10 outubro 2014

Igeprev diz que já soliticou resgate de sete dos nove fundos em situação irregular

10/10/14 08h5510/10/14 09h10 - De: Cleber Toledo


Órgão afirma também que busca “novas alternativas para o enquadramento de forma a viabilizar o equacionamento da carteira de Investimentos”

O Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev) enviou nota para esclarecer sobre as aplicações desenquadradas - participação acima de 25% no patrimônio líquido - que somariam R$ 852.983.636,48 em noves fundos. No documento, o órgão alega que medidas já foram adotadas para resolver as irregularidades e que todos os casos são de conhecimento dos conselhos de administração e fiscal do Igeprev e do Ministério da Previdência Social. A gestão também afirmou que busca “novas alternativas para o enquadramento de forma a viabilizar o equacionamento da carteira de Investimentos”.

A nota destaca que dos nove fundos citados, quatro - Vitória Régia, Incentivo FI Referenciado CDI, Leme Brasprev e Eco Hedge - já tiveram o resgate solicitado “em conformidade com o regulamento de cada fundo”. O Igeprev informa que as aplicações no Golden Tulip deverão ser enquadradas através da venda no mercado secundário ou pela capitalização do fundo através de novos investidores. “As regras específicas deste seguimento de fundo não permitem o resgate”, explica o órgão.

Nos fundos FI RF IMA-B Eslovênia, FI RF Ipiranga e FI Diferencial RF Longo Prazo, o Igeprev afirma que ocorreram desenquadramentos “passivos”. Explicam: “Não em razão de novos aportes e sim devido ao resgate de outros cotistas, o que fez com que o a posição do Igeprev no fundo aumentasse, ocasionando o desenquadramento, para estes, também foi adotada a solicitação de resgate em conformidade com o regulamento”.

Por fim, quanto ao FI Multimercado, o Igeprev afirma que a intenção é transformá-lo em um Fundo de Ações. “Estão sendo tomadas medidas, o que permitirá a regularização da atual situação de desenquadramento”, aponta.

"NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em relação aos nove fundos desenquadrados, o Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev), tem a esclarecer que:

· Dos nove fundos desenquadrados, cinco são fundos que faziam parte da lista dos onze fundos que deram origem ao TAC em 2012. Destes onze, seis foram enquadrados e apenas cinco ficaram desenquadrados. Do cinco, quatro já tiveram o resgate solicitado em conformidade com o regulamento de cada fundo, são eles: VITÓRIA RÉGIA FI RF LP, LEME BRASPREV FI RF LP PREVIDENCIÁRIO CP, INCENTIVO FUNDO DE INVESTIMENTO REFERENCIADO CDI – CRÉDITO PRIVADO, ECO HEDGE FIM CP LP.

 · No entanto, o quinto fundo, GOLDEN TULIP BELO HORIZONTE FII, em razão das regras específicas deste seguimento de fundo, as quais não permitem o resgate, tendo apenas duas opções para o enquadramento, sendo uma, a venda no mercado secundário e a outra, a capitalização do fundo através de novos investidores, procedimentos estes que já se encontram em andamento.

 · Os fundos: FI RF IMA-B ESLOVÊNIA, FI RF ELO/IPRIRANGA e FI DIFERENCIAL RF LONGO PRAZO – ocorreram desenquadramentos passivos, ou seja, não em razão de novos aportes e sim devido ao resgate de outros cotistas, o que fez com que o a posição do Igeprev no fundo aumentasse, ocasionando o desenquadramento, para estes, também foi adotada a solicitação de resgate em conformidade com o regulamento.

 · Quanto ao fundo FI MULTIMERCADO FP1 LONGO PRAZO, estão sendo tomadas medidas para a transformação deste em um FUNDO DE AÇÕES – FIA o que permitirá a regularização da atual situação de desenquadramento.

 · O Igeprev esclarece que, apesar das medidas já adotadas, a gestão mantém o foco no sentido de encontrar novas alternativas para o enquadramento desde fundos de forma a viabilizar o equacionamento da carteira de Investimentos do Instituto.

 · . Informa ainda que todas as medidas acima listadas são de conhecimento e acompanhamento dos Conselhos de Administração e Fiscal do Igeprev, bem como, do Ministério da Previdência Social por meio de relatórios regulares.

Palmas, 09 de outubro de 2014.

Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins – IGEPREV."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.