30 novembro 2014

Após pressão do SINTET prefeitura de Palmas faz consignação do pagamento dos salários atrasados dos contratos temporários


Após cobrança do SINTET, através de intervenção junto ao Ministério Público Estadual do Tocantins(MPE-TO), a prefeitura de Palmas realiza a consignação dos pagamentos dos professores (as) contratos da rede municipal. Os profissionais estavam trabalhando sem receber e sem assinar contrato há vários meses.
O Presidente do SINTET Regional de Palmas, Joelson Pereira informou que o pagamento dos já encontra-se creditado no banco. “Agora é só esperar a compensação por parte do Banco do Brasil, para que chegue até a conta destes profissionais”, disse. 
Para o SINTET o êxito nesta demanda só foi obtido devido a união dos (as) trabalhadores (as) envolvidos e a confiança depositada no SINTET. 
SINTET, Juntos Somos Mais Fortes!

Presidente da Adapec participa de evento que discute o serviço de inspeção

Sábado, 29 de Novembro de 2014 - De Jornal Correio do Estado

Crédito: ADAPEC/TO | O presidente de Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins – Adapec, Marcelo Aguiar Inocente, participa de 24 a 28 de novembro do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária - Fonesa

O presidente de Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins – Adapec, Marcelo Aguiar Inocente, participa de 24 a 28 de novembro do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária - Fonesa e da V Conferência Nacional de Defesa Agropecuária, em Florianópolis-SC. Durante o evento o principal assunto em pauta é a federalização generalizada do serviço de inspeção. “Essas discursões entre os Estados são importantes para definirmos as diretrizes da política de sanidade animal e vegetal, padronizar e aperfeiçoar as ações a serem executadas,” destacou Inocente.


Na ocasião, será redigido um documento que será encaminhado às bancadas federais, aos governadores e prefeitos destacando a importância do serviço de inspeção, sobretudo, para a segurança da população.

Fonesa

Criado em 2000, o Fonesa é formado por entidades de defesa agropecuária de todo o país e tem como principal objetivo promover a permanente articulação entre esses órgãos, visando o desenvolvimento integrado das ações de sanidade animal, vegetal e de inspeção sanitária.

Por: Maria Letícia Ferreira

Justiça Federal garante acesso de crianças ao ensino

27/11/2014 15:07:49 - De Mouranet

A Justiça Federal do Tocantins declarou a invalidade, no âmbito do Estado do Tocantins, dos artigos contidos nas resoluções do Conselho Nacional de Educação que restringem, indevidamente, o acesso ao ensino infantil aos 4 anos de idade e ao ensino fundamental aos 6 anos de idade, ambos completados até 31 de março do ano da matrícula, de modo que as crianças que nasceram após esta data limite eram matriculadas na série imediatamente anterior.
 

Na sentença divulgada no último dia 19, o juiz federal Waldemar Cláudio de Carvalho, fundamentou que tais artigos contrariam o princípio da isonomia e manteve o mesmo entendimento de jurisprudência dos Tribunais Regionais Federais.
 
Desta forma, julgou procedente o pedido formulado pelo Ministério Público Federal e declarou a invalidade para toda a Rede Pública e Privada de Ensino do Estado do Tocantins dos arts. 2º e 3º da Resolução CNE/CEB nº 1/2010, arts. 2º, 3º e 4º da Resolução CNE/CEB nº 6/2010, ambas editadas pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, bem como do art. 4º da Resolução CEE/TO nº 1/2011, com alteração dada pela Resolução CEE/TO nº 23/2013, editada pelo Conselho Estadual de Educação do Estado do Tocantins.
 
Em março deste ano, o magistrado já havia concedido a antecipação de tutela nesta ação civil pública contra a União e o Estado do Tocantins e, na atual decisão, manteve a manutenção da multa já fixada em mil reais por dia para cada um dos requeridos em caso de descumprimento da sentença.

Fonte: Portal Stylo

Diretor da UFMA recebe honraria pelos serviços prestados a sociedade de Imperatriz-MA

28 de novembro de 2014 - Folha do Bico
A Câmara de Vereadores da cidade de Imperatriz, concedeu na noite de quinta-feira, 27, o título de cidadão imperatrizense ao diretor da UFMA, Marcos Fabio de Melo Matos, em reconhecimento a contribuição e dedicação no ensino superior na cidade. A solenidade foi realizada no auditório do Palácio do Comercio e Industria de Imperatriz (PCI).
A entrega do Título de Cidadão imperatrizense, têm como objetivo agradecer aos homenageados pelos trabalhos prestados para o benefício da cidade. Este ano, 39 personalidades foram condecoradas pelos vereadores, que os indicaram para receber a honraria.
O vereador Marco Aurélio que indicou o diretor, explica que devido o seu empenho de forma distinta e por enfrentar desafios para garantir uma universidade de qualidade aos estudantes, merecia receber esta premiação. “Ele é uma pessoa que vai além do seu dever, apesar de todas as dificuldades tanto pessoais, quanto impostas pelos serviços públicos, esta força dele em nome da universidade eleva a cidade de Imperatriz, por isto hoje ele é homenageado pela câmera dos vereadores”, frisou.
Em seu discurso, Marcos Fabio, destacou que escolheu Imperatriz para trabalhar faz oito anos, primeiramente como professor do curso de Comunicação Social- Jornalismo, sendo um dos co-fundadores e hoje como diretor.  O prêmio recebido é um coroamento da sua trajetória, trabalhando em prol da cidade e para a universidade. “Eu me sinto muito feliz, este título da uma sensação de pertencimento e identidade a Imperatriz, hoje sou imperatrizense de fato e direito”, afirmou.

Carteira de Trabalho digital é lançada em Brasília

27/11/2014 17:49:49 - De Mouranet

Os moradores do Distrito Federal poderão utilizar, a partir de hoje (27), a versão digital da Carteira de Trabalho. A nova forma de tirar o documento, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), dá mais agilidade e segurança aos trabalhadores e deve chegar a todo o Brasil até janeiro de 2015.


O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, explicou que, em vez de esperar vários dias para receber o documento, o solicitante o receberá no ato da requisição, graças à informatização do processo. “Fazer a carteira de forma manual é um atraso inexplicável e um desaforo ao trabalhador, que sai da sua casa, perde tempo. Com a nova carteira, o trabalhador chega lá, é atendido e recebe a carteira em 15, 20 minutos, pois ela será digitalizada”, disse o ministro.

De acordo com o MTE, no momento em que o trabalhador solicitar a versão digital da Carteira de Trabalho, ele terá suas informações cruzadas com outros bancos de dados governamentais, proporcionando a entrega de um documento com todas as informações do cidadão atualizadas. Além disso, a foto é tirada no local de atendimento. Todo o processo leva, no máximo, 20 minutos.

A nova Carteira de Trabalho é válida em todo o território nacional e tem numeração única para todas as vias. As mudanças buscam reduzir o número de fraudes, por favorecer a segurança nos processos operacionais, informa o ministério. Outra vantagem do modelo é informar se o empregador vem recolhendo corretamente o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e as contribuições previdenciárias.

O MTE também está implantado uma forma de o trabalho agendar o atendimento nos postos do ministério e estudando a possibilidade de lançar um cartão magnético para substituir a forma como é hoje a Carteira de Trabalho. “O cartão terá todas as informações e simplificar enormemente a vida do trabalhador. É como um cartão de crédito, que estarão ali todas as informações que ele precisa, como benefícios, seguro desemprego, o histórico dos vínculos trabalhistas. Todas as informações da vida do trabalhador estarão neste cartão”, adiantou Dias.

Quem já tem Carteira de Trabalho não precisa substituí-la. O modelo eletrônico já estava disponível nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará e de Santa Catarina. O ministério promete, a partir de 1º de janeiro, ter a Carteira de Trabalho digital em todo o Brasil.(ABr)

Fonte: Fonte: Agencia Brasil

29 novembro 2014

Pacientes continuarão tratamento de radioterapia em Imperatriz; quem ainda não iniciou vai para outros centros

29/11/2014 às 19:14 h Por: Araguaína Notícias 
 Foto: Reprodução/Jornal Nacional 
 
Equipamento de radioterapia do HRA está quebrado há três semanas.

Ramila Macedo
Pacientes que lutam contra o câncer e estão sem o tratamento de radioterapia há três semanas em Araguaína podem ter a situação resolvida. Com o único aparelho de radioterapia quebrado desde o início do mês, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou nesta sexta-feira, 28, que fechou negociação com empresa de Imperatriz (MA) para dar continuidade ao tratamento.
Em nota, a Sesau informou que agora irá formalizar contrato com a Empresa Oncoradium – Centro de Prevenção e Tratamento de Câncer–  e na próxima semana enviará equipe a Imperatriz/MA para organizar local de hospedagem e apoio hospitalar aos pacientes.
Lista de espera
O Estado chegou a fornecer ao MPE uma lista de 125 pacientes que ainda aguardam acesso ao serviço de radioterapia. Para esses que ainda não iniciaram o tratamento, “mas que já estão com os planejamentos prontos poderão ser encaminhados para Barretos/SP ou outros centros de tratamento como Goiânia via Central Nacional de Regulação (CNRAC)” informou a Sesau.
Novo equipamento
A nota diz ainda que "o novo aparelho de radioterapia já foi liberado do porto de Espírito Santo e estará a caminho de Araguaína nos próximos dias". Mesmo com a chegada deste segundo equipamento, ele ficará parado, pois será necessária a construção de uma sala específica para sua instalação.
Sem citar nome, a Sesau informou também que já fechou negociação com uma empresa que irá construir a sala.  Que a mesma está fazendo adequações no projeto e, sem especificar data, logo iniciará as obras.
Entenda
O equipamento de radioterapia do Hospital Regional de Araguaína interrompeu o tratamento de 75 pessoas. Segundo o MPE, o fato é gravíssimo e pode resultar na evolução do quadro clínico e até mesmo levar a morte de pacientes desassistidos. O problema repercutiu na imprensa nacional no último dia, 23,  quando o Jornal Nacional mostrou o drama de quem depende das sessões de radioterapia para combater o câncer. 
Saiba+

Através de comunicado, Unimed de Imperatriz informa restabelecimento do atendimento do Plansaúde Centro-Oeste e Tocantins

28/11/14 11h4728/11/14 11h57 - De Conexão Tocantins

Ministério Público chegou a entrar na Justiça contra o governo do Estado
Da Redação
Através de comunicado, a Unimed de Imperatriz, Maranhão, informou que foi restabelecido o atendimento de usuários do Plansaúde Centro-Oeste e Tocantins na terça-feira, 25. Conforme divulgado pelo CT no dia 13 deste mês, os serviços para o plano foram suspensos no dia 30 de outubro, devido falta de pagamento por parte do governo do Estado.

O Ministério Público do Estado (MPE), através da Promotoria de Justiça de Augustinópolis, chegou a entrar com Ação Civil Pública contra o governo do Estado e a Unimed Centro-Oeste e Tocantins em que requer o restabelecimento dos atendimentos do Plansaúde em Imperatriz. A ação foi ajuizada pelo promotor Paulo Sérgio Ferreira de Almeida no dia 20 e argumenta que os usuários não foram informados previamente da suspensão.

Estado
Questionado pelo CT após a constatação da suspensão dos serviços, o Executivo estadual argumentou na época, em nota, que estaria impedido de fazer os depósitos porque as unidades da cidade maranhense não apresentaram “comprovantes da realização dos procedimentos prestados”. De acordo com o governo, o pagamento só poderia ser realizado após as unidades que atendiam o Plansaúde apresentarem “comprovantes dos serviços, para que os documentos sejam repassados para a auditoria”.

 
Confira o comunicado
 

Governo do Tocantins gasta 48,7% da receita com pessoal e fere limite da Lei de Responsabilidade Fiscal

29/11/2014 às 17:16 h - Por: Araguaína Notícias

Foto: Reprodução/Folha de S.Paulo 
TO é o quinto estado do país com o maior comprometimento de sua 
Receita Corrente Líquida.

Reportagem da Folha de S. Paulo publicada nesta sexta-feira, 28, mostra que o Tocantins é o quinto estado do país com o maior comprometimento de sua Receita Corrente Líquida (RCL) com despesas de pessoal.

O estado tem atualmente 48,7% de sua RCL destinada à folha de pagamento, e está a apenas 0,3% do limite máximo estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). 

Quando as despesas ultrapassam o Limite Prudencial de 46,55% da receita, os governadores ficam impedidos de dar reajustes e criar cargos, além de ter problemas para conseguir empréstimos. Se passarem de 49% e reincidirem, eles serão proibidos de receber transferências da União. 

Apesar dos 2,2 pontos percentuais acima do limite e das restrições impostas, o governo do Estado tem enviado à Assembleia Legislativa matérias que concedem reajustes salariais e promoções a servidores públicos. Entre eles está a Medida Provisória 40/2014, que promove cerca de 500 policiais militares. 

Um dos principais problemas argumentados pelo Governo do Estado para justificar o alto comprometimento da receita com a folha de pessoal são as frequentes frustrações nos repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

De acordo com o Relatório de Cumprimento das Metas Fiscais de 2014, apresentado pelo governo na Assembleia Legislativa na terça-feira, 25, o FPE teve frustração de R$ 177 milhões nos dois primeiros quadrimestres deste ano. 

Além do Tocantins, também estão com despesas acima do limite prudencial Piauí, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraná, Santa Catarina e Paraíba.




Em Carolina (MA), Prefeitura Fez Contrato de R$ 6,5 Milhões e Mesmo Assim Alunos Estão Sem Aulas Por Falta de Transportes

28/11/2014 19:27:20 - De TocNotícias

Além de transportarem alunos em verdadeiros paus de arara, empresa vencedora de licitação ameaça pais de alunos que cobram melhorias no serviço contratado pela Prefeitura.

Somente em 2014, a empresa Armil Empreendimentos, de Emival Milhomens – doador financeiro da campanha e amigo íntimo do prefeito Ubiratan Jucá (PMDB) –, assinou contrato com a Prefeitura de Carolina (MA), com valores superiores a R$ 4,5 milhões para realização do serviço de transporte escolar e aluguel de veículos para secretarias municipais. Valor somado ao contratado em 2013 – R$ 1,8 milhão e o adicional de R$ 449.863,20 – ultrapassa os R$ 6,5 milhões. Desde a posse do atual prefeito, não houve um único mês que pais e alunos não reclamassem do rotineiro descaso com que a empresa vencedora de processos licitatórios recheados de fraudes vem conduzindo o serviço do transporte escolar no município.
Foto do Site Cidadeemacao.comPais de alunos da região do povoado de Helenópolis denunciam que não há transporte de seus filhos desde que o início do ano letivo de 2013. Dois anos nos quais os alunos da Unidade Escolar Coelho Neto são levados à escola em garupas de motos em grupos de dois ou três – colocados ao risco de acidentes diariamente.
Alunos da Unidade Escolar Isaurina Coimba – 105 km de Carolina –, na região da Baixa Funda – que fechada pelo prefeito em 2013 retornou suas atividades sob ordem judicial –, também têm sido vítimas do descaso. “Há um mês que nossos filhos não podem frequentar as aulas”, denuncia uma moradora da região. “Procuramos o dono da tal empresa do transporte escolar [Emival Milhomens] e ele nos ameaçou dizendo que se continuássemos reclamando ele iria retirar de uma vez por todas o veículo que foi contratado para a nossa região”, completa a denúncia.
Professores contratados e com salários atrasados há 90 dias também denunciam o descaso. “O prefeito mandou antecipar o final do ano eletivo e já mandou também os carros do transporte pararem. É um absurdo isso”, denuncia uma professora contratada que não quer se identificar com medo de perder o contrato.
MAIS DENÚNCIAS
A Armil Empreendimentos, registrada inicialmente como metalúrgica e locadora de mesa de bilhar, teve suas atividades alteradas na Receita Federal para serviços de transporte dias depois da eleição de Ubiratan Jucá – já sabedora que venceria as licitações do transporte escolar.
A empresa venceu a primeira licitação do transporte escolar às vésperas do início do ano letivo. Os motoristas desde aquele período enfrentam dificuldades. Não recebem salários em dia nem mantêm qualquer vínculo empregatício com a Armil Empreendimentos. Boa parte dos proprietários de veículos “alugados” já desistiu de prestar o serviço. Alguns haviam financiado caminhonetes e por não conseguirem quitar as parcelas dos empréstimos ou devolveram os automóveis ou os alugaram para empresas que garantem o pagamento.
Sem experiência no setor de transportes – o que seria o primeiro item a impedir a Armil de concorrer a qualquer tipo de serviço público – Emival Milhomens não tinha condições de atender à legislação que rege o transporte escolar no Brasil. A Armil também não possuía em conta bancária da empresa o valor de 10% do contrato assinado no momento em que venceu a licitação. Excluindo os veículos alugados após seus proprietários se endividarem na rede bancária, algumas caminhonetes alugadas, se Carolina possuísse fiscalização de trânsito, não tem as mínimas condições de trafegar.
Abaixo o Resultado da Licitação Cuja Empresa do Amigo do Prefeito Venceu:
Fonte DOE-MA

Fonte: Com Informações do Site cidadeemacao.com

Justiça aponta participação do ministro da Agricultura em caso de grilagem

29/11/14 08h3929/11/14 19h12 - De Conexão Tocantins

Em função disso, o processo da Operação Terra Prometida será remetido ao Supremo Tribunal Federal
Mariana Jungmann 
Da Agência Brasil

A Justiça Federal em Mato Grosso divulgou nessa sexta-feira, 28, trechos da decisão do juiz Fábio Henrique Fiorenza, da Subseção Judiciária de Diamantino, sobre a Operação Terra Prometida, da Polícia Federal, que demonstram indícios de que o ministro da Agricultura, Neri Geller, teve participação no esquema de grilagem desmontado pela operação. Em função disso, o processo será remetido ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Foto: Internet
Neri Geller: os irmãos já foram presos na operação da PF
Na decisão, de agosto deste ano, o juiz Fiorenza demonstra que se deparou com diversos depoimentos colhidos na operação que indicam que Geller tinha dois lotes no Projeto de Assentamento (PA) Itanhangá/Tapurah. Os depoimentos indicam ainda que o ministro teria vendido os lotes em 2010 para financiar sua campanha eleitoral para deputado federal.

O juiz cita Neri Geller como membro do “Grupo Geller” formado por ele e seus irmãos e “detentor de diversos lotes no âmbito do PA Itanhangá/Tapurah realizando, além da ocupação e exploração das áreas, sua negociação e venda a terceiros”. Diante dos fatos, o juiz decidiu remeter o processo ao STF, por considerar que o ministro tem foro privilegiado e que ele não teria, portanto, competência para analisar o caso.

A Polícia Federal nega que o foco das investigações da Operação Terra Prometida tenha sido o ministro. Mais cedo, o delegado Hércules Ferreira Sodré disse que Neri Geller não é citado na investigação e que não foram encontrados indícios de que ele mantenha qualquer tipo de vínculo comercial com os irmãos. Não há, no STF, informações sobre o andamento de um possível inquérito de investigação da participação do ministro no esquema.

Os irmãos do ministro, Odair e Milton Geller se entregaram na noite passada e estão no Centro de Custódia de Cuiabá (MT) para prestar depoimento. Em caráter preventivo, já foram presas 39 pessoas, entre servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e fazendeiros. Onze investigados que tiveram a prisão preventiva autorizada pela Justiça ainda não foram encontrados. A PF também cumpriu 142 mandados de busca e apreensão e 30 de medidas restritivas.

A PF diz ter encontrado indícios de que, servindo-se do poder econômico e político de que dispõem, fazendeiros e empresários adquiriam irregularmente, por preços baixos, ou simplesmente invadiam terras da União destinadas à reforma agrária, chegando a coagir e ameaçar os reais beneficiários para que vendessem ou abandonassem suas áreas. Com isso, promoviam uma “verdadeira reconcentração fundiária” de terras da União. 

Ministério Público Federal move ação contra operadoras de telefonia, no MA

27 de novembro de 2014 - De Folha do Bico


Operadoras de telefonia móvel no Maranhão são alvo de uma ação do Ministério Público Federal. Segundo o MPF, a ação foi motivada pela baixa qualidade de serviços prestados pelas operadoras e pede a suspensão da venda de novas linhas, além de maior fiscalização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

“Nós não temos uma cobertura adequada. Nós nãosomos atendidos quando a gente liga para lá e, às vezes, eu ligo para fazer uma reclamação e deixo no viva voz e vou fazer minhas coisas. Passam 30 ou 40 minutos e eu você não é atendido” reclama a estudante Iara Carvalhedo.

Segundo o Procon, foram 490 reclamações contra a operadora Vivo, 600 contra a Claro, 672 contra a Tim e 1.947 reclamações contra a Oi. Chamadas que não completam, sinais com ruídos e ligações interrompidas são alguns dos problemas que motivaram a ação civil pública do MPF.

As operadoras se pronunciaram por meio de nota. A Vivo informou em nota que não foi notificada da ação judicial e que, assim que isso ocorrer, a empresa cumprirá a determinação legal; a Claro disse que não comenta ações judiciais; a Tim informou que ainda não foi notificada, mas que está a disposição das autoridades para prestar os esclarecimentos necessários; e a Oi disse apenas que não foi citada da ação.

PRF aponta locais vulneráveis à exploração sexual infantil no PA

27/11/2014 - De Folha do Bico

Ilustração / Da Web

A BR-163, conhecida como Santarém-Cuiabá, e a BR-010, a Belém-Brasília, são as principais rodovias com pontos vulneráveis à exploração sexual infantil no Pará. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram constatados 84 locais de vulnerabilidade no estado, mas em nenhum se verificou o crime de exploração sexual.

O Pará é o terceiro estado com o maior número de locais propícios à exploração sexual, ficando atrás apenas de Minas Gerais e Bahia. Esses são dados de uma pesquisa realizada entre 2013 e 2014 pela PRF em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), Childhood Brasil, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e, esse ano, com o Ministério Público do Trabalho.

“Foi constatada a presença de crianças e adolescentes em situação de risco, próximo a locais que vendem bebidas, homens mais velhos. Nesses locais foram encontradas crianças, mas não as ocorrências, somente as crianças e adolescentes expostos a situações de risco”, disse Marisol Teixeira, agente da PRF no estado.

Pesquisa

De acordo com o estudo, os pontos vulneráveis são ambientes ou estabelecimentos em que há adultos se prostituindo, falta de iluminação e ausência de vigilância privada, além de serem locais de parada costumeira de veículos e de consumo de bebida alcoólica. Os mais comuns são lanchonetes e postos de combustível. Eles são divididos em críticos, de alto risco, médio risco e baixo risco.

Nesta edição, realizada entre 2013 e 2014, identificou-se um total de 1.969 pontos vulneráveis à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas rodovias federais. Desse total, 566 foram considerados pontos críticos; 538, com alto risco; 555, com médio risco; e, por fim, 310 pontos foram avaliados como de baixo risco.

IFTO Realiza Colação de Grau dos Cursos Técnicos em Tocantinópolis

28/11/2014 18:56:04 - De TocNotícias

Num total de 34 formandos, receberam a colação de grau dos cursos Técnicos em Agroecologia, Informática pela Internet, Secretariado e Marketing.

Foto: Dirceu LenoO Polo de Apoio Presencial EaD/e-Tec/IFTO de Tocantinópolis em Parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico Ciências, Tecnologia e Inovação (SEDECTI) e Prefeitura Municipal de Tocantinópolis realizou na noite da ultima sexta-feira, (21), a segunda solenidade de Colação de Grau dos Cursos Técnicos em Agroecologia, Informática para Internet, Secretariado e Marketing, que teve no total 34 formandos.
Foto: Dirceu LenoA solenidade contou com a presença do diretor geral do Campus Palmas do IFTO, professor Octaviano Sidnei Furtado; do coordenador geral da Rede e-Tec/EaD Brasil, Wilson Barbosa, que noato representou o diretor de Ensino a Distância, Madson Teles; da gerente de Educação a Distância, Gisele Magali; do diretor Regional de Ensino, Dorismar Carvalho de Sousa representando o governo do Estado do Tocantins; do presidente da Câmara de Vereadores, Zullias Parente Amoury, que no ato esteve representando o prefeito Fabion Gomes; o vereador Aderson Marinho Neto; da secretária municipal de Educação, Marly Pereira Fonseca; da coordenadora do Polo de Educação a Distância, Maria Ezilene Mota Marinho; do professor Francisco Willians; tutores presenciais e familiares dos formandos.
Para a coordenadora Maria Ezilene o evento foi de grande significância para a sociedade tocantinopolina. “Um ato de inteira importância para todos os participantes, pois simbolizou o início de uma nova etapa pessoal e profissional para os formandos, familiares, amigos e principalmente para a sociedade tocantinopolina e região, pois poderá contar com mais profissionais técnicos que terão consigo a ética, a responsabilidade e competência de um profissional bem preparado para atuar de forma ativa e positiva no mercado de trabalho. Portanto, só temos que agradecer o apoio de todos os parceiros envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, ao diretor Madson Teles que sempre apoia e investe na capacidade da equipe e dos alunos, pelo o empenho e dedicação de todos que acreditam no projeto do Ensino a Distância”, comentou.
Foto: Dirceu LenoA formanda do curso de Secretariado, Leidivânia Olieveira Costa destacou que o curso é mais uma forma de aprendizado e principalmente a garantia para o ingresso no mercado de trabalho. “À medida que aprendíamos mais sobre o mundo do trabalho e a sua importância, essas dúvidas viraram certeza e percebíamos que era isso que realmente queríamos. Quanto conhecimento construído. Aprendemos o significado e a importância da nossa formação profissional, dos nossos cursos técnicos”, afirmou.
Foto: Dirceu LenoO diretor de Educação a Distância Madson Teles destaca a importância de mais esta conquista na vida dos formandos.“Agradecemos primeiramente a DEUS, criador do universo e de tudo que nele existe, por ver mais um ciclo de cursos concluídos. Acompanhamos a luta e a dedicação de cada estudante para concluir, com louvor, este curso. Somos cientes das dificuldades – cansaço, distância, tempo longe das salas de aula e mais uma série de empecilhos que foram vencidos. E, por isso mesmo, esta é uma vitória para ser comemorada, pois recebeu o seu diploma e com ele recebe, também, uma bagagem de novos conhecimentos construídos ao longo desse período de duração dos cursos. Sabemos que o conhecimento é a única verdade da qual nos apropriamos e que jamais nos é tomada. A vida é cheia de altos e baixos, mas aquilo que aprendemos jamais nos é retirado, levamos sempre conosco. O conhecimento se constrói com a vontade de todos os envolvidos no processo de aprendizagem – alunos, professores, tutores, coordenadores de polo e a gestão municipal, a qual sempre esteve ao lado de todos nós a qual também tributamos parte desse sucesso. Desejamos que vocês façam bom uso desse “pedaço de papel”. Ele significa a autonomia e a capacidade de caminharem por novos horizontes. Significa, também, o crescimento intelectual de cada um e a responsabilidade de trabalharem com ética, compromisso e profissionalismo. E eu, como apaixonado pela educação, oriento que não parem por aqui. Procurem se capacitar cada vez mais, ou por meio de outros cursos técnicos ou de cursos de graduação. Além disso, sejam incentivadores de outros, parentes e amigos para que juntos buscarem na educação uma melhora para a Vossa região e o país, com cidadãos mais conscientes. Para terminar deixo uma mensagem para reflexão de cada um. “Os inexperientes herdam a insensatez, mais o conhecimento é a coroa dos prudentes”, (Rei Salomão). Madson Teles de Souza, Diretor EaD / IFTO.


Fonte: Dirceu Leno/Ascom Prefeitura de Tocantinópolis

Autor Tocantinense lança livro de ficção que retrata o desmatamento da Amazônia

O Livro é uma ficção, mas também discute temas atuais como a preservação da Amazônia e as conseqüências negativas que a agressão ao meio ambiente trás à vida da população
28/11/2014 18h32m - de surgiu.com.br


Joe, um madeireiro obstinado e ambicioso decide enriquecer contrabandeando madeira da Floresta Amazônica, no entanto, ele e seu bando são surpreendidos por acontecimentos estranhos: homens e cachorros começaram a desaparecer misteriosamente, gritos horrendos ecoavam pela floresta. As Harpias, conhecida no Brasil como gavião real, reagiram transformando-se num verdadeiro defensor da Amazônia.

É neste cenário que se passa a historia do livro, “A Vingança das Harpias”, do autor tocantinense José Milton Oliveira Santos. “Embora seja uma historia fictícia, ela aborda temas atuais, como o desmatamento descontrolado da Floresta Amazônica, o contrabando de madeira e o extermínio da fauna e da flora dessa exuberante floresta’’. Explica o autor José Milton.

Publicada pela editora Giostri de São Paulo, a obra será lançada no próximo dia 06 de dezembro a partir das 10h, na GEP Livraria em Palmas e já está disponível nas melhores livrarias do Brasil. José Milton conta que a idéia de escrever uma obra de aventura e suspense com uma pitadinha de fantasia surgiu depois de assistir um documentário na TV, “Aquele documentário agiu em meu cérebro como interruptor que liga e desliga uma lâmpada. Após assistir o documentário, comecei imaginar o enredo, naquela noite não me contive, comecei a rabiscar, após rabiscar duas páginas, não consegui controlar minha mente e assim em 60 dias o livro estava escrito”. Relatou o autor.


Perfil

José Milton Oliveira Santos, escritor e poeta, licenciado em História pela Universidade Federal do Tocantins – UFT, membro da Academia Gurupiense de Letras, autor do livro de poesias “Amor e Paixão” (Editora Veloso 2008). 

 DESMATAMENTO DA AMAZôNIA