07 outubro 2014

Funcionários de bancos federais e privados encerram greve no PA

07/102014 - De: Folha do Bico

dsc01942
Trabalhadores do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e dos bancos privados entraram em acordo com a Federação Nacional dos Bancos (Febraban) e encerraram a greve do setor no Pará após assembleia da categoria, realizada nesta segunda-feira (6) no Sindicato dos Bancários, em Belém. Apenas os funcionários do Banco da Amazônia decidiram manter o movimento grevista. Os demais bancos funcionam normalmente a partir desta terça-feira (7).

A categoria aceitou o reajuste de 7,35% para 8,5% (aumento real de 2,02%) proposto pela Fenaban para os salários e para as demais verbas salariais, além de de 8% para 9% (2,49% acima da inflação) nos pisos salariais e 12,2% no vale-refeição.
A presidente do Sindicato dos Bancários do Pará, Rosalina Amorim, parabenizou a categoria em comunicado oficial. “O tamanho da nossa mobilização representa o tamanho da nossa vitória, e a unidade nacional da nossa categoria, junto com nosso poder de mobilização, foram capazes de conquistar avanços para os trabalhadores em questões econômicas e sociais”, diz Rosalina.
A greve
Os bancários do Pará aderiram a greve nacional deflagrada na última terça-feira (30) para reivindicar aumento salarial de 12,25%, além de PLR (participação nos lucros e resultados) de três salários mínimos e mais uma parcela fixa de R$ 6.247, e a efetivação de um plano de cargos e salários.
Na última sexta-feira (3) os funcionários do Banco do Estado do Pará voltaram ao trabalho após um acordo coletivo firmado com a patronal, que garantiu o mesmo reajuste salarial a ser fixado no Piso pela Fenabran. (G1 PA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.