ao que vai entrar no Projeto de Lei Orçamentária de 2016, com previsão de fechamento no mês de agosto.

Relembre

Em 2012, os servidores e professores da UFT ficaram em greve por cerca de quatro meses. O movimento até hoje reflete no calendário acadêmico, que permanece diferenciado. (JT)

26 maio 2015

Legista encontra 58 pedras de crack na vagina de mulher morta, em Araguaína-TO


Em 25 de maio de 2015 - De Folha do Bico (Reprodução)
 
 
Um médico legista encontrou 58 pedras de crack na vagina de uma mulher que foi assassinada na noite de sexta-feira (22), em Araguaína. De acordo com a Polícia Militar, a vítima de 33 anos, que não teve o nome revelado, foi executada com um tiro na cabeça por volta das 20h30, em um bar no setor Itaipú.

Depois do crime, o corpo da mulher foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade, onde a droga foi encontrada durante o exame de necropsia.

A polícia acredita que a vítima tinha envolvimento com o tráfico de entorpecentes e que a execução dela está relacionada com este crime.

Conforme informações da PM, nenhum suspeito do homicídio foi preso até o momento.

Servidores públicos do TO fazem paralisação e pedem progressões

Em 25 de maio de 2015 - De Folha do Bico (Reprodução)

 
 
Os servidores públicos do quadro geral do Estado estão fazendo uma paralisação de 24 horas nesta segunda-feira (25). Vestidos de preto, eles reivindicam o pagamento das progressões de 2015. De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos do Tocantins (Sisepe-TO), desde janeiro a categoria vem tentando negociar o pagamento dessas progressões com a Secretaria de Estado da Administração (Secad), mas que até agora nada foi resolvido.

Enquanto esse impasse entre governo e servidores não é resolvido, a população já sofre os efeitos da paralisação. No centro de Palmas, no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) por exemplo, quem precisou dos serviços na manhã desta segunda-feira teve que aguardar até uma hora para ter a senha chamada.

Durante o dia, enquanto uns esperavam para serem atendidos, mais pessoas chegavam, aumentando o tempo de espera. Muitos reclamaram da demora no atendimento e outros tiveram até que deixar o órgão sem serem atendidos.

“Já estou aqui a mais de uma hora. Chama uma senha, você pensa que é a sua vez, mas pula para outro. E a gente precisa trabalhar”, reclama o mototaxista Jacó Correia.

O secretário da Administração, Geferson Barros, alegou em um ofício enviado ao sindicato no dia 14 de maio, que o Estado não pode conceder as progressões aos servidores tendo em vista a incapacidade financeira atual. Por esta razão, o governo teria acertado apenas o pagamento dos retroativos.

Para o presidente do Sisepe-TO, Cleiton Pinheiro, essa decisão tem prejudicado cerca de quatro mil servidores.

Uma reunião para tratar sobre o assunto está marcada para as 17h desta segunda-feira, entre governo e sindicado.

Governo do TO define novo índice da Data-Base e pagamento em três parcelas

Em 26 de maio de 2015 - De Folha do Bico (Reprodução)
 
 
 Governo define data para pagamento de reajuste da inflação; sindicatos não se entendem

O governo do Estado apresentou nesta segunda-feira, 25, propostas para pagamento da data-base e das progressões dos servidores públicos estaduais. Na proposta do governo, o índice de reajuste da data base fica em 8,3407%, mas dividida em 1% em junho, 3,34% em janeiro de 2016 e 4% em maio do ano que vem.

Sobre as progressões, o governo voltou atrás e propõe a incorporação salarial das progressões, que estavam suspensas.

As duas propostas não são bem aceitas pelos sindicatos e associações. Os representantes querem que a discussão da data base seja separada das progressões. A data base atinge todos os servidores concursados, já as progressões apenas aqueles que tem direito ao benefício. (Jornal do Tocantins)

Curso de medicina na UFT de Araguaína terá primeira turma em 2016

Em 26 de maio de 2015 - De Folha do Bico (Reprodução)


Os interessados em cursar Medicina em Araguaína já podem se inscrever através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que será realizado em outubro. Em coletiva na tarde de hoje, o reitor da Universidade Federal do Tocantins, Márcio da Silveira, afirmou que, com a implantação do curso serão ofertadas 56 vagas para os dois semestres do próximo ano.

O reitor afirmou que o curso em Araguaína é uma evolução para a região, uma vez que atende municípios ao redor de Araguaína, além do Bico do Papagaio. “A gente sabe que as escolas médicas são importantes porque ela cria uma residência, cria oportunidades para que o médico fique na região. É o que acontece no curso de medicina em Palmas, e agora com o curso em Araguaína, a gente espera o mesmo”, ressaltou. (Jornal do Tocantins)

25 maio 2015

Inscrições para o Enem 2015 começam às 10h de hoje

Do UOL, em São Paulo 25/05/201500h00 (Reprodução) 


As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) poderão ser realizadas a partir das 10h de hoje (25), segundo o MEC (Ministério da Educação). 

A inscrição será realizada exclusivamente pela internet, no site http://enem.inep.gov.br/. O sistema ficará aberto até as 23h59 do dia 5 de junho. 


A taxa de inscrição será de R$ 63. O prazo final para o pagamento do boleto será no dia 10 de junho, às 21h59. 

O participante concluinte do ensino médio no ano de 2015, matriculado em qualquer modalidade de ensino em escola da rede pública, será automaticamente isento do pagamento da taxa. Também será possível solicitar isenção do pagamento mediante declaração de carência no momento da inscrição. 

As provas do Enem serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No segundo, serão os exames de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e redação. Nos dois dias, as provas começam às 13h30 (horário de Brasília), com abertura dos portões às 12h. 

O que é o Enem? 

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998 com o objetivo de diagnosticar a qualidade do ensino médio no país. Em 2009, o exame ganhou uma nova função: selecionar ingressantes nos cursos superiores de faculdades e universidades federais por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). 

Também pode ser utilizado para concorrer a vagas em instituições privadas de ensino superior, por meio do Prouni (Programa Universidade para Todos) ou para obter financiamento pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). 

Candidatos interessados em cursos técnicos também poderão usar a nota para concorrer a vagas pelo Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica). 

Uma boa avaliação no Enem é também requisito para obter bolsa no Programa Ciência sem Fronteiras. O exame é usado ainda para certificação do ensino médio de estudantes maiores de 18 anos que não têm o documento. 

É uma prova aplicada anualmente pelo MEC, por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O exame é composto de 180 questões mais uma redação - ele é realizado em dois dias de prova, no segundo semestre.

Matemático John Nash, de 'Uma Mente Brilhante', morre em acidente de carro

Do UOL, em São Paulo24/05/201511h57 > Atualizada 24/05/201513h23 (Reprodução)
  • Emilio Naranjo/Arquivo/EFE
    A história de vida do matemático americano foi contada no filme 
  • "Uma mente brilhante"


O matemático americano John Nash, 86, cuja história de vida inspirou o filme vencedor do Oscar "Uma Mente Brilhante", morreu em um acidente de carro neste sábado (23).


Vencedor do Nobel de Economia em 1994, Nash e sua esposa, Alicia, 82, estavam em um táxi em New Jersey, nos Estados Unidos. O motorista perdeu o controle do veículo ao tentar fazer uma ultrapassagem e bateu em uma mureta.

De acordo com a polícia, o casal não usava cinto de segurança e foi ejetado do carro. O taxista sofreu ferimentos, mas não corre risco de morte.

Vivido por Russel Crowe em filme

O matemático sofria de esquizofrenia, revelada na biografia escrita por Sylvia Nasar e que inspirou o filme "Uma Mente Brilhante" (2001), vencedor do Oscar de Melhor Filme.
No longa, Nash foi interpretado pelo ator Russell Crowe.   
O ator escreveu no Twitter: "Atordoado... Meu coração vai para John, Alicia e família. Uma parceria incrível. Mentes brilhantes, corações brilhantes..."

Teoria dos Jogos e Equilíbrio de Nash

Nash foi pesquisador na Universidade de Princeton e autor da Teoria dos Jogos. Ramo da matemática que estuda a interação entre estratégias, a teoria foi desenvolvida inicialmente como ferramenta para descrever e prever o comportamento econômico.
Nash recebeu o Prêmio Nobel por sua análise pioneira do conceito de equilíbrio na teoria dos jogos não-cooperativos. Em sua tese de doutorado, defendida em 1950, aos 21 anos, o cientista introduziu a distinção entre jogos cooperativos --nos quais os jogadores podem fazer acordos entre si-- e jogos não-cooperativos.
No mesmo trabalho, desenvolveu o conceito de equilíbrio para jogos não-cooperativos, que hoje é conhecido como Equilíbrio de Nash.

Visita ao Brasil em 2010

Nash esteve no Brasil em 2010, quando participou de um evento da Sociedade da Teoria dos Jogos realizado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP).
Na época, o matemático afirmou que sua teoria continuava sendo um campo de estudos dinâmico e que os grandes avanços científicos verificados nas últimas décadas na área não deveriam diminuir de ritmo.
"Os cientistas mais jovens envolvidos com a Teoria dos Jogos poderiam ter opiniões mais consistentes sobre as direções para onde o campo deverá seguir. Mas tenho uma opinião filosófica sobre isso, com base na história do progresso da ciência: as pesquisas continuarão, mas não sabemos se ela ainda se chamará Teoria dos Jogos. A maior complexidade levará a novas classificações, de forma semelhante ao que ocorreu com a bioquímica em relação à química", disse.
(Com agências de notícias)