30 junho 2013

MEU “AMADO MESTRE”


Li uma matéria do Instituto Ciências Hoje, que relacionei à atual situação da Educação no Brasil, mais especificamente no Estado do Tocantins, o título da matéria é “O mercado está para Mestre”, dentre as muitas razões que justificava o título, destacava-se o crescente número de egressos em cursos de mestrado no País nos últimos anos. Mas o que é um mestrado? Em poucas palavras mestrado é um curso de aperfeiçoamento mais aprofundado, com o objetivo de QUALIFICAR O PROFISSIONAL além de torná-lo um PESQUISADOR. Aí me pergunto: qual instituição não quer bons servidores? Qual gestor escolar não quer um quadro de profissionais da sua escola bem qualificado? Qual aluno não quer ter excelentes professores?

Além da qualificação específica em sua área os cursos de qualificação podem transformar o professor em um pesquisador. Hoje a pesquisa, principalmente na área das ciências, é uma das modalidades de ensino mais difundida no contexto escolar. O País já exporta jovens pesquisadores para países como os Estados Unidos e Alemanha. Estes jovens relatam que é uma experiência única poder representar o Brasil em eventos internacionais, mas ressaltam que tudo começou na sua escola com incentivo de seus professores, tornando evidente que o professor necessita de qualificação. Porém não é tão simples assim.

O profissional geralmente tem que custear o seu processo de formação para trabalhar em prol do Estado, mas acredito que essa é uma dificuldade que é vencida pelos professores, mas os corajosos que se dispõem a superar essa dificuldade se deparam com a falta de apoio dos gestores de educação do Estado do Tocantins, que passam a perseguir estes profissionais, deixando bem claro que não têm interesse em profissionais qualificados, pois estes ao implantarem novas propostas de ensino estarão despertando o senso crítico dos alunos e transformando a sociedade, que passará a questionar porque que decisões políticas eleitoreiras são mais importantes na escola do que alunos com a capacidade de produzir conhecimento e transformar esta sociedade corrupta que a todos assola.

Esta mudança não acontecerá da noite para o dia, necessita-se aí de políticas públicas, de incentivo à qualificação, como bolsas de auxílio financiadas pelo Governo do Estado, além outras maneiras de incentivo, mas é fundamental que exista o BOM SENSO, e não o senso comum, onde o professor é só mais um “empregadinho” do Estado.

DAILSON COELHO ABREU

Professor de Biologia da Escola Estadual Bela Vista

29 junho 2013

CUIDADO, O SUMIDOURO ESTÁ POR PERTO!





As lendas tocantinenses são ricas, exóticas e uma constante no imaginário popular. Dentre elas, existe uma, muito pouco divulgada nos livros, eventos e espaços culturais. É a lenda do sumidouro.
Segundo a população o sumidouro é um ser imaginário, um fenômeno inexplicável, que some com tudo em quanto; a qualquer momento ou lugar. Na Região do Bico do Papagaio é bem frequente sua presença.
Tal se pode manifestar tanto no campo quanto na cidade; tanto em empresas públicas quanto privadas. Assim, se de repente, você põe algo num lugar e logo em seguida não acha mais, não se engane, é o sumidouro se manifestando, e comprovando a tradição popular.

      

Em órgãos e escolas públicas são também frequentes tais sumiços. Em uma delas some-se de tudo: só este ano já sumiram servidores por quase um mês (sem justificativa); outros somem por um turno e aparecem noutro (também sem justificativa); somem-se chaves de armários, quando interessa encontrar algum documento importante; some-se livro de ata que inocentaria servidor acusado de infração; e até livro de ponto (quando questionada sua lisura). 

Mas vale destacar que os sumiços não são apenas de objetos materiais e pessoas: some-se também a coerência entre ideias e atos; some-se a imparcialidade na interpretação da realidade; na contratação de serviços e na aquisição de materiais; some-se a transparência; somem-se as reuniões, as informações e muitas outras coisas, inexplicavelmente, como também some-se a criticidade de muitos; a qualidade do ensino e a participação da comunidade de modo ativo, crítico e coerente com os princípios morais, educacionais e legais.

       Portanto,  cuidado  com  o  sumidouro,  pois  ele  pode estar perto de você! O melhor “remédio” para este ser é a reflexão, visto que o mesmo prefere se manifestar nos momentos de desatenção, comodismo e alienação.
            

28 junho 2013

DIVIRTA-SE





















A GRANDE MÍDIA NÃO MOSTRA MAS MANIFESTAÇÕES DOMINAM O BRASIL

CONFIRA NOS VÍDEOS AS REAIS MANIFESTAÇÕES

* Joinville: violência contra manifestantes

Florianópolis: violência contra manifestantes

Porto Alegre: violência contra manifestantes

Porto Alegre: 20 mil gaseificados

São Paulo: violência contra manifestantes

São Paulo - barbárie da polícia

São Paulo: polícia ataca jornalistas

Polícia do CE entrará em protesto e convoca PMs de todo o país para mudar imagem truculenta

Tropa de Choque entrou em confronto com manifestante em Fortaleza na última semana
Por Igor Resende e Thiago Arantes, de Fortaleza (CE), para o ESPN.com.br

Assista vídeo: Violência (Manifestantes enfrentam cavalaria).

Assista vídeo: Convocação aos militares
Acabar com a imagem de truculência, sair da sombra do militarismo e acrescentar a segurança pública nas reivindicações. Por tudo isso, a Associação dos Cabos e Soldados Militares do Estado do Ceará (ACSMEC) vai entrar nos protestos desta quinta-feira em Fortaleza, antes da partida entre Espanha e Itália, pela semifinal da Copa das Confederações.
Os manifestantes se reunirão na Praça da Serrinha, próximo à Universidade Estadual do Ceará, e devem partir rumo ao Castelão, onde Espanha e Itália fazem a semifinal da Copa das Confederações às 16 horas. Pelo Facebook, mais de 53 mil pessoas confirmaram participação no evento.
E entre os participantes deverão estar os PMs cearenses. O presidente da ACSMCE, Flávio Sabino, convocou os policiais de todo o país para mudarem a imagem de truculência que estão sustentando. Segundo ele, 98% dos soldados são a favor das manifestações que se espalharam por todo o país, mas acabam sendo obrigados a oprimi-las por ordens superiores.
"Qual é a polícia que está sendo vista pela sociedade? A polícia truculenta, que bate e traz a repressão. Mas nós sabemos que ali a grande maioria dos policiais não faz isso de coração, são imposto diante do militarismo a esse tipo de repressão ou desserviço em favor da sociedade e em favor do governo. Recebem ordem arbitrárias de seus comandantes", disse Sabino.
"A sociedade só enxerga a polícia que solta bomba, gás e que corre atrás de manifestantes que estão lutando por direito de todos os cidadãos. Está na hora de a gente se engajar e virar o jogo. Quem não participa da luta, não participa das conquistas", completou.
Polícia Militar do Ceará chegou a pensar em entrar nos protestos antes do jogo entre Brasil e México, que aconteceu na última quarta-feira também na capital cearense. Uma parte aderiu à manifestação, mas a maioria ds PMs recuou por medo de punição administrativa e houve confrtonto com manifestantes. A ACSMEC admitiu à reportagem que há policiais infiltrados nas manifestações e o PM que for pego em meio ao protesto pode ser punido.
Desta vez, porém, a participação está confirmada. O objetivo é incluir o tema segurança pública nas pautas das manifestações. "Participei de uma reunião com o pessoal que está a frente do movimento e pude perceber que nenhuma pauta está voltada para a questão da segurança pública. Elas são voltadas para a educação, para a redução do passe livre, para a saúde... Mas por que é voltada para isso? Porque está no perfil de quem está manifestando. Não tem nada para a segurança pública porque os militares não estão participando", explica Sabino.
Além da ACSMEC, mais três presidentes de associações estão confirmados no protesto de quinta-feira: Associação dos Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (Aspramece), Associação dos Profissionais de Segurança Pública do Estado do Ceará (Aprospec) e Associação das Esposas dos Praças do Estado do Ceará (Assepec).

TJMG confirma: Aécio Neves é réu e será julgado por desvio de R$4,3 bilhões da saúde


Governador de Minas Gerais é acusado de não cumprir o piso constitucional do financiamento do SUS entre 2003 e 2008 


Do site do deputado Rogério Correia 


Desembargadores negaram recurso da defesa de Aécio Neves e mantiveram ação por improbidade administrativa (Foto: Governo de Minas Gerais / Leo Drumond / Flickr)
Por três votos a zero, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) decidiu que o senador Aécio Neves continua réu em ação civil por improbidade administrativa movida contra ele pelo Ministério Público Estadual (MPE).
Aécio é investigado pelo desvio de R$ 4,3 bilhões da área da saúde em Minas e pelo não cumprimento do piso constitucional do financiamento do sistema público de saúde no período de 2003 a 2008, período em que ele foi governador do estado. O julgamento deverá acontecer ainda esse ano. Se culpado, o senador ficará inelegível.
Desde 2003, a bancada estadual do PT denuncia essa fraude e a falta de compromisso do governo de Minas com a saúde no estado. Conseqüência disso é o caos instaurado no sistema público de saúde, situação essa que tem se agravado com a atual e grave epidemia de dengue.
Recurso
Os desembargadores Bitencourt Marcondes, Alyrio Ramos e Edgard Penna Amorim negaram o provimento ao recurso solicitado por Aécio Neves para a extinção da ação por entenderem ser legítima a ação de improbidade diante da não aplicação do mínimo constitucional de 12% da receita do Estado na área da Saúde. Segundo eles, a atitude do ex-governador atenta aos princípios da administração pública já que “a conduta esperada do agente público é oposta, no sentido de cumprir norma constitucional que visa à melhoria dos serviços de saúde universais e gratuitos, como forma de inclusão social, erradicação e prevenção de doenças”.
A alegação do réu (Aécio) é a de não ter havido qualquer transferência de recursos do estado à COPASA para investimentos em saneamento básico,  já que esse teria sido originado de recursos próprios. Os fatos apurados demonstram, no entanto, a utilização de valores provenientes de tarifas da COPASA para serem contabilizados como investimento em saúde pública, em uma clara manobra para garantir o mínimo constitucional de 12%. A pergunta é: qual foi a destinação dada aos R$4,3 bilhões então?

Ministério Público pede cassação do mandato de Roseana Sarney


Foto: Futura PressAmpliar
Ação afirma que ela se beneficiou politicamente de um programa habitacional iniciado em março de 2010
Wilson Lima, iG Maranhão | 15/04/2011 20:33
Compartilhar:
O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu a cassação do mandato da governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB). O argumento do MPE é que a pemedebista se beneficiou politicamente de um programa habitacional chamado “Viva Casa”, durante o ano passado, quando foi reeleita em primeiro turno. Somente em 2010, conforme a ação do MPE, foram abertos créditos da ordem de R$ 62,8 milhões para o programa “Viva Casa”. A ação do Ministério Público Eleitoral tramita no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).

Roseana Sarney (PMDB), governadora do Maranhão
Segundo o procurador eleitoral Régis Richael Primo da Silva, o programa “Viva Casa” foi instituído no Estado sem prévia aprovação orçamentária na Assembléia Legislativa do Estado (AL-MA). Além da necessidade de lei específica, Silva também declara na ação que um programa como esse deve ser iniciado, no máximo, um ano antes do ano eleitoral.
O programa “Viva Casa” foi criado com o objetivo de atender famílias carentes no Estado por meio da construção de unidades habitacionais populares e distribuição de “kits construção”, contendo areia, cimento, barro, entre outros itens. “Observa-se que no pleito de 2010 a representada Roseana Sarney utilizou-se de programa social, instituído à revelia do procedimento legal (sem dotação orçamentárai no exercício anterior e sem lei específica), para promover sua candidatura ao Governo do Estado, em desrespeito ao princípio da isonomia entre os candidatos”, declara o procurador Régis da Silva na ação.
Ainda conforme o procurador Régis Richael da Silva, o programa foi instituído por meio da resolução 001/2009, editada em 03 de novembro de 2009. O programa seria vigente entre novembro de 2009 e dezembro de 2010. Régis da Silva argumenta que o “Viva Casa” teve suas primeiras ações apenas em março de 2010. Para ele, “fato que já desconstitui eventual alegação de que houve a continuidade da execução do programa de um exercício financeiro para o outro”.
A denúncia contra Roseana Sarney é similar àquela que levou à cassação do ex-governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB). Cunha Lima foi cassado por indícios de corrupção eleitoral por causa da distribuição de cheques do programa “Ciranda de Serviços”. Nesse programa, Lima distribuiu aproximadamente R$ 3,5 milhões em cheques. A cassação do ex-governador da Paraíba, inclusive, é utilizada como peça de sustentação do procurador Régis Silva contra a governadora Roseana Sarney.

A decisão do MPE teve como base representação impetrada no ano passado pela coligação “Muda Maranhão”, do ex-candidato ao governo do Estado, Flávio Dino (PCdoB). Agora, a ação transcorre no Tribunal Regional Eleitoral (TER-MA). Além dessa ação, Roseana é alvo de mais duas ações de cassação de mandato no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A governadora do Maranhão não se pronunciou sobre o caso até o fechamento desta matéria.

27 junho 2013

HOMENAGEM A IVANA PAULA




Os servidores do Colégio Estadual Bela Vista vêm de público homenagear a Professora Ivana Paula, de Inglês, que se casará no próximo semestre.
Durante o pouco tempo em que está no meio escolar de Bela Vista a professora Ivana demonstrou, acima de tudo, ser uma profissional competente, dedicada, criteriosa e sensível às necessidades de aprendizagem de seus educandos. Além de ser uma pessoa simples, amiga, meiga, transparente e justa em suas ações e colocações.
Assim, sua pessoa conquistou a todos: alunos, colegas, demais servidores e a toda a comunidade.
Parabéns Ivana Paula. A comunidade de Bela Vista de já lamenta a sua futura ausência, mas gratificada deseja a você e a seu futuro esposo todas as felicidades. Que ambos construam uma família bela e feliz.

                                                   Povoado Bela Vista, 27 de junho de 2013.

                                                                  Francisco Monteiro


26 junho 2013

COLÉGIO ESTADUAL BELA VISTA E SEU MEIO


Vista frontal do Colégio Est. Bela Vista


    As escolas precisam melhor interagir com o meio em que se inserem. Isto é sabido e divulgado, mas a realidade vivenciada é de alheamento.


Vista de Bela Vista (TO à Imperatiz-MA

      O Colégio Estadual Bela Vista também se insere nesta condição, pois a realidade do meio em que se situa muito tem se modificado, mas tais mudanças não têm sido consideradas pela instituição, de modo a rever sua atuação.

 
Porto da Balsa/Povoado Bela Vista/TO


      Como exemplos de mudança do cenário local do Povoado Bela Vista, município de São Miguel do Tocantins têm-se: aumento da migração e imigração de habitantes, construção da ponte Dom Affonso Felipe Gregory (ampliou a mobilidade entre o município e estado do Tocantins com o estado do Maranhão), reorganização espacial da população; criação de loteamentos, aumento do preço de imóveis; invasões de propriedades, maior ocorrência de construção de casas e demais imóveis; elevação do poder aquisitivo dos habitantes, aceleramento da rotina de vida, maior fluxo de trânsito e da ocorrência de acidentes, aumento dos casos de violência, assaltos, furtos e roubos, como também, e até mesmo rota de fuga de criminosos; e ainda ponto de distribuição e consumo de drogas.

Máquinas abrindo loteamentos


      Tais questões afetam intensamente a realidade do município e comportamental dos educandos e dos próprios servidores. Assim, merecem melhor avaliação e adequação às novas condições que lhe são postas.

Proerd forma educandos no Colégio Est. Bela Vista



Ocorreu nesta terça-feira (25/06/13) a formatura dos cursistas do Proerd do Colégio Estadual Bela Vista. Muitos alunos, pais e membros da comunidade escolar, além de policiais, direção, coordenação pedagógica e orientação educacional participaram da solenidade no pátio do colégio.




Parabéns aos formandos, a cabo Arouche (monitora do curso no colégio) e a todos os demais envolvidos no programa, pois com o mesmo as crianças e jovens têm mais conhecimento para se prevenirem das drogas e demais situações de risco à sua formação cidadã.

PEC 37 é rejeitada e arquivada por 430 deputados


Após protestos contrários à proposta tomarem conta das ruas do país, deputados votam contra a diminuição dos poderes de investigação do Ministério Público

Por Luisa Ikemoto      Publicação: 25/06/2013 21:48 Atualização: 25/06/2013 21:50


Os deputados derrubaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37, na noite desta terça-feira (25/6), com 430 votos contra nove, e duas abstenções. Os líderes partidários e o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) já acreditavam que a proposta, alvo de protestos nas ruas, seria rejeitada pelos parlamentares. 


A PEC 37 precisava de 308 votos favoráveis, caso contrário seria automaticamente rejeitada e arquivada. O texto pretendia diminuir os poderes de investigação do Ministério Público. Os manifestantes estavam presentes no plenário, acompanharam a sessão e aplaudiram a decisão dos deputados.

25 junho 2013

TROPA DE CHOQUE ATACA MANIFESTANTES QUE GRITAM SEM VIOLÊNCIA



Assista o vídeo e confira a violência da polícia nas manifestações brasileiras. Brutalidade

CONFIRA A ATUAÇÃO POLICIAL NAS MANIFESTAÇÕES

Foto - Globo - Polícia atira contra manifestantes ajoelhados e pacíficos em SP]
PM paulista ataca manifestantes ajoelhados


Confira a violência policial nas manifestações no Brasil em 2013.

Violência é a forma dos governos conversar. Acorde para a realidade.

Policial quebra viatura para justificar agressão a manifestantes.Assista o vídeo e compreenda as manifestações

Jovens pedem "sem violência". As manifestações são pacíficas

PM paulista manifesta sua brutalidade. Violência

Mais violência policial Veja o que não passa na TV

NOSSOS PARLAMENTARES SÃO OS MAIS CAROS DO MUNDO


Valter Campanato_ABr
Was ist im Bild zu sehen: Proteste in Brasiliens Haptstadt Brasília am 17.6.2013
Copyright: Valter Campanato/ABr

O custo dos parlamentares brasileiros é um vandalismo contra os cofres públicos.Assista o vídeo. Isto sim é violência contra a população.

ENTENDA MELHOR AS MANIFESTAÇÕES NO BRASIL EM 2013


Apesar dos xingamentos, o vídeo a seguir é bem esclarecedor.

Assista o vídeo no link Entenda melhor as manifestaçõesl

SE VOCÊ AINDA ACREDITA NA MÍDIA OFICIAL CONFIRA OS VÍDEOS A SEGUIR



Assista os vídeo nos links

Manifestação em Belo Horizonte.Estas imagens nunca passarão na TV

Manifestação em Belo Horizonte. Assista a realidade não mostrada pela TV

Manifestação em Minas Gerais.Polícia ataca idoso e manifestantes.

Abuso de autoridade policial em manifestação.Autoritarismo policial

Abuso de autoridade policial. A violência é a tara da PM

SENADORA KÁTIA ABREU É DENUNCIADA


"Senadora Kátia Abreu é denunciada por trabalho escravo, crime ambiental e grilagem de terras 
A senadora é conhecida por sua fervorosa atuação pela bancada ruralista no Congresso Nacional, tendo encabeçado o projeto do novo código florestal que prevê amplo desmatamento das florestas brasileiras
A senadora do PSD Kátia Abreu (ex-DEM), uma das principais representantes da bancada ruralista no Congresso Nacional, foi denunciada recentemente por trabalho escravo, crime ambiental e grilagem de terras.
Conforme denúncia do MST – ao qual a senadora se refere como  “milícia” e “movimento dos sem lei” em seus ataques ao movimento – Kátia Abreu possui uma quantidade enorme de hectares de terras e coloca seus bens em nomes de “laranjas”.
Os dados da senadora no Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Tocantins encobrem os favores que ela recebeu do governador do estado, José Wilson Siqueira Campos (PSDB-TO).  
O governador Siqueira Campos grilou vários hectares de terra no município de Campos Lindos, em 1999, e distribuiu as terras por preço simbólico entre amigos e parte da família de Kátia Abreu, tendo emitido um decreto que tornou de “utilidade pública” 105 mil hectares de terra.
Em suas terras, registradas no nome de familiares, Kátia Abreu também mantém trabalhadores em condições de escravo.
Não por acaso, Kátia Abreu é uma das principais representantes dos latifundiários e do agronegócio, tendo presidido várias associações rurais, sendo atualmente presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
A senadora foi uma das principais pessoas que comandou junto com Aldo Rabelo (PCdoB) e outros senadores a aprovação do novo Código Florestal que vai garantir anistia aos desmatadores e retirar as áreas de preservação permanente da proteção do governo.
Kátia Abreu teve propriedades embargadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) justamente por desmatamento de área de preservação permanente.
Outra atuação de destaque da senadora foi a tentativa de barrar a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Trabalho Escravo, que prevê a desapropriação de imóveis rurais que tenham trabalhadores escravos.
No ano passado, 56 trabalhadores escravos foram descobertos na Fazenda Água Amarela, em Araguatins (TO), registrada no nome do irmão de Abreu, André Luis de Castro Abreu.
Outra denúncia envolvendo a senadora é o envolvimento em casos de crime ambiental em Tocantins.
A fazenda da senadora ocupada por mulheres sem-terra no Dia Internacional da Mulher, como protesto contra os ruralistas já foi embargada em 2010 e seus proprietários registrados foram levados a julgamento por desmatamento de áreas de preservação permanente.
Ao migrar do DEM para o PSD, Kátia Abreu se tornou parte da base do governo e era um dos nomes mais bem cotados para assumir o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o que mostra a enorme capitulação do PT à direita, entregando postos estratégicos no governo a esses setores. Acontecimento que também foi visto durante a aprovação do código florestal." (FONTE: Causa Operária Online)

24 junho 2013

A ESCOLA PÚBLICA PRECISA SER UM ESPAÇO CONSTRUTIVO, PLURAL, CIDADÃO. DEVE ESTAR VOLTADA PARA O DESENVOLVIMENTO PLENO DO EDUCANDO





Para cumprir seu papel a escola deve estar aberta ao debate, à reflexão, às decisões conjuntas, consensuais. Procurando respeitar diferentes pontos de vista no intuito de construir a melhoria educacional para os educandos, bem como, assegurar reais condições de trabalho aos profissionais, para que cumpram com suas atribuições da melhor forma possível.


Portanto,


O Analfabeto Político


O pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala,
nem participa dos acontecimentos políticos.

Ele não sabe o custo de vida,
o preço do feijão, do peixe, da farinha,
do aluguel, do sapato e do remédio
dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro
que se orgulha e estufa o peito dizendo
que odeia a política.

Não sabe o imbecil que,
da sua ignorância política, nasce
a prostituta, o menor abandonado,
e o pior de todos os bandidos,
que é o político vigarista, pilantra,
corrupto e lacaio das empresas
nacionais e multinacionais.


(Bertold Brecht)







SER OU NÃO SER EDUCADOR

                                                                                                   Por Francisco Monteiro




Ser educador é si importar com as injustiças
Ser educador é se responsabilizar pelo sucesso dos educandos
Ser educador é refletir sobre os próprios erros e acertos
Ser educador é não se contentar com mínimo


Educar não é apenas ensinar
Educar não é apenas abrir e ler livros
Educar não é apenas cumprir horário, normas e rotinas



Educar não se aprende
Educar não se ensina
Educar não se transmite


Educar é vivência:
Vivência ética, democrática, plural e solidária
(ou não)...



Ser educador é valorizar a vida.
Valorizar o bem comum.
Doar-se e não ser apenas mais um
Mais um no mundo globalizado da alienação,
do individualismo, da hipocrisia e da ganância
consumista e materialista.

 

VIVA SÃO JOÃO!




As ruas estão cheias de fogueiras, as quadrilhas divertem e contagiam a população; as tradições festivas são relembradas, mas deve-se ter cuidado com o ambiente, até porque todos sabem os problemas gerados pela carbonização. 




Comemore, brinque, dance e participe, porém cuidado com as fogueiras, os balões e os fogos de artifício para que não haja acidentes.

SER POLÍTICO NÃO É PROFISSÃO




Os políticos são representantes da Nação, não funcionários públicos. Portanto, devem apenas receber indenizações sobre os gastos que executam quando em legítimo exercício, de modo transparente. 

No Brasil ser político é considerado uma "profissão", pois se ganha muito bem, não precisa de formação técnica e quase nem mesmo escolar (basta ser alfabetizado), em muitos cargos, como os parlamentares, aposentam-se com dois mandatos, tem inúmeros auxílios, transporte, alimentação, saúde, segurança e comunicação pagos pelo estado; e ainda podem (na prática) empregar os parentes sem seleção (as primeiras damas, os filhos e aparentados sempre conseguem uma vaguinha), embora vedado pela lei (vejam-se os secretários, assessores e auxiliares).

Não é à-toa que filhos, esposas e outros parentes muita das vezes sucedem os chefes políticos. Quando a função/remuneração é boa os pais sempre a indica aos filhos.

Portanto, não aos super-salários. Político não é funcionário e não deve ser pago desproporcionalmente aos cidadãos.