31 março 2015

Maranhão retira nome de ditadores em escolas e substitui por educadores e comunidades


Nomes de escola que homenageavam ditadores serão substituídos por educadores e pessoas da comunidade, eleitos pelas próprias escolas

Por Redação - no Maranhão

No dia em que o golpe militar brasileiro completa 51 anos, o governo do Maranhão modifica a nomenclatura de todas as escolas que homenageavam personalidades que constam no Relatório Final da Comissão da Verdade como responsáveis por crimes de tortura durante o regime ditatorial. As escolas que tiveram nome modificado passaram por processo democrático de escolha dos novos nomes.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) identificou 10 escolas em nove municípios maranhenses que possuíam nome dos ex-presidentes do Brasil que governaram sob o regime militar. Através de um processo democrático de escolha, a comunidade escolar votou nos nomes que substituiriam as nomenclaturas originais. A modificação será publicada no Diário Oficial desta terça-feira (31). Participaram da escolha dos nomes profissionais da educação, estudantes, funcionários das escolas e a comunidade do entorno das unidades escolares.
O governador Flávio Dino explica que, a partir da identificação de torturadores pelo Relatório da Comissão Nacional da Verdade, não é razoável que prédios públicos continuem a homenageá-los. “O relatório aponta graves infrações aos direitos humanos cometidos durante esse período e nomeia os responsáveis por esses crimes. O Estado do Maranhão não mais homenageará os responsáveis por crimes contra a humanidade”, disse o governador, que defendeu os princípios do Estado Democrático de Direito alcançados pelo Brasil após o período ditatorial.
Todo o processo de mudança ocorreu com base no Decreto Nº 30.618 de 02 de janeiro de 2015, que veda a secretários de Estado, a dirigentes de entidades da Administração indireta e a quaisquer agentes que exerçam cargos de direção, chefia, e assessoramento no âmbito do Poder Executivo, atribuir ou propor a atribuição de nome de pessoa viva a bem público, de qualquer natureza, pertencente ou sob gestão do Estado do Maranhão ou das pessoas jurídicas da Administração Estadual indireta.
No decreto, a vedação é estendida também a nomes de pessoas, ainda que falecidas, que tenham constado no Relatório Final da Comissão da Verdade de que trata a Lei Nº 12.528 de 18 de novembro de 2011, como responsáveis por crimes cometidos durante a ditadura militar.

Conheça os novos nomes

Na capital São Luís, a escola estadual que se chamava Marechal Castelo Branco passará a ser chamada de Unidade Jackson Lago. Em Imperatriz, o antigo Centro de Ensino Castelo Branco terá como novo nome CE Vinícius de Moraes. Com o mesmo nome havia também unidades de ensino nos municípios de Caxias, Fortaleza dos Nogueiras e Governador Newton Bello que passarão a se chamar Professora Suely Reis, CE Vera Lúcia dos Santos Carvalho e CE Antônio Macêdo de Almeida, respectivamente.
Já em Timbiras, a antiga escola que levava o nome do ex-presidente Emílio Garrastazu Médici passará a ser chamada CE Paulo Freire – mesmo nome escolhido pela população de Loreto que substituirá o nome da escola CE Presidente Médice por CE Paulo Freire.

Escolha

O processo para essa substituição foi conduzido por uma ‘Comissão de Mudança dos Nomes’ composta por representantes do Conselho Estadual de Educação(CEE), da Supervisão de Inspeção Escolar (SIE), da Supervisão de Gestão Escolar (SUAGE), Superintendência de Educação Básica (SUEB) e da Superintendência de Assunto Jurídicos (SUPEJUR).
O decreto dispõe que os nomes substitutivos devem representar personalidades que tenham contribuído com a construção da identidade educacional municipal, estadual ou federal e ter reputação ilibada conforme a Lei da Ficha Limpa. A Comissão de Mudança apresentou, para cada escola, três nomes substitutivos entre os quais a comunidade escolar escolheu aquele publicado no Diário Oficial do Poder Executivo do Maranhão.
No município de Loreto, estudantes das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio organizaram inclusive um júri simulado para acompanhar a modificação. “Além dos 60 alunos dessas séries e demais estudantes da escola, a comunidade também deu sua contribuição através do júri. Os alunos realizaram com muita empolgação estudos, pesquisas e entrevistas a ex-diretores e pessoas da comunidade para embasar o debate”, explicou Crizálida Coelho Martins.


Confira o artigo original no Portal Metrópole: http://www.portalmetropole.com/2015/03/maranhao-retira-nome-de-ditadores-em.html#ixzz3VxElaOBF

CCJ encerra discussão sobre maioridade penal; votação fica para terça-feira

30/03/2015 - 19h53

CCJ encerra discussão sobre maioridade penal; votação fica para terça-feira

Proposta que reduz a maioridade penal no Brasil de 18 para 16 anos divide opiniões entre deputados. Manifestantes favoráveis e contrários à medida lotaram o plenário da comissão nesta segunda-feira.
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados encerrou nesta segunda-feira (30) a discussão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93, do ex-deputado Benedito Domingos, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. O texto deve ir a votação nesta terça-feira (31). Há 38 propostas apensadas, que propõem reduções ainda maiores, para 14 e 12 anos, por exemplo.
A sessão extraordinária para analisar a redução da maioridade penal está marcada para amanhã depois da reunião ordinária da CCJ, agendada para as 10 horas. “Não colocaremos em votação hoje, não dará tempo. Não quero enganar ninguém”, disse o presidente do colegiado, deputado Arthur Lira (PP-AL). Segundo ele, não deve haver mais discussão do tema, apenas a votação.
Debate
Gabriela Korossy / Câmara dos Deputados
Reunião Extraordinária para discutir o PEC 171/93, imputabilidade penal do maior de dezesseis anos. Dep. Lincoln Portela (PR - MG)
Para Lincoln Portela, prisão de menores de 18 anos não transformaria cadeia em "universidade do crime".
Mais de 60 deputados participaram da reunião desta segunda sobre a redução da maioridade penal. Alguns falaram contra a medida; outros defenderam a mudança na Constituição. Manifestantes dos dois lados também estiveram presentes no encontro – dezenas de outros, a maioria contrários à proposta, ficaram do lado de fora do plenário 1, devido à limitação de espaço.
Para o líder do PSC, deputado Andre Moura (SE), o Brasil é um dos poucos países do mundo que relutam em reduzir a maioridade penal. “Os adolescentes das décadas de 70 e 80 até poderiam falar que não têm consciência de seus atos. Hoje em dia, não. Não podemos mais esperar.”
O deputado Lincoln Portela (PR-MG) afirmou que a inclusão de menores de 18 em cadeias não criaria uma “universidade do crime”, como argumentaram parlamentares contra a redução. “Não pensem que os apenados querem os menores lá dentro, porque eles têm medo deles [dos adolescentes], que têm sangue nos olhos.”
Por sua vez, o deputado Laudivio Carvalho (PMDB-MG) disse que, em mais de 20 anos como repórter de programas policiais, em cerca de 80% dos crimes narrados por ele havia menores de 18 anos envolvidos. “Ninguém aqui quer ser vingador. O povo quer viver em um País menos desigual, em que o agressor é protegido e o cidadão de bem fica preso em casa.”
O deputado Ronaldo Fonseca (Pros-DF) adiantou que vai votar pela admissibilidade da proposta. “Entendo não ser cláusula pétrea, mas um marco temporal da imputabilidade na legislação brasileira”, comentou.
Mandado de segurança
Gabriela Korossy / Câmara dos Deputados
Reunião Extraordinária para discutir o PEC 171/93, imputabilidade penal do maior de dezesseis anos. Dep. Alessandro Molon (PT - RJ)
Já Alessandro Molon, contrário à PEC, diz que Supremo deve impedir análise do texto caso seja aprovado na CCJ.
Já o deputado Alessandro Molon (PT-RJ) afirmou que, caso a PEC tenha a constitucionalidade admitida, deverá haver um mandado de segurança para impedir sua análise por comissão especial. “Se esta PEC avançar, ela pode e deve ser trancada por um mandado de segurança do Supremo Tribunal Federal. O Poder Legislativo não tem o direito de aprovar essa PEC”, declarou. Menos de 1% dos crimes contra a vida foram cometidos por menores de 18 anos, de acordo com dados do Ministério da Justiça de 2011 citados por Molon.
Conforme o deputado Ivan Valente (Psol-SP), é necessário discutir a eficácia da redução da maioridade penal. “Quem vai provar que isso vai diminuir a violência? Onde foi feita [a redução] não houve isso [a diminuição da violência].” Ele destacou que os casos chocantes de mortes cometidas por adolescentes são exceções e não podem se tornar regra.
“Teremos presídios de ladrões de bicicleta, de aviõezinhos do tráfico, de meninas que são prostituídas nas estradas por um prato de comida. Isso é muito grave, senhores deputados”, acrescentou a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), contrária à PEC.
O deputado Orlando Silva (PCdoB-RJ) argumentou que a matéria deve ser discutida com serenidade e tranquilidade. “Incomoda-me a manipulação com a dor de famílias vítimas de atos brutais. Não é razoável manipular o sentimento e a dor das famílias e violar o direito de crianças e jovens.”
Solução intermediária
O deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG) defendeu uma solução que classificou como intermediária: mudar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei 8.609/90) para ampliar o tempo de internação do jovem infrator. “Parece-me mais inteligente, mais razoável.”

Já tramita na Câmara projeto (PL 5454/13), da ex-deputada Andreia Zito, que aumenta de três para o oito anos o tempo máximo de internação de menores de 18 anos que cometerem atos infracionais equivalentes a crimes hediondos.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'

FEBRE CHICUNGUNYA - CUIDADO, O PERIGO AUMENTOU!

Igreja Universal oferece a fiéis escrituras de "terrenos no céu"

Em 29/03/2015 - De Portal Metrópole (Reprodução)


Em mais uma jogada de marketing, a Igreja Universal do Reino de Deus anuncia que vai vender escrituras de terrenos no céu para fiéis

Por Marcos Paulo - São Paulo

A igreja Universal do Reino de Deus, em mais uma de suas campanhas marqueteiras, absurdas e anti-bíblicas, colocou à venda escrituras de sociedade com Deus. Mediante a oferta depositada, o fiel recebe um contrato que lhe da direitos sobre o Criador, o qual passa a ser seu sócio, e pode exigir as bênçãos que supostamente lhe correspondem. Para “autenticar” o contrato, 70 pastores da IURD estariam selando o documento com o sangue do cordeiro, e à partir de então o contrato passaria a ter valor legal ante Deus.
O vídeo da divulgação da venda das escrituras foi vazada por um grupo na internet. O programa foi transmitido na internet pelo site da Igreja Universal.
No vídeo o pastor que ali comandava disse que fiéis já estariam comprando a novidade, os chamados "contratos da fé" são escrituras de "terrenos no céu". Com a compra do papel, o fiel teria direito a um terreno celestial.
As escrituras não tiveram valor estimado ou divulgado no vídeo, mas a compra delas é sucesso entre os fiéis de mais de 70 igrejas da universal.


Assista a propaganda no programa da Universal:

30 março 2015

BLOG MARRAPÁ - Rapidinhas da segunda-feira

Em 30/03/2015 by Leandro Miranda - Do Blog Marrapá (Reprodução)

Sarney ABLRancor
Imortais da Academia Brasileira de Letras conheceram o verdadeiro José Sarney, despido da imagem de intelectual e democrata, numa cerimônia realizada na semana passada para a posse do historiador pernambucano Evaldo Cabral de Mello.
Convidado pelos colegas a opinar a respeito do novo Governo do Maranhão, Sarney extravasou ódio ao falar de Flávio Dino (PCdoB) e se mostrou enciumado com o protagonismo do adversário em relação aos grandes temas da política nacional.
“O Flávio Dino é um falastrão contumaz! Ah se ele governasse da mesma forma com que se preocupa em aparecer…”, disparou o autor do romance Maribondo de Fogo.
Foto_NaelReis_Visita_da_ministra_ao_governo (3)Em dia
Na visita da Corregedora Geral de Justiça, ministra Nancy Andrighi, ao Palácio dos Leões, na manhã desta segunda-feira (30), Flávio Dino anunciou que o Estado voltará a pagar, a partir de maio, as dívidas de precatórios deixadas em aberto pela gestão anterior.
Calote
Não se sabe a razão pela qual Roseana Sarney (PMDB) deixou de honrar os precatórios em 2012. A exceção foi o caso da Construtora Constran, em que a ex-governadora é acusada pelo doleiro Alberto Yousseff de cobrar R$ 10 milhões em suborno para autorizar o pagamento de R$ 133 milhões em favor da empresa.
Reajuste
O diretor do Procon no Maranhão, Duarte Junior, notificou a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte de São Luís para que o valor das passagens de ônibus retorne ao praticado anteriormente em 24 horas, baseado na legislação municipal que exige que sejam realizadas audiências públicas antes de qualquer reajuste tarifário no sistema de transporte público. A iniciativa tem anuência do governador do Maranhão.
Oportunismo
Apesar das devidas providências tomadas pelo Procon e pelo Ministério Público do Maranhão contra o reajuste abusivo das passagens na capital, deputados e vereadores de olho nas próximas eleições insistem em montar palanques em cima do tema, apostando no desgaste do prefeito Edivaldo Holanda Junior (PTC).
10842146_703828756392532_2885349332652643207_o
Baixo clero
É o caso do folclórico Wellington do Curso (PPS), do enrolado Zé Inácio do Incra (PT) e dos vereadores Bárbara Soeiro (PMN), Fábio Câmara (PMDB) e Rose Sales (PCdoB), que por si só já dispensam qualquer tipo de comentário.
Devoção
De olho no milagre da multiplicação dos pães, Tereza e Fernando Sarney desenvolveram uma devoção inusitada ao milagreiro São Benedito. O casal tem feito todo o tipo de promessa ao santo católico, buscando livrar o Sistema Mirante de Comunicação de uma crise financeira sem precedentes.
Velhaco
Os R$ 30 milhões em recursos que o senador Roberto Rocha (PSB) diz ter enviado a São Luís foram incluídos nas famigeradas emendas de bancada, conhecidas também como emendas coletivas, que quase nunca são pagas pelo Governo Federal.

Hospitais terão 70% dos serviços suspensos nesta segunda

Em 30 de março de 2015 - De Folha do Bico (Reprodução)

Resultado de imagem para Tocantins Hospitais terão 70% dos serviços suspensos nesta segunda

Profissionais da saúde do Estado vão paralisar os serviços em 70%, por 24 horas, nesta segunda-feira, em onze unidades hospitalares do Tocantins. Somente serão mantidos os serviços considerados de urgência e emergência. A medida é reflexo da insatisfação da categoria com a proposta apresentada pelo governo, na qual, não inclui a progressão salarial do ano de 2014.

As unidades que terão parte de suas atividades paralisadas são os hospitais regionais, de Paraíso, Gurupi, Araguaína, Porto Nacional, Arraias, Dianópolis, Miracema, Guaraí, Hospital Geral de Palmas, Hospital Dona Regina e Hospital Infantil. Serviços como cirurgias eletivas consultas de rotina e exames de rotina comum não irão acontecer.

Se com a paralisação, o governo não der uma resposta concreta ao Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Tocantins (Sintras), será declarada greve por tempo indeterminado no próximo dia 6 de abril, segundo informou o presidente do Sintras, Manoel Miranda. (Jornal do Tocantins)

Ponto será facultativo no PA na Quinta-feira Santa

Em 30 de março de 2015 - De Folha do Bico (Reprodução)

Resultado de imagem para Ponto será facultativo no PA na Quinta-feira Santa

O governador Simão Jatene, decretou ponto facultativo na próxima quinta-feira (2), nos órgãos estaduais da administração direta e indireta, autárquica e fundacional do Estado. A decisão permite a extensão das manifestações religiosas do feriado da Semana Santa, tanto em Belém, como no interior do Pará. O decreto foi publicado na edição de ontem do Diário Oficial do Estado (DOE).

Os serviços essenciais, como arrecadação, saúde e defesa social não são afetados pelo decreto. Quem trabalha nesses setores atuarão em regime de escala, assegurando o atendimento da população. Na sexta-feira, 3, o regime adotado nos órgãos estaduais segue a mesma orientação, em virtude do feriado nacional.

Já a Prefeitura Municipal de Belém ainda não definiu se também terá o ponto facultativo. A portaria com a medida deve ser divulgada no início da próxima semana.

Bombeiros

A Agência Pará divulgou ontem, também, que o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMP) realizará de 2 a 6 de abril, a Operação Semana Santa, com os serviços de proteção balneária e prevenção nas estradas do Pará. A ação objetiva proporcionar o atendimento à população nos principais balneários do Estado e contará com 339 bombeiros na condição de guarda vidas, oferecendo serviços de prevenção e salvamento aquático, além de equipes na condição de socorristas, aptos a relaizar os primeiros socorros aos banhistas que eventualmente necessitem de atendimento. No período também serão distribuídas pulseiras de identificação para as crianças. Os profissioanais estarão equipados com tubos de salvamento, jet sky e lanchas.

O CBMP estará presente também em pontos estratégicos de rodovias do Estado. A Operação Estradas contará com 27 socorristas que prestarão serviços de atendimento pré-hospitalar em viaturas de resgate nas barreiras de Santa Maria, Nova Timboteua, Santa Luzia, Salinas, Goianésia e Outeiro.

Ao todo 382 bombeiros estarão distribuídos nos serviços de Guarda vidas, Operação Estradas e Condutores de viaturas e embarcações, em 13 regiões da capital e interior do Estado do Pará.

Professores sofrem ameaças e greve continua no PA

Em 30 de março de 2015 - De Folha do Bico (Reprodução)
destaque-325043-grevpros800c500
A educação pública do Pará está no fundo do poço – escolas caindo aos pedaços, alunos despejados por falta de pagamento de aluguel de prédio, insegurança e alagamento dentro das salas de aula, desvalorização salarial de trabalhadores, retroativo na gaveta -, mas o governador Simão Jatene e seu secretário, Helenilson Pontes, não perdem a pose, nem a intransigência.
Os discursos, cansativos, são os mesmos do primeiro mandato: não há verbas, os repasses federais são escassos e é preciso cooperação dos grevistas, mesmo sob o sacrifício de precárias condições de trabalho.
Como as desculpas não convencem, o governador e seu secretário de Educação decidiram partir para o jogo pesado, determinando a diretores dos núcleos regionais que façam a lista de professores faltosos, que participam da greve, para que tenham o ponto cortado e sofram desconto nos vencimentos.
No caso dos temporários que apoiam a greve, a ordem é colocá-los no olho da rua. “Pois a greve está mais forte do que nunca. Já temos 88 municípios paralisados, com o detalhe de que todas as escolas das maiores e médias cidades do Estado estão sem funcionar”, declarou ao Diário, no começo da noite de sexta-feira, a assessora da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), Geisy Dias.
Até quinta-feira eram 86 municípios paralisados, mas já na sexta-feira aderiram ao movimento os municípios de São Domingos do Araguaia, no sudeste, e Belterra, na região oeste. É a paralisação mais forte em toda a história do Sintepp, em seus 31 anos de existência.
Ela disse que a categoria rejeitou a proposta do governo, porque, além de não contemplar as reivindicações apresentadas, ainda ameaça direitos conquistados.
“Estão fazendo assédio moral, como ocorre na regional do Marajó, onde o secretário Helenilson Pontes determinou que sejam afixadas nas escolas a lista dos professores que não comparecerem às salas de aula, para corte do ponto”, denunciou a assessora, classificando de “terrorista” a atitude do governo.
Até o próximo dia 9, segundo Geisy Dias, não há a menor possibilidade de a greve ser debatida e encerrada, até porque os professores e demais trabalhadores da educação estão muito descontentes com as atitudes tomadas pela dupla Jatene/Helenilson, que têm feito ameaças seguidas e tentativas de intimidação contra os grevistas.
Qualquer avaliação sobre o retorno às aulas teria de ser feita em assembleia-geral, como ocorreu durante a deflagração do movimento.
Uma coisa que o governo não quer entender, diz o Sintepp, é que a greve não é centralizada apenas no pagamento do piso salarial. Existem 30 pontos da pauta em negociação, mas somente no dia 16 de março foi que Helenilson Pontes decidiu receber o Sintepp para conversar, embora a pauta de reivindicações a ele tivesse sido apresentada desde o dia 6 de janeiro. Uma demora de três meses, o que prova o descaso do secretário para os problemas da educação.
Helenilson ganhou a antipatia dos grevistas ao propor 150 horas de efetiva regência, o que afetará diretamente a remuneração dos servidores.
Diante disso, não haverá como manter os professores nas salas de aula, mesmo porque, ao retornar à escola, as turmas estariam montadas, mas o professor não pode dar aula por orientação da Seduc.
Para piorar, ela encaminha documentos assinados por diretores de unidades regionais para que sejam remetidas à Seduc as faltas de quem aderiu à greve e, no caso dos temporários, para encaminhar as demissões. O Sintepp informou que já está acionando seus advogados para reagir contra esse tipo de assédio moral.
De acordo com o coordenador metropolitano do sindicato, Abel Ribeiro, o governo diz que pagará o piso salarial em abril, mas se cala sobre o retroativo.
“Querem reduzir a carga horária junto com o salário, dizendo que há professores que não comparecem às aulas e que precisam pagar aulas suplementares. Na verdade, caso tivesse havido concurso público isso não estaria acontecendo”, afirma Ribeiro. (Diário do Pará)

Gestores “fora da lei” lotam TCE de processos

Em 30 de março de 2015 - De Folha do Bico (Reprodução)

Resultado de imagem para TCE maranhão

Frequentemente são vistas publicações de decisões sobre rejeições de contas e até condenações na Justiça de prefeitos e ex-prefeitos do Tocantins por não observarem detalhes legais no momento de aplicar o dinheiro público. Levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) mostra dados alarmantes: 70% dos processos de prefeitos e ex-prefeitos analisados do início do ano até agora já tiveram problemas.

O TCE é o órgão fiscalizador que julga as contas de ordenadores de despesas. De janeiro até março deste ano já foram analisados 67 processos relativos a prefeituras e dos quais 47 foram considerados irregulares.

O índice corresponde a 70,14% dos casos, situação que revela que o exercício do cargo de prefeito pode ter efeitos muito além do período do mandato se a gestão não for executada com base em princípios legais e amparada nas regras da administração, contabilidade pública e medidas de economicidade.

Ordenadores

A diretora geral de Controle Externo do TCE, Wellane Monteiro Dourado da Silva, informou que nas prestações de contas de ordenadores de despesas o que mais acontece é a desobediência à lei de licitações (Lei 8.666) em diversos aspectos. “São vários artigos que as prefeituras incorrem e que, além das contas terem algum problema de natureza legal ou formal, apresentam também problemas de economicidade e legitimidade”, pontua.

Ela ressalta que muitas vezes o preço do produto ou serviço está muito acima do mercado, gerando prejuízo ao erário. Se o gestor não realiza pregão, ou qualquer outro formato de licitação, ou ainda quando faz despesas de um mesmo tipo fracionadas, pode ser multado e ainda figurar na lista de ficha sujas, entregue nos anos de eleição aos tribunais eleitorais.

Consolidadas

As contas consolidadas são julgadas pelo tribunal, mas encaminhadas às Câmaras Municipais para aprovação ou não. Nesses casos, a diretora do tribunal explica que uma das irregularidades mais comuns é a não aplicação do percentual mínimo de 25% da receita de impostos, inclusive o recurso que vem de repasses, na manutenção e desenvolvimento do ensino, conforme determina o artigo 212 da Constituição Federal. Ela enumera ainda a não aplicação de 60% dos recursos do Fundeb para remuneração de profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício e, ainda, a não aplicação do percentual mínimo de 15% da arrecadação de impostos do município em ações e serviços de saúde.

Além disso, a não observação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) no que diz respeito aos gastos com pessoal e a falta de disponibilização de portais de transparência também são problemas verificados pelo TCE. (Jornal do Tocantins)

Suspeito de usar vídeo de sexo para extorquir ex-namorada é preso em Gurupi-TO

Em 30 de março de 2015 - De Folha do Bico (Reprodução)

Resultado de imagem para extorsão
Ilustração/Web

Um homem de 31 anos foi preso na tarde desta sexta-feira, 27, em Gurupi, no sul do Tocantins, suspeito de utilizar um vídeo de sexo para extorquir a ex-namorada. Ele teria cobrado R$ 1 mil em parcelas de R$ 200 para não divulgar as imagens. A chantagem estaria acontecendo há cerca de um ano, quando eles terminaram o relacionamento. A vítima chegou a pagar o ex-companheiro durante alguns meses. As informações são da Polícia Militar.

O flagrante foi feito após a jovem, cansada das ameaças, procurar a Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam) de Gurupi. O suspeito foi preso após receber uma parcela de R$ 200 em um encontro marcado pela ex-namorada. Ele pagou fiança de R$ 3 mil e vai responder pelo crime em liberdade.

De acordo com a polícia, o homem foi autuado por violência doméstica e ameaça psicológica, mas é possível que a Lei Maria da Penha, que trata da violência contra a mulher, seja aplicada no caso. (G1)

AUGUSTINÓPOLIS: PM prende casal acusado de assalto no Pará

Em 29/03/2015 - 13h40m - De Bico 24h (Reprodução)
 
Na madrugada deste domingo (29), policiais militares de Augustinópolis realizaram a prisão de um casal identificado como Elivaldo Torres da Silva, 39 anos e Laudicéia do Nascimento Holanda, de 28 anos, fato ocorrido no centro da cidade. Segundo a PM, a dupla realizou, horas antes, um assalto na cidade São Geraldo do Araguaia, estado do Pará, em que levaram da vítima um automóvel Ford/Eco Sport, cor branca, placa OFK-9702, um cordão, uma pulseira, uma aliança, todas de ouro, além de 516 reais em cédulas.
Os militares tocantinenses haviam sido informados pela polícia paraense sobre o roubo e, a partir daí permaneceram em diligências, sendo que por volta das 02:00h avistaram o veículo, vindo a abordá-lo e flagrar o casal ainda com o revólver calibre 38, com seis cartuchos intactos, utilizado na prática delituosa, além dos outros pertences da vítima. Foi encontrado também um capus e o documento do Eco Sport, além do dinheiro roubado.
Os assaltantes, que são moradores do povoado Olho D’água do Coco, município de Sítio Novo do Tocantins, disseram aos militares que foram contratados por três homens de Imperatriz e que levariam o veículo até eles para ser desmanchado. Ante ao flagrante, os policiais deram voz de prisão a eles e os conduziram à Delegacia de Polícia Civil em Araguaína, onde foram autuados e se encontram à disposição da justiça. Já o automóvel ficou no quartel da PM, aguardando os procedimentos legais para liberação. (Patrulha na Net)